Ir ao conteúdo

Componentes do notebook - GPU e RAM

Ir à solução Resolvido por grievous,

Posts recomendados

Postado

Boa noite.
Essa é a minha primeira publicação aqui no fórum. Se eu publiquei no lugar errado, só me falar que eu mudo.

Estou procurando um notebook para comprar, pois irei vender meu desktop, e estou na dúvida sobre qual devo comprar. Uso o computador bastante para jogar e para estudar (programação e modelagem 3D).

Minha irmã irá viajar e está vendendo o notebook dela. Ela tem um Dell Inspiron 15R-5537-A10. Esse computador tem 8GB de RAM DDR3, 1600Mhz Kingston e uma Geforce GT 750M.
Eu, procurei no site da Dell e gostei desse Inspiron 15 3000 pois está na mesma faixa de preço que ela me venderia o dela: 
https://www.dell.com/pt-br/shop/notebooks-dell/inspiron-15-3000/spd/inspiron-15-3573-laptop/cai3573w1953106br365
Ele tem 4GB de RAM DDR4, 2400Mhz (eu aumentaria para 12 ou 16 depois) e uma placa de vídeo integrada Intel® UHD Graphics 605.

Eu comparei os diversos componentes de ambos notebooks em sites diferentes como: 
http://www.videocardbenchmark.net 
https://cpu.userbenchmark.com/
Mas eu ainda estou na dúvida sobre qual comprar. Todos os componentes, com exceção da placa de vídeo, possuem desempenho muito semelhantes. Por outro lado, a placa de vídeo do notebook da minha irmã (Geforce GT 750M) possui um desempenho bem melhor do que a placa de vídeo do segundo notebook. 
Dai surge minha dúvida: eu posso comparar duas placas de vídeo sem considerar os outros componentes do notebook? Eu posso comparar uma placa de vídeo integrada de uma dedicada sem considerar as memórias RAM, por exemplo?
12-16GB de RAM não compensariam o desempenho da placa de vídeo Geforce GT 750M ?

Se alguém puder me ajudar nessa questão, serei muito grato.

• Membro VIP
Postado

Notebook normalmente não tem a possibilidade de trocar a GPU pois ela costuma ser soldada na placa-mãe. Os notebooks que permitem a troca são de marcas como Clevo e é difícil de encontrar a GPU para troca além de exigir uma gambiarra na BIOS para que a troca seja reconhecida pelo sistema.

Memória RAM tem um propósito especifico e placa de vídeo outro completamente diferente, não tem como você compensar o desempenho de um aumentando o outro.

Dada sua situação eu sugiro fazer uma força e comprar esse Lenovo Ideapad 320 aqui por ~R$2400 pois ele conta com um processador de oitava geração 4c/8t da Intel, 8GB de RAM e uma placa de vídeo dedicada Nvidia MX150 que tem desempenho equivalente à GT1030. Com ele você rodará jogos recentes em resolução HD e qualidade média, não existe nada que possua performance semelhante por esse preço.

• Curtir 2
Postado

Eu não iria trocar a GPU.
A minha dúvida é sobre a comparação individual dos componentes.
Ter um notebook com placa de vídeo integrada mas com maior e mais recente memória RAM ou notebook com placa de vídeo dedicada com menos memória RAM e mais antiga? Qual compensaria e qual teria maior desempenho?
Irei dar uma olhada nesse notebook que você me recomendou.
Agradeço a atenção.

• Coordenador
Postado
11 horas atrás, Alexandre Ferrari disse:

Ter um notebook com placa de vídeo integrada mas com maior e mais recente memória RAM ou notebook com placa de vídeo dedicada com menos memória RAM e mais antiga? Qual compensaria e qual teria maior desempenho?

Se você quer jogar e usar programas de imagens 3D, então vai precisar de placa de vídeo.

adicionado 1 minuto depois
12 horas atrás, Alexandre Ferrari disse:

Eu, procurei no site da Dell e gostei desse Inspiron 15 3000 pois está na mesma faixa de preço que ela me venderia o dela: 
https://www.dell.com/pt-br/shop/notebooks-dell/inspiron-15-3000/spd/inspiron-15-3573-laptop/cai3573w1953106br365

Esse notebook é muito fraco, não vale esse preço. Existem outros melhores, como esse que o colega acima mencionou.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

@Alexandre Ferrari Temos de analisar o conjunto todo, dado seu propósito que é 3D o sistema mais antigo com vídeo dedicado trará mais performance porém ambos estão longe do desempenho do ideapad 320 que eu citei. A partir da série 1000 da Nvidia as placas de vídeo de notebook ficaram iguais às de desktop, tendo menor desempenho por questão térmica.

Aqui uma comparação bem grosseira da diferença de desempenho do processador:

i7 4500U (note da sua irmã) contra o i5 8250u (ideapad 320)

001.jpg

Silver N5000 (note dell novo) contra i5 8250U (ideapad 320)

002.jpg

Agora comparando as GPUs:

GT 750M vs MX150

003.jpg

UHD 605 contra MX150

004.jpg

São comparações grosseiras porque não existem comparações mais realistas dada a diferença de idade entre cada componente porém acredito que na realidade a diferença de desempenho seja maior ainda. Então você pode comprar por R$2400 o notebook usado da sua irmã (ou o novo da dell) ou você pode comprar o Ideapad320 pagando quase o mesmo valor e tendo quase o dobro de desempenho.

Lembrando que o preço normal desse ideapad 320 é entre 2600~2800 e logo logo você não encontrará mais ele por R$2400 como no link que eu enviei.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!