Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal estou precisando de ajuda, comecei meu curso na faculdade e não estou conseguindo fazer um exercício de vetores que é pedir para o usuário digitar 3 times de futebol e fazer mostrar as possíveis combinações de partidas entre eles. Porém os resultados não podem se repetir. Segue o Código abaixo:

obs: Estou com dificuldades com vetores e laços de repetições utilizados juntos, alguém poderia me indicar um material ?

algoritmo "TabelaDePartidas"
var
   i,j: inteiro
   nome: vetor[1..4] de Caractere
inicio
   Para i de 1 ate 3 faca
        Escreva("Nome do ",i,"° Time: ")
        leia(nome[i])
   FimPara
   LimpaTela
   EscrevaL("=================================")
   EscrevaL("T A B E L A  D E  P A R T I D A S")
   Para i <- 1 ate 3 faca
        para j <- i ate 3 faca
           escreval(nome[i]," [] X [] ",nome[j])
        FimPara
   FimPara
fimalgoritmo

• Curtir 1
Postado

@Leehaney soares     para postar seu código é melhor usar o botão   <>  que está lá na barra de ferramentas da janela de postar , senão seu código fica faltando alguns caracteres  como os [ i ]   que sumiram do seu código ,  e para verificar se os times não se repetem verifique pelo nome no vetor , então seu código com algumas modificações poderia ser assim  :

algoritmo "TabelaDePartidas"
var
   i,j: inteiro
   nome: vetor[1..4] de Caractere
inicio
   Para i de 1 ate 3 faca
        Escreva("Nome do ",i,"° Time: ")
        leia(nome[i])
   FimPara
   LimpaTela
   EscrevaL("T A B E L A  D E  P A R T I D A S")
   Para i <- 1 ate 3 faca
        para j <- 1 ate 3 faca
          se (nome[i]<> nome[j])e(j>i) ENTÃO
           escreval(nome[i]:12," [] X [] ",nome[j])
          fimse
        FimPara
   FimPara

fimalgoritmo

e tem alguns exemplos de vetor nesse link :

https://pt.scribd.com/doc/59184125/Vetores-Em-VisualG

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
54 minutos atrás, Leehaney soares disse:

Pessoal estou precisando de ajuda, comecei meu curso na faculdade e não estou conseguindo fazer um exercício de vetores que é pedir para o usuário digitar 3 times de futebol e fazer mostrar as possíveis combinações de partidas entre eles. Porém os resultados não podem se repetir. Segue o Código abaixo: 

obs: Estou com dificuldades com vetores e laços de repetições utilizados juntos, alguém poderia me indicar um material ?

O segredo é entender o problema.

Então, além da forma como @devair1010 implementou, poderia ser algo assim também:

Pense no problema sem a necessidade da implementação de um código... como faria isso no mundo real? por exemplo estando lá numa quadra antes de começar o baba?

Sem se preocupar muitos com formalizações de conceitos, eu pensaria algo assim:
Time A contra os outros, ou seja, AxB e AxC. Beleza...
Time B contra os outros, ou seja, BxA e BxC, ôpa. Repetiu... Analisando veria que seria: Time B contra todos os outros, menos o time A, pois ele já jogou contra o B, já que "foi contra todos".

Time C contra os outros, menos A e B... pois assim como A já foi contra todos, B também já foi para os seus, ou seja, não vai sobrar partidas... (mas se tivesse mais times "novos', seguiria a mesma lógica).

Deu para entender?

Agora traduzindo isso para um algoritmo:

para i <- 1 ate 3 faca //para cada um dos 3 times
      para j <- i+1 ate 3 faca //enfreta todos os outros times que ainda não entrentou todos os outros times

Como para o último time não tem mais ninguém, fica:

para i <- 1 ate 2 faca //para cada um dos times, menos o último (pois não precisa)
      para j <- i+1 ate 3 faca //enfreta todos os outros times que ainda não entrentou todos os outros times

No aguardo.

adicionado 7 minutos depois

PS: aproveitando o contexto, se quiser exercitar, como seria um algoritmo se fosse permitido a repetição de partidas? ou seja, quais seriam os jogos dos 3 times para jogos de ida e volta?

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...