Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rodar 4 canais com 4 sticks de memoria?


Ir à solução Resolvido por xGorishiDan,

Posts recomendados

Esse model aqui (F4-2400C15Q-32GTZR) com essa placa-mãe (X99 Deluxe II) e processador (i7 6950X).

 

Gostaria de saber se tem como eu rodar 4 canais somente com 4 sticks com esses componentes acima. Eu li que tem como fazer isso pondo a memoria em slots específicos na placa-mãe (aparentemente ditos no manual) e ativaria quatro canais (quad channel) mas primeiramente, não sei o quão verdadeiro o que li é e também, no site da G.Skill diz que esse kit é canal duplo (dual channel) então mesmo que isso que eu li seja verdade esse kit não é "próprio" para 4 canais dai não sei se funcionaria. Alguém poderia esclarecer isso pra mim? Será que rola? Ou 4 canais precisa de 8 sticks de memoria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quad channel é preciso ao menos 4 módulos de memórias, sendo 1 em cada canal, tem que ver no manual da placa-mãe quais slots utilizar.

Esse kit vem com 4 módulos de memórias, logo trabalharia também em quad channel, afinal são memórias de mesma marca, modelo, frequência e temporizações.

Pelo visto você não quer dor de cabeça, então compre um kit que venha com 4 módulos e que esteja na lista de memórias testadas pela fabricante da placa-mãe (QVL).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shredder AMI

 

No site da G.Skill desse modelo consta a placa-mãe na lista QVL . Mais no site da Asus esse modelo não conta na lista QVL. Estranho, não? Um diz sim, outro diz não... Mesmo assim, a lista QVL são memorias e components que foram testados pela empresa. O fato de não constar lá não quer dizer que a placa-mãe não suporta. O meu problema é que na G.Skill diz que esse modelo de ram foi testado em modo dual channel dai não sei se funcionará agindo como quad channel já que não foi testado nesse modo.

 

E também, maioria se não todos os modelos ram no QVL da placa-mãe dizem que são dual channel. Nenhum dos modelos lá aparentemente é um modelo "próprio" de quad channel (8 sticks). Bagaça complicada vei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lista QVL mostra as memórias testadas e se foram 2, 4 ou 8 módulos de memórias, são está explicito se é single, dual e quad channel.

A questão é que 2 memórias podem ser tanto single quanto dual channel, e 4 memórias podem ser tanto dual quanto quad channel.

Memórias de até 2400MHz não costumam dar problema de compatibilidade, acima dessa frequência é que ocorrem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Recebi uma resposta da tech support G.Skill:

 

Dear Customer,

 

Please install F4-2400C15Q-32GTZR in DIMM slots A1, B1, C1 and D1 on your motherboard, so it will run in quad channel.

 

Thank you.

 

Best Regards

Tech Support Team

 

G.SKILL International Enterprise Co., Ltd.
8F No. 69 DongXing Rd., Xinyi District
Taipei City, 11070 Taiwan (R.O.C.)
+886 2 2766-7889

 

Vou fazer como orientado por eles assim que eu tiver os componentes em mão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!