Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MySQL Interface e Acessibilidade: primeiro projeto real


Posts recomendados

Olá! Primeiramente boa tarde!

 

Trabalho com Excel há alguns anos e já fiz de quase tudo nele, até banco de dados (mahomenos)... Me considero intermediário em VBA com capacidade para escrever macros complexas sem muito auxílio da net.

Programo mal-e-porcamente em algumas outras linguagens como C, Python, Java e manjo o mínimo do mínimo de HTML.

Ultimamente eu estudei o modelo relacional de BD, fucei o Access bastante e estudei também a própria sintaxe da linguagem SQL.

Uma antiga cliente de planilhas do excel decidiu começar um projeto de banco de dados e eu abracei. O plano é fazer no MySql já que haverá grande volume de dados.

Sei que a criação das tabelas e bancos bem como o desenvolvimento das rotinas vai me dar um trabalhão, mas eu acredito estar pronto para tal: sempre fui autodidata e o prazo não é muito apertado.

 

Contudo eu tenho 1) uma grande dúvida e 2) um receio.

 

1) Minha grande dúvida é referente ao acesso remoto. A cliente deseja que um usuário que esteja viajando ou sem acesso aos computadores do escritório possa acessar as ferramentas do BD. Eu nunca fiz nada parecido nem coloquei um projeto online, então não manjo muito de segurança e por isso tenho um pouquinho de receio e muitas dúvidas.

Aparentemente por padrão o próprio MySQL já disponibiliza uma ferramenta de acesso remoto, correto? Esse acesso é mais voltado para os desenvolvedores, confere (o tal do permitir um acesso root remoto, né)? Ou será que existe a possibilidade de um "usuário leigo" extrair pesquisas e etc em uma GUI desenvolvida previamente, através deste acesso remoto nativo? Caso exista, qual a segurança desta alternativa?

Considerando que não seria algo público ou comercializado (apenas um BD com consulta remota de funcionários da própria empresa), é necessário contratar o serviço de um site de host para que usuários finais tenham acesso ao produto final?

Deveria eu começar a estudar PHP para ontem ou não há necessidade?

 

2) Meu receio é que a GUI fique "tosca"... O próprio MySQL disponibiliza ferramentas para a criação de interface, imagino eu... É possível fazer algo que aparente profissionalismo através do próprio software ou eu deveria buscar alguma coisa third-partie? Caso uma ferramenta externa seja recomendada, qual a mais indicada para um iniciante?

Agradeço desde já qualquer esclarecimento, bem como a paciência com um marinheiro de primeira viagem!

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!