Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
telmobarros

Excel Como copiar e colar celulas específicas com vba

Recommended Posts

Prá inicio de conversa, sou totalmente leigo em VBA,O meu problema é o seguinte:

Tenho uma planilha de custos, onde tenho uma aba, Calculo do Produto, e outra Histórico de Vendas. Hoje preencho manualmente, copiando celulas da aba Calculo do Produto, e colando na aba Historico de vendas. São muitas celulas e isso se torna chato e cansativo.

O que eu preciso é copias celulas especificas em Calculo do Produto, e colar em celulas especificas de Histórico de Vendas.

Achei essa macro aqui no forum enviada por jeffsilveira e o que consegui entender está escrito ao lado

Sub copiar()     Executar a macro de nome copiar

Range("A1:A10").Select     Seleciona o intervalo de celuas de A1 até A10 na planilha de origem

Selection.Copy     seleciona a funcao copiar                   

Sheets("Plan2").Select     Seleciona a aba de destino 

Range("A1").Select     Seleciona a celula A1 na aba de destino

Do                                                    | Essa parte se refere à procura da primeira linha vazia.

If ActiveCell <> "" Then                    | Aqui tenho uma dúvida! Como a primeira celula de destino é A1, não sei se a procura é

ActiveCell.Offset(1, 0).Select          | pela primeira celula A vazia, ou se toda a linha vazia.

End If                                               | Exemplo: Se tiver um dado na celula A10 , vai colar a partir da celula A11. Mas se A10 estiver vazia e 

Loop Until ActiveCell = ""                | e houver dados na celula B10 ou C10, não se se cola na A11 ou cola na A10

ActiveCell.PasteSpecial Paste:=xlPasteAll,  Essas duas linhas abaixo só sei que é a colagem, mas onde, quando, porque, não faço a 

Operation:=xlNone, SkipBlanks:= _ False, Transpose:=False Application.CutCopyMode = False       minima ideia

End Sub     Termina a execução da macro

Apos várias tentativas e erros, (demorou varios dias) consegui adaptar da seguinte maneira.

Sub copiar()

Sheets("CALCULAR PRODUTO").Select
    Range("B6, B11, B7").Select
    Selection.Copy
    Sheets("HISTÓRICO VENDAS").Select
    Range("A1").Select
    Do
        If ActiveCell <> "" Then
        ActiveCell.Offset(1, 0).Select
        End If
    Loop Until ActiveCell = ""
    ActiveCell.PasteSpecial Paste:=xlPasteAll, Operation:=xlNone, SkipBlanks:= _
        False, Transpose:=TRUE
    Application.CutCopyMode = False

End Sub

Alterei o nome das abas, as celulas a serem copiadas e alterei o TRANSPOSE=TRUE

Esta macro procura a primeira linha em branco e cola as células selecionadas na primeira celula vazia. Até então está OK.

Agora vamos aos problemas:

1 - A ordem das celulas a serem copiadas é B6, B11, B7, mas me retorna B6, B7, B11. A ordem a ser colada deve ser mantida.

2 - A selecao das celulas a serem copiadas não estão necessariamente, na mesma linha ou coluna, por exemplo, B11, H10, I6 Então se colocar TRANSPOSE, acho que vai dar errado. 

3 - A colagem se dá a partir da celula A1 e cola nas colunas seguintes B1, C1, ou seja, colunas contiguas. Essa ordem precisa ser modificada, por exemplo, para A1, H1, C1

Então resumindo, o que eu preciso é pegar celulas especificas na origem, e colar em celulas especificas no destino. Aqui no forum e em outros que pesquisei, só achei exemplos como esse que peguei, referenciando a intervalos de celulas.

Se não for pedir muito, gostaria que explicassem a função de cada linha da macro, especialmente onde está apontando as celulas de origem e destino, pois tenho uma outra planilha e gostaria de fazer a mesma coisa e não queria ter que abrir um outro tópico com o mesmo assunto.

Muito grato

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi o porque a cópia e a cola devem seguir uma ordem específica, mas respeitei.

Teste isso:

Sub copiar()

'Define numa variável string (texto) as células na ordem em que devem ser copiadas. A posição zero não é usada.
    Range1 = "dummy,B06,B11,B7,C9,H15,A1,G2,M19"
   'Define numa variável string (texto) as colunas onde vão ser coladas as células copiadas
   'Manter as informações alinhadas para ficar mais fácil de ver de onde copia para onde
    Range2 = "dummy,A,  H,  C, J, M,  D, B, K"
   'O endereço das células são passadas do texto para as posições de um vetor (matriz)
    Range1 = Split(Range1, ",")
    Range2 = Split(Range2, ",")
   'Procura na coluna A, de baixo para cima, a última linha preenchida (similar a teclar END e seta para cima na planilha)
    LinhaB = Sheets("HISTÓRICO VENDAS").Cells(Rows.Count, "A").End(xlUp).Row + 1
   'Percorre cada um dos elementos da matriz (o zero não é usado)
    For Idx = 1 To UBound(Range1)
       'Copia o endereço que consta naquela posição da matriz e cola na linha branca (LinhaB) a partir da coluna 1 ("A")
        Sheets("CALCULAR PRODUTO").Range(Range1(Idx)).Copy _
                Destination:=Sheets("HISTÓRICO VENDAS").Range(Cells(LinhaB, Trim(Range2(Idx))).Address)
   'Volta para a linha do FOR para processar a próxima posição da matriz. Se já foi a última, segue para baixo
    Next

End Sub

Jimmy San Juan

Compartilhar este post

Link para o post

Jimmy, boa noite

Eu sou cabeça dura, quando pego uma coisa pra fazer, so largo o osso depois de resolvido. Depois que lhe enviei a msg ontem, fiquei aqui quebrando cabeça, e consegui, como se diz, achar o fio da meada. Mas tive que sair e cheguei tarde e meio chapado.

Copiei a planilha para um pendrive e levei para o serviço hoje. Quando o tempo dava, ficava ajeitando a planilha. Consegui resolver o meu problema e quando cheguei do serviço, so faltava alguns ajustes. A planilha esta funcionado perfeitamente, do jeito que eu queria, copiando celulas especificas e colando em celulas especificas, independente de qualquer ordem, e sem ordem. Mas não vou postar o que eu fiz. Se algum programador ou alguem com conhecimento de programacao ver, vai achar uma aberracao, um verdadeiro atentado aos principios de programacao. rsrsrs

Agradeço muito, muitissimo, a sua boa vontade e disponibilidade em querer me ajudar.

Foi a primeira vez que me envolvi com VBA, e achei bem interessante o leque de coisas que se pode fazer. Por isso tenho certeza que nos "encontraremos" aqui de novo.

Mais uma vez, obrigado

abraços

Telmo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais