Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Comprei 10 módulos de TP4056 com chip TC4056A no ML em agosto e só agora em dezembro resolvi testar e descobri
alguns problemas.

1) aquecimento acima de 60ºC medido com o termopar do multimetro
2) finaliza a carga com 4.26 volts
3) vazamento reverso de corrente.

vazamento reverso de corrente, isso foi novidade porque nunca tinha lido nada a respeito, encontrei
um alerta sobre o assunto no fórum RCgroups no final da primeira mensagem.

https://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?2449298-USB-chargers-all-generally-bad-Are-there-cheap-much-better-alternatives

Para medir o vazamento de corrente coloca-se uma bateria de litio carregada na saida do módulo TP45056 e
mede-se a tensão na entrada do módulo ao lado da micro USB, caso tenha alguma tensão neste local significa que
o chip é falso e  o módulo deverá ser rejeitado.
Não dá para acreditar que um produto tão barato compensa falsificar.
Tem algum vendedor no ML que conheça o produto e faz os testes necessários antes de colocar a venda?

Apesar da preocupação com a falsificação fiz o seguinte teste:

Troquei o resistor R3 de um dos módulos e obtive 346 mAh na saída, carreguei 3 ou 4 baterias 18650 monitorando
o melhor possível, felizmente não tive nenhuma surpresa.
Temperatura do chip 50/51ºC   
Finalizei as cargas antes de atingir 4.26 volts por via das dúvidas.
E agora, jogo fora todos os módulos ou existe alguma saida?

Agradeço se puderem comentar,

Renato

• Membro VIP
Postado

Simples: compara os dados que obtiveste com os do datasheet. Sobre clonagem, sem comentário. E não te esqueças de incluir as baterias no quesito falsificação.

Postado

Olá, xará, também estou usando módulos desses. Não sei se os seus são dos que têm mosfets de proteção...

Olha a diferença aí:

Com proteção:

557232427_comproteo.jpg.f29d348a179e21ad8b8f36344ed9c8a0.jpg

Sem proteção:

2095253669_semproteo.thumb.jpg.0a9b710edcec02bd1f8f3bfc32e6f582.jpg

Os que uso têm proteção. E esses terminam a carga nos 4,16v. Não fiz esse teste reverso, ainda, ano que vem eu faço, hehe... (no comecinho, no comecinho...)

Mas o que percebo é que mesmo o que tem proteção deixa a bateria gastar até, sei lá... uns 2,4 volts, o que danifica as baterias. O pessoal recomenda o uso de BMSs, pequenas tirinhas que se pode colar na própria bateria. Esses BMSs, quando são para gernciar a carga de apenas uma bateria, são chamados BMS 1S. Mas há BMSs para até cinco ou seis 18650 em série.

Eu, por via das dúvidas, tô montando um esquema que, se tudo der certo, vai interromper a ligação entre a bateria e o circuito que ela alimenta - no meu caso um radinho - quando a carga chegar nuns 3,2 volts.

Se quiser dar uma olhada...

Renato

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!