Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Java Criando um programa com executável e banco de dados


Posts recomendados

Boa tarde, estou com uma dúvida em meu projeto. Estou criando um programa que irá auxiliar nas contas aqui de casa, organizar de maneira geral. 

Com a data da compra, valor, quem comprou, etc...

A parte de interface gráfica e atribuição aos objetos já está toda feita, porém me vem a dúvida agora: Eu quero algo simples, porém organizado. Para criar um programa que o usuário entre com os dados e salve em um formato de arquivo qualquer no pc, e caso seja necessário abrir para consultar e alterar algo, sem precisar instalar nada além do programa. No caso eu creio que irá formar um aquivo .jar e só, certo? 

É necessário uma conexão com um banco de dados no computador do usuário FINAL para organizar isso tudo? ( Microsoft SQL Server 2008, serve?) estou acompanhando um canal no youtube e ele ussa este para fazer o projeto dele. Estou aberto a sugestões. Obrigado!

 

Edit: É uma aplicação JAVA comum compilado pelo NETBEANS 8.2. Estou no 4 período da faculdade ainda. Desculpem a ignorância.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Bruno Coviello Você pode usar seu PC como servidor intranet, e os demais se conectarem no seu banco de dados.

Ou, se só vai ser você quem vai usar, em apenas 1 PC,  é mais fácil você gerar um arquivo com os dados e depois abri-lo com java.

 

Já faz anos que não mexo com java, mas na minha época de faculdade, fiz muitos exemplos desse tipo de criar um arquivo "qualquer" sem extensão e manipular dados dentro de esse arquivo.

 

Ademais, precisa realmente ser em java? Já que é algo "simples" para sua casa, você pode fazer com um servidor local,  HTML5, PHP e um banco de dados( claro se quiser um dinamismo, aí usa o javascript)

 

Se optar pelas linguagens que descrevi acima, você também pode criar um servidor local intranet com o easyPHP web-server e aí todos os PCs da sua rede, poderiam se conectar ao banco de dados, como se fosse um webapp.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Obrigado pela resposta. Eu só estou usando java que é uma das duas linguagens que até então aprendi na faculdade. Aprendi o básico de C e agora o JAVA, mas ou dar uma pesquisada para manipular um arquivo qualquer e se não der certo, eu me aventuro em uma outra linguagem que citou como html5 com um javascript. 

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

aí não precisaria se preocupar em criar um servidor você mesmo. 

Isso é o de menos! O servidor nem se cria.  Basta instalar o easyPHP seja a versão DEV server ou WEB server, e rodar eles.. ativando o apache, já está no ar em localhost, não precisa nem configurar!

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, muito obrigado a todos que responderam!

Eu consegui atender ao que eu queria, procurei aqui e realmente nem precisava de criar um banco de dados! Para meus fins era só criar um arquivo .txt e organizar bem que eu consegui.

Porém estou com uma outra dúvida...

Resumindo a ópera, eu criei uma tabela que tem o nome da nota fiscal e o valor dela, com 1 botão INSERIR ele joga esses dados na tabela, porém eu só atribui uma variável para cada, sendo caixaValorNF e caixaNomeNF. Acontece que no momento que eu salvo o arquivo já que ele não é salva em formato array.

Para criar a tabela eu estou usando isso no botão inserir:

 DefaultTableModel tab1 = (DefaultTableModel) tabelaNome.getModel();
        DefaultTableModel tab2 = (DefaultTableModel) tabelaValor.getModel();

        String[] tabela1 = {caixaNomeNF.getText()};
        Double[] tabela2 = {Double.parseDouble(caixaValorNF.getText())};
        
        tab1.addRow(tabela1);
        tab2.addRow(tabela2);

Tanto na GUI quanto no código eles estão String-String, Double-Double. Antes estava Object[] tabela1 ....

Como eu faço para jogar essa tabela em um vetor?

O objetivo final é salvar em um arquivo .txt

image.thumb.png.657418d96775034d169172e13e8462a7.png

 

 

 

Arquivo salvo, porém sem as tabelas:

image.thumb.png.1c9a8c9142ef43c7dd002b3e7189acbf.png

 

Mais uma vez, obrigado a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!