Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

então galera , tenho um fan de 4 pinos pqno na lateral do pc ... ele estava muito fraco então cortei o fio azul e liguei o pc imediatamente ele foi para rotação maxima e diminuiu , apareceu na tela sistem fan falilure e apareceu para apertar f1 ou f2 e bla bla bla apertei f1 ... mesmo cortando o fio azul ele não esta na velocidade maxima , como posso fazer ele rodar no maximo ?? descobri agr aqui ... quando aperto f1 o pc inicia ... quando aperto f2 vai para bios 😯 então apertei esc para sair pois não sei mexer 

Postado

@pão12 Esse é o fio que controla a velocidade, nem era para ter cortado, se queria mais velocidade no fan bastava procurar na bios que tem sempre um local para configurar e iniciar com o fan no máximo ou perto.

Do mesmo jeito dá uma olhada na bios também, se não resolver vai ter que trocar de fan e não faça mais a gambiarra de cortar um fio.

adicionado 1 minuto depois

Esse fio azul é o PWM, e deve ser mantido quando é para a rotação ser controlada pela bios.

Postado
40 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@pão12 Esse é o fio que controla a velocidade, nem era para ter cortado, se queria mais velocidade no fan bastava procurar na bios que tem sempre um local para configurar e iniciar com o fan no máximo ou perto.

Do mesmo jeito dá uma olhada na bios também, se não resolver vai ter que trocar de fan e não faça mais a gambiarra de cortar um fio.

adicionado 1 minuto depois

Esse fio azul é o PWM, e deve ser mantido quando é para a rotação ser controlada pela bios.

ja tinha feito isso uma vez e deu certo ... mas agr n mudo nada, como posso acelerar na bios ?

Postado
14 minutos atrás, f_neto disse:

Atualmente as Fans são controladas via software, ou seja, se não houver necessidade elas podem até ficar no mínimo

1 hora atrás, Elder Nauvirth disse:

@pão12 Isso muda de acordo com a bios, mas em algumas vem dizendo QFan, isso seria em mobos mais novas.

No caso de ser mais antiga precisa procurar por algo que mostra informação relacionada a fan.

vou tenta liga-la na fonte ,  preto e vermelho ... tipo esse video aq 

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@pão12 Isso do vídeo da certo, se no fan tem fio vermelho coloque ele no fio amarelo da fonte.

cara porque dps q eu cortei o fio azul continua em baixa rotação ??

Postado
2 horas atrás, pão12 disse:

cara porque dps q eu cortei o fio azul continua em baixa rotação ??

Porque tem um outro fio ou o fan tá sendo controlado de acordo com temperatura.

Se não me engano, em fans com 4 pinos é assim:
PWM geralmente azul e que você pode usar a bios ou programa para controlar, ai tem outro fio que é a parte que limita, depois vem o positivo e negativo.

Sinceramente, não vale a pena ficar fazendo gambiarra em fan, se ele tem 4 fios, melhor deixar os 4 e procurar ver onde muda a velocidade dele na bios.

Como no seu foi cortado e vai ser ligado direto na fonte, se seu fan é 4 pinos você retira totalmente o conector dele que está na mobo e liga na fonte mesmo, assim ele fica direto na velocidade máxima.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!