Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, fiz um pequeno overclock na minha cpu de 2.53 para 3.15ghz e queria aconselhamentos sobre o que poderia estar modificando. A princípio eu rodei 10 minutos de stress e joguei por mais de 1h e tudo ok, não houve tela azul ou qualquer tipo de instabilidade.

As configurações na BIOS foram as seguintes:

Turbo Boost - Disabled

C1E - Enabled

C3/C6 - Disabled

Themal Monitor e CPU EIST - Auto

CPU Clock Ratio - 19x

QPI Clock Ratio - 32x

BCLK 166mhz

Memory Multiplier - 8.0 (foi de 1333mhz pra 1328)

PCI-E - 100mhz

CPU Clock Drive e PCI-E clock drive eu deixei o que tava - 900mV em ambos

As voltagens:

Minha placa-mãe nao tem opção de setar tensão, somente o Dynamic Vcore, a principio eu coloquei +0,040v e a tensão ficou muito alta (1.34v) pesquisando um pouco eu vi que o pessoal utiliza 1.35v para altos ocs como 3.8/4.0+ então setei esta opção como -0,040v e o vcore caiu pra 1.264V

QPI/VTT - 1.210V

PCH Core - 1.050V

DRAM Voltage - 1.5V

Segue o print do stress e as temperaturas, o curioso é que o HW monitor esta mostrando temps diferentes do Real Temp e AIDA64, portanto creio que o HW monitor esta medindo incorretamente.

1525334507_Semttulo.thumb.jpg.7178c57eb3afe65bea92737ada8c4e3d.jpg

Particularmente eu estou achando o vcore ainda elevado pra esse clock, o que vcs me dizem?

Obrigado!

• 2 semanas depois...
Postado

Levando em conta ser um processador de 45 nm, a tensão está adequada, o máximo para eles reside nos 1.4V.

Entretanto você pode ir baixando e rodando teste pra ver até onde ele chega de modo estável.

Postado
4 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Lse7en Boa tarde

Está excelente sua temperatura uso meu x3440 a 3.6 e a temperatura fica em torno de 44 ~ 50 sem carga e 70ºC com carga.

Oi Edvaldo, obrigado pelo feedback.

você poderia por favor me falar as tensões que você usa?

Eu fiz algumas modificações nesse OC, aumentei o BCLK pra 170 deixando 3.23ghz e diminui bastante o vcore setando o DVID pra -0,120V, deixando assim em 1.185V, e abaixei também o QPI/VTT pra 1.17V.

Eu gostaria de aumentar o overclock porém minha mobo não tem nenhum tipo de dissipação nos VRM. É possível eu aumentar, desde que mantenha as voltagens baixas?

As temperaturas ficaram melhores ainda, com 35ºC em idle e 60º em load, 65º no stress do prime.

Obrigado

4 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Levando em conta ser um processador de 45 nm, a tensão está adequada, o máximo para eles reside nos 1.4V.

Entretanto você pode ir baixando e rodando teste pra ver até onde ele chega de modo estável.

Abaixei o vcore pra 1.185v e o qpi/vtt pra 1.17v e está estável. Tem algum perigo eu ficar diminuindo as tensões pra testar? Como o pc não ligar mais e etc?

Postado
9 minutos atrás, Lse7en disse:

Abaixei o vcore pra 1.185v e o qpi/vtt pra 1.17v e está estável. Tem algum perigo eu ficar diminuindo as tensões pra testar? Como o pc não ligar mais e etc?

Baixa tensão não causa danos, quanto a isso pode ficar tranquila; o perigo de dano é na tensão mais alta mesmo.

Os riscos que você corre abaixando a tensão mesmo são os de instabilidade e tela azul.

Postado
3 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Baixa tensão não causa danos, quanto a isso pode ficar tranquila; o perigo de dano é na tensão mais alta mesmo.

Os riscos que você corre abaixando a tensão mesmo são os de instabilidade e tela azul.

Obrigado! Baixei o vcore pra 1.135v e o VTT pra 1.15v e deu fatal error no stress do prime em menos de 1 minuto! Apesar de não ter dado tela azul... Acho que to forçando muito a barra também tentando abaixar mais ainda dos 1.185v no vcore e 1.17v VTT que já me resultaram estabilidade

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...