Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal,

Estou pensando em trocar a base de Processador + placa-mãe + RAM, já pensando em fazer um upgrade na placa de video no ano que vem.

Meu uso é basicamente para jogos e desenvolvimento de software. A configuração que tenho hoje já atende muito bem a parte de desenvolvimento, mas está começando a ficar ruim para jogar.

Estou disposto a gastar até uns R$3000,00 nessa troca, mas um pouco a mais não tem problema.

Hoje estou com a seguinte config:

Processador: i5 4460 3.2GHz

placa-mãe: GA-B85M-D3H

RAM: 2X8GB DDR3 CORSAIR VENGEANCE 1600MHZ

Armazenamento: SSD 480GB KINGSTON (SATA III)

Placa de video: GTX 1060 3GB

Gabinete: Phantom 410

@Edit:

Fonte: Corsair CX500 80 plus bronze

Estou há alguns anos sem acompanhar o mercado de hardware, na última vez que alterei algo importante no meu PC a Intel era absoluta, mas pelo que vi a linha Ryzen da AMD está batendo de frente com alguns Intels, então, estudei um pouquinho e pensei em pegar o seguinte:

* 9600k tá na mesma faixa de preço do 8600k, essa única motivação de ter escolhido ele, porque me parece absolutamente o mesmo desempenho do antecessor.

* Não pretendo fazer SLI/Crossfire.

Intel 9600k

Water Cooler (preciso de recomendações que meu gabinete suporte)

2x8GB 2666 ~ 3000 mhz DDR4 (corsair, hyperx, o que tiver mais em conta e for de uma marca boa)

placa-mãe LGA1151 com ao menos 1 entrada M.2, 4 RAM, não sei bem qual escolher.

Dei uma olhada nos Ryzen 5/7 em comparação com os i5, mas não achei o resultado muito interessante pelo mesmo valor. Um ponto positivo é que aparentemente a AMD deve manter suporte de soquetes nas próximas gerações, coisa que a Intel historicamente não faz.

Agradeço pela ajuda!

Postado

@Lipemenezes você pode colocar um r7 2700 ou 1700 + b350 com bios atualizada para ryzen 2000 caso pegue o 2700 ou veja um modelo b450 + 16gb ddr4, qual a marca e modelo da sua fonte ?

a ram procure no ML e o resto veja na cissa magazine, pichau,terabyte e kabum

• Curtir 1
Postado

@Angern Obrigado pela resposta.

Estou com uma Corsair CX 500, acredito que ela vá segurar o upgrade tranquilamente.

Então, no comparativo de R7 2700x com i5 9600k, o i5 normalmente se sai melhor em games, e se eu somar o valor do water cooler que vou precisar comprar no caso do i5, daria mais ou menos o mesmo preço.

R7 2700x - R$1500 a.v na Kabum

i5 9600k - R$1315 a.v na Kabum

Por que eu deveria ir na AMD ao invés da Intel?

Postado

@Lipemenezes porque você n vai só jogar vai trabalhar e nisso o r7 leva uma grande vantagem em relação ao i5, alem do que o i5 é 6/6 enquato o r7 é 8/16 e você necessariamente n precisa pegar o 2700x, pode pegar o 2700 e se fizer OC ele encosta no 2700x

Postado

@Angern entendi, e quanto a placa-mãe, dei uma olhada, e essa me parece interessante:

https://www.kabum.com.br/produto/99504/placa-mãe-asus-para-amd-am4-matx-prime-b450m-gaming-br-ddr4?origem=52&gclid=Cj0KCQiAvebhBRD5ARIsAIQUmnkqAsujK1m32Pdq3UR36OzlMEIK52AEnCbFtM7KQrdkqNdt_Mm-RmIaAofCEALw_wcB

Ela é compatível com RAM DDR4 até 2400 MHz e parece ter uma placa de som boa - isso é um ponto positivo pois estou com um HyperX Revolver P2 (sem 7.1), que depende da placa de som.

O processador, iria no 2700x mesmo, já que a diferença de um pra outro está em torno de 100~150 reais.

Outro ponto é que eu estava analisando o desempenho de memórias 2400mhz vs 3000mhz, e a diferença de FPS em jogos é tão pequena que não vale a pena pagar 200 reais a mais por cada pente de memória.

Acho que vou pegar a da Corsair Vengeance 2400 MHz, já que é uma marca muito boa e está num preço legal:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=84471

Esse kit ficaria em torno de R$ 2775.

Consigo algo melhor com esse mesmo valor?

Ainda estou tentado a ir para o i5 + water cooler, pois uso esse pc mais para jogos do que para trabalho.

Postado

@Lipemenezes na pichau tem uma b450 da gigabyte e ela possui uma construção melhor que está da asus que é da linha de entrada da b450, sobre a ram pode pegar ela mesma e você tem a opção de fazer OC nela, sobre o i5 se essa diferença de fps com o custo vale a pena pra você então pegue ele, ah tem a opção de por um r5 2600 tb

Postado

@Angern

Bom, acho que vou pegar essa config:

R$799,00 (Pichau) - Memoria Corsair Vengeance LED Vermelho 16GB (2x8) 3000MHz DDR4

R$719,00 (Pichau) - placa-mãe Gigabyte Z390 M GAMING LGA 1151

R$263,00 (Pichau) - WaterCooler Maelstrom 240T DeepCool 120mm

R$1315,00 (Kabum) - Processador Intel Core i5-9600K Coffee Lake Refresh, Cache 9MB, 3.7GHz

Total: ~ R$3100,00

Se eu quiser fazer OC, esse WC vai segurar?

Se esse WC não segurar, tô disposto a subir para um 240mm melhorzinho.

Postado

@Lipemenezes o i5 9600k é um ótimo processador, principalmente para jogos.

Leia o teste (link) que o Clube fez aqui e verá que para jogos o i5 é melhor, porém para trabalho o Ryzen 7 2700 leva vantagem por conta dos núcleos e threads.

Mas eu concordo plenamente com o @Angern que o Ryzen 7 2700 iria suprir tranquilamente e ainda daria para economizar uma boa grana e quem sabe logo dar um up na placa de vídeo.

Contas simples:

Ryzen 7 2700 R$ +- 1.350,00

placa-mãe Biostar B350GT3 - R$ 399,00 (pela escassez de placas mães é uma ótima opção)

Memória que você citou: R$ 799,00

Total: R$ 2.550,00, economia de R$ 550,00.

Ao meu ver, só valeria a pena o i5 se você fosse usufruir de todos os FPS a mais que ele dá. Se você tiver um monitor (144hz ou maior) e placa de vídeo que consigam dar esta diferença.

Sua placa de vídeo vai ser "fraca" para qualquer um destes processadores.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...