Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caixa de som JBL GO com fio rompido


Baga Defente

Posts recomendados

Boa tarde pessoal, apesar de consultar este fórum há anos, esta é minha 1ª postagem.

Tenho uma JBL GO, supostamente original (supostamente porque a embalagem — e o valor pago — pareciam de original!).
Funcionava que era uma beleza, mas pouco depois de um ano — ou seja, ao fim da garantia — parou de carregar.
Vi alguns videos falando sobre trocar a bateria, comprei uma de maior potência e fui trocar.

 

Fiz o teste antes de soldar e tudo beleza.
Fiz a solda, testei e tudo beleza.

Porém, na hora de montar a placa na caixinha, um dos dois fios do outro cabo (soldado na placa com a indicação J201) , que aparentemente estava ligado próximo às saídas P2 e mini USB, rompeu.

 

Como havia uma espécie de cola preta nojenta endurecida segurando a placa à esta região (o que me leva a desconfiar se a caixinha era original mesmo, pois parecia algo feito de forma bem porca), durante o processo de tentar liberar o acesso ao fio que continuava conectado, este também se rompeu...

Após retirar a tal cola preta, percebi que ali havia algo parecido com uma bateria daquelas de controle de portão, porém menor.

Observei que ali havia o que parecia com pontos de solda, então soldei os fios ali, mas nada tb, nem ligar a caixinha liga.

Na foto vocês podem ver como está agora (ainda com esta solda feita).

 

IMG_20181022_144013.thumb.jpg.c840017005947cc2805fb7c032e5d515.jpg

Pesquisei para descobrir o que é aquele J201 na placa, sem sucesso.
Pensando que antes desse fio romper estava tudo ok, alguém poderia me ajudar a resolver isso?

Obrigado!

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aquilo me parece ser um microfone de eletreto. Por acaso sua caixa tinha função de gravação? Se for microfone, ele não tem ligação direta com o fato de não funcionar. Pode ser também um tweeterzinho...

Outra.. certeza que soldou na bateria com polaridade correta? E está carregada?

abç

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sam messiah, pior que não conheço, por isso tô tentando resolver "na unha"...
não testei se passa energia nele, como faço isso?
(com um multímetro? a bateria que está conectada possui energia, acabei de testar, mas fazendo o mesmo procedimento neste fio, nada).

@Isadora Ferraz@mattaus, isso mesmo! 
 

a bateria está soldada de forma correta (na verdade usei uma outra, nova, e depois que soldei, testei e funcionou. só parou depois que rompeu o fio do microfone. essa da foto é de uma segunda caixinha, a qual tentarei consertar depois que resolver essa...).

existe a chance da caixinha só ligar quando o microfone tb está conectado?
ou o problema é outro e foi "coincidência" para de funcionar quando rompeu?

(como podem observar, sou bem leigo nisso, mas tô tentando aprender mais até para dividir com meu filho, que anda pirando em montar e desmontar coisas!) 😃

obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, Baga Defente disse:

existe a chance da caixinha só ligar quando o microfone tb está conectado?

Pouquíssimo provável. você pode ter quebrado algo quando tirou o microfone da cola. Mas ela nem acende nada?

 

3 minutos atrás, Baga Defente disse:

essa da foto é de uma segunda caixinha

Isso não ajudou muito. Devia por foto da que está tentando consertar né. você pode ter feito alguma cagadinha sem perceber...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz nem acende, nem nada.
o que mais poderia quebrar?
a placa não parece ter muita coisa...

quanto à foto, é da caixinha que estou tentando consertar. 😃
a bateria que está nela é que é da outra caixinha (porém ambas baterias estão funcionando).

de qualquer maneira, vou desconectar o microfone e refazer a solda na bateria nova para tirar a dúvida.

 

@sam messiah mas se esse fio é do microfone e eu não faço questão dele, tanto faz, certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UPDATE:

 

removi o microfone e refiz a solda, em uma bateria nova com as seguintes características:

capacidade 800 mAh / 3,7V
limite de tensão de entrada: 4,2V

liguei e a luz acendeu.
automaticamente se conectou ao notebook e começou a tocar!
😃

 

antes de dar a missão por completa e fechar, conectei ao carregador USB mais próximo, do meu Moto G3 (o qual eu sempre usei para carrega-la na bateria original), com as seguintes características:

 

entrada 0.2A
saída: 5.1V 700 mA

a luz vermelha, que indica estar carregando, não acendeu.

removi o conector, tentei e ligar e nada...
=(

ao me diz que o motivo tem a ver com esses valores de entrada da bateria com a saída do carregador, certo?

 

(possivelmente foi isso que aconteceu da primeira vez, e como na sequência o fio do mic rompeu, associei uma coisa à outra).

testei a bateria (ainda soldada) com o multímetro e me parece que ela pulou de 3.4x para 0.6x num instante (valor que ela continua acusando).

na 1ª vez, depois da caixinha em questão parar de ligar, coloquei a bateria em outra caixinha e carreguei-a por lá.
será que ela voltou ao seu "estado normal", por isso agora funcionou, mas quando conectei à fonte USB ela zuou de novo?

se sim, o melhor seria carrega-la em outro lugar (a 2ª caixinha, por exemplo. inclusive, existe alguma outra forma de carregar essas baterias?), depois refazer a solda nesta JBL GO e usar um carregador adequado?

mais uma vez, obrigado!

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, Baga Defente disse:

ela pulou de 3.4x para 0.6x

Seria 3,4V e 0,6V? você ligou algo invertido ou sua bateria está descarregada ou é muito mas muito ruim mesmo. Algo como uma falsificação de uma falsificada...

Cuidado: ao ligar invertido passa bem de 50% de chance de pifar.

 

agora, Baga Defente disse:

saída: 5.1V 700 mA

Este é o dado importante. É da capacidade da saída e teoricamente suficiente pra carregar sua bateria mesmo que falsa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz voltei a medir agora e está dando 3.48 em ambas as pontas (tanto na solda da bateria quanto da placa).
também conferir e as polaridades estão certas (+ com +, - com -).

a bateria é da marca Multilaser (segund o cara da loja, a única nacional, por isso mais garantida de ser original do que as outras).
 

6 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Este é o dado importante. É da capacidade da saída e teoricamente suficiente pra carregar sua bateria mesmo que falsa.

 

a saída do carregador (5,1) ser maior do que o limite de tensão de entrada (4,2) não é um problema e pode ter causado o fato da caixinha não ligar mais depois de conectada a ele?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
38 minutos atrás, Baga Defente disse:

a saída do carregador (5,1) ser maior do que o limite de tensão de entrada (4,2) não é um problema e pode ter causado o fato da caixinha não ligar mais depois de conectada a ele?

Não. A própria caixinha tem um circuito de "contenção" que limita na tensão correta da bateria.

Acho que esta sua caixinha não tem chave - botão - liga desliga né? Tipo um interruptor. Se sim, ele pode ter quebrado. Mas acho que ela pra ligar você tem que manter pressionado um botão né?

 

Ah lembrei agora. Tenho quase 50% de certeza que seu conector da entrada mini usb quebrou uns contatos. Por isso não carrega. Trocável, mas não pra maioria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz legal saber disso!
isso aí, ela não tem interruptor, mas um botão na parte superior emborrachada que ao ser pressionado abaixa um pino que ativa o botão conectado à placa. ele pode ser pressionado e solto, não é necessário mantê-lo apertado.

como estou fazendo estes testes com ela aberta, estou pressionando o botão direto na placa, então creio que não seja ele o problema.

algo me diz que tem a ver com essa questão do USB...
pensando agora, na vez anterior foi a mesma coisa, ela funcionou ok até eu conectar à fonte para ver se o led acendia vermelho, indicando que a bateria está sendo recarregada.

agora após o almoço vou remover a bateria, testar na segunda caixinha (cujo problema é ficar dizendo que a bateria está fraca, mesmo estando em 100%) e depois soldar novamente na 1ª.

se tiver mais sugestões, já tento também e depois volto para contar o que aconteceu.

grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

UPDATE:

 

retirei a bateria, coloquei na caixinha 2 e a conectei para carregar.
deixei um tempo, retirei-a, testei com o multímetro e ela estava praticamente cheia.
soldei na JBL GO e nada do led acender =/

achando que poderiam ser os contatos da bateria (ja sem definição por conta dos plásticos que os separam terem derretido), removi todo estanho e plasticos, soldei novamente e nada ainda.

 

removi mais uma vez e testei tanto a bateria quanto os fios soldados à placa, ambos registram nos multímetro.

sem ter ideia do que fazer, optei por deixar a bateria, a placa e eu descansar dessa missão por hoje  tentar novamente amanhã.

agradeço bastante a ajuda de vocês!

nesse meio tempo, caso tenham sugestões, tento na próxima sessão de reparos.

valeu!

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sam messiah eu tento ligar e ele não emite o som de "ligado", que deveria acontecer mesmo com o led queimado.

a bateria estava carregada quase 100%, e ainda assim não ligava.

perdi um dia tentando fazer a JBL GO funcionar e  ao final, precisando ter uma caixinha qualquer funcionando, peguei essa bateria e coloquei em uma 3ª caixinha (aquelas bem podrinhas, redondas, com ventosa e — supostamente — à prova d'água).

até porque, nos testes, acabei removendo os fios da placa-mãe e agora os buracos onde eles devem ser soldadas estão entupidos com solda. tentei com o ferro, estilete, o escambau, e nada... alguma sugestão de como remover?

aproveitando: esta 3ª caixinha (foto abaixo) não funciona quando está carregando.
existe alguma adaptação que mude isso?

obrigado!

 

2038634863_ScreenShot2018-11-24at15_08_05.jpg.819b09f1a44d34afb0132e2936d48bf9.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 24/11/2018 às 15:08, Baga Defente disse:

os buracos onde eles devem ser soldadas estão entupidos com solda. tentei com o ferro, estilete, o escambau, e nada... alguma sugestão de como remover?

Apague o fogo com fogo. Coloque um pouco mais de solda (estanho). O fluxo da nova vai facilitar a equalização e remoção preferencialmente com sugador de solda. Faça com carinho. Não deixe a ponta muito tempo ilha/trilha finas. Não deixe muito tempo: aquela fumacinha é o fluxo evaporando. Não deixe muito quente. evapora até o cobre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Caros amigos, nem sei se ainda interessa esse meu comentário, mas vi na foto que o fio negativo da bateria está conectado errado na placa, ele esta no conector do NTC. Nos tres pontos de entrada o positivo fica numa extremidade e o negativo na outra, o furo do centro é para NTC.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!