Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, tenho enfrentado problemas de falta de energia com muita frequência ultimamente ao ponto de corromper meu sistema na última vez que ocorreu, ainda estou tentando recuperar. Acredito que eu não possa mais fugir de um nobreak pra minha máquina ou logo vai ocorrer algo mais serio aqui.

Minha dúvida é o que comprar, porque não quero algo que fique ligado por muito tempo. Só o suficiente pra que eu faça um desligamento seguro do sistema e também não quero nada que vá me trazer mais dor de cabeça do que solucionar o meu problema. 

Achei esse modelo dentro das especificações que eu estava procurando e dentro do valor que eu posso pagar, já que no momento, não posso escolher o melhor do mercado, pois estou reformando a casa e não tenho como investir muito no PC. 

Nobreak TS Shara UPS Senoidal 1500VA 2BS/BA Full-Range 115V/220V - 4411

Procurei testes dele, ou artigos que pudessem me tranquilizar a respeito da qualidade, mas não achei nada.

Alguém recomenda esse modelo ou conhece algum teste dele?

Obrigado

• 9 meses depois...
Postado
Em 23/01/2019 às 19:10, Amilcar aamj disse:

Boa tarde pessoal, tenho enfrentado problemas de falta de energia com muita frequência ultimamente ao ponto de corromper meu sistema na última vez que ocorreu, ainda estou tentando recuperar. Acredito que eu não possa mais fugir de um nobreak pra minha máquina ou logo vai ocorrer algo mais serio aqui.

Minha dúvida é o que comprar, porque não quero algo que fique ligado por muito tempo. Só o suficiente pra que eu faça um desligamento seguro do sistema e também não quero nada que vá me trazer mais dor de cabeça do que solucionar o meu problema. 

Achei esse modelo dentro das especificações que eu estava procurando e dentro do valor que eu posso pagar, já que no momento, não posso escolher o melhor do mercado, pois estou reformando a casa e não tenho como investir muito no PC. 

Nobreak TS Shara UPS Senoidal 1500VA 2BS/BA Full-Range 115V/220V - 4411

Procurei testes dele, ou artigos que pudessem me tranquilizar a respeito da qualidade, mas não achei nada.

Alguém recomenda esse modelo ou conhece algum teste dele?

Obrigado

Bom dia amigo. Estou com a mesma dúvida que você. Eu ja estava CERTO pra pegar um SMS na Black Friday, que atende aos meus requisitos, porém custa em torno de 1400 reais. De repente vejo esse quase a metade do preço, porém deixa essa grande dúvida em relação a qualidade e confiabilidade. 

Caso você tenha o comprado, ou obtido alguma informação referente à este TS Shara, poderia compartilhar conosco? Estou com receio de pagar mais barato e ter futuros problemas. Desde já obrigado. Abraços. 

Obs.: Estou tendo exatamente o mesmo problema que você, quedas constantes de energia colocando em risco principalmente meu PC, que não posso arriscar de perder em hipótese alguma. 

Postado
11 horas atrás, gugu6897 disse:

Bom dia amigo. Estou com a mesma dúvida que você. Eu ja estava CERTO pra pegar um SMS na Black Friday, que atende aos meus requisitos, porém custa em torno de 1400 reais. De repente vejo esse quase a metade do preço, porém deixa essa grande dúvida em relação a qualidade e confiabilidade. 

Caso você tenha o comprado, ou obtido alguma informação referente à este TS Shara, poderia compartilhar conosco? Estou com receio de pagar mais barato e ter futuros problemas. Desde já obrigado. Abraços. 

Obs.: Estou tendo exatamente o mesmo problema que você, quedas constantes de energia colocando em risco principalmente meu PC, que não posso arriscar de perder em hipótese alguma. 

Oi Gugu não encontrei nenhuma informação desde que postei aqui, mas acabei comprando em fevereiro esse nobreak. Tem funcionado bem e estou bem mais tranquilo em relação as constantes quedas de energia aqui. 

A única coisa que me incomoda um pouco em relação a ele é o alto ruido do cooler quando é acionado em caso de falta de energia. Realmente incomoda bastante e só considero tolerável, pois só ocorre durante a falta de energia. Como não tenho experiência com outro modelo de nobreak para comparar, não posso dizer se é pior ou melhor que outros, mas é alto.

Abraço

• Curtir 1
Postado
agora, Amilcar aamj disse:

Oi Gugu não encontrei nenhuma informação desde que postei aqui, mas acabei comprando em fevereiro esse nobreak. Tem funcionado bem e estou bem mais tranquilo em relação as constantes quedas de energia aqui. 

A única coisa que me incomoda um pouco em relação a ele é o alto ruido do cooler quando é acionado em caso de falta de energia. Realmente incomoda bastante e só considero tolerável, pois só ocorre durante a falta de energia. Como não tenho experiência com outro modelo de nobreak para comparar, não posso dizer se é pior ou melhor que outros, mas é alto.

Abraço

Muito obrigado pela resposta amigo. Algo que me preocuparia é o barulho, pois vou usar em um pequeno homestudio, e qualquer barulho é prejudicial. Porém, como você disse, esse barulho surge apenas quando falta a energia? Porque se for, não há problema para mim. Ou ele também apresenta ruído à todo momento em funcionamento normal. Obrigado novamente.

Postado
1 minuto atrás, gugu6897 disse:

Muito obrigado pela resposta amigo. Algo que me preocuparia é o barulho, pois vou usar em um pequeno homestudio, e qualquer barulho é prejudicial. Porém, como você disse, esse barulho surge apenas quando falta a energia? Porque se for, não há problema para mim. Ou ele também apresenta ruído à todo momento em funcionamento normal. Obrigado novamente.

Ele não apresenta qualquer barulho em funcionamento normal, somente quando falta energia.

• Curtir 1
Postado
agora, Amilcar aamj disse:

Ele não apresenta qualquer barulho em funcionamento normal, somente quando falta energia.

Ótimo então amigo. Muito obrigado, você não tem noção do quanto me ajudou. Abraços e que tenhamos sorte com essa fabricante haha

Postado
1 minuto atrás, gugu6897 disse:

Ótimo então amigo. Muito obrigado, você não tem noção do quanto me ajudou. Abraços e que tenhamos sorte com essa fabricante haha

De nada!! Também espero que tenhamos sorte, ehuehuehu. Ao longo do ano salvou meu PC dezenas de vezes

Abraço  

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, KairanD disse:

@gugu6897 @Amilcar aamj Esse produto possui estabilizador interno integrado. Tende a provocar danos em eletrônicos, em especial aqueles que utilizam fontes com PFC ativo. Pode trazer mais problemas que soluções.

Obrigado pela informação. Eu acabei comprando ontem a noite em uma promoção 😔. Agora que você disse eu fui verificar na fabricante e realmente afirma a presença do estabilizador interno. Mas ficou uma dúvida. Será que o fato dele produzir a onda senoidal pura não elimina esse risco de dano à fonte de PFC ativo? Eu pesquisei muito o assunto antes de comprar e acabei pensando que bastava produzir ondas senoidais puras para não ser prejudicial. Se realmente for o caso dele danificar, acredito que terei que devolvê-lo :/. 

E se for o caso, você poderia me recomendar o nobreak mais barato atualmente que daria conta de um PC "Gamer" com uma fonte de 500/600 watts (e claro, sem ser prejudicial) ? Preciso apenas de autonomia suficiente para salvar trabalhos e desligar em segurança. 

Obrigado desde então. 

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, KairanD disse:

@gugu6897 @Amilcar aamj Esse produto possui estabilizador interno integrado. Tende a provocar danos em eletrônicos, em especial aqueles que utilizam fontes com PFC ativo. Pode trazer mais problemas que soluções.

Oi Kairan, obrigado pela informação. É uma pena que ela chegou um pouco tarde. Entendo que a mudança dos TAPs do transformador interno do estabilizador pode gerar ruídos que sejam prejudiciais aos equipamentos ligados a ele, mas todos os  nobreaks que pesquisei possuem estabilização de energia e não fica claro se eles geram algum ruido para os equipamentos. Tendo o nobreak um inversor que gera uma onda senoidal pura sincronizada com a rede na saída, não é possível que qualquer ruído seja filtrado, já que existe isolamento entre a entrada e a saída? Falo isso porque não notei qualquer problema de instabilidade ou ruído ao logo de quase um ano de uso. Outra dúvida é que o estabilizador pode ser um problema em redes com variações de tensão, pois fazem o estabilizador ficar constantemente trocando entre os níveis de estabilização do transformador, mas no meu caso a rede é bastante estável, não existe nenhuma variação de tensão. O meu problema são os constantes cortes de energia. Pode ser até mesmo por isso que não notei nenhum problema de ruídos ou picos na rede gerados pelo nobreak. Nesse caso o estabilizador do nobreak poderia não gerar nenhum tipo de problema para os equipamentos ligados a ele?

Sinto falta de bons testes comparativos de bancada com os diversos modelos nobreaks comerciais, levando em conta todas as condições que temos no uso diário, com testes de variação na tensão de entrada e comportamento do nobreak no corte da energia, para termos segurança de afirmar qual modelo é melhor e para qual condição de uso. 

Abraço

• Curtir 2
  • Coordenador
Postado
2 horas atrás, gugu6897 disse:

Agora que você disse eu fui verificar na fabricante e realmente afirma a presença do estabilizador interno. Mas ficou uma dúvida. Será que o fato dele produzir a onda senoidal pura não elimina esse risco de dano à fonte de PFC ativo? Eu pesquisei muito o assunto antes de comprar e acabei pensando que bastava produzir ondas senoidais puras para não ser prejudicial. Se realmente for o caso dele danificar, acredito que terei que devolvê-lo :/. 

No-breaks baratos estão associados, geralmente, a dois problemas:

1. Enquanto há energia, o equipamento opera como um estabilizador e provoca os mesmos problemas;
  2. Quando a energia acaba, as baterias entram em ação e a onda gerada geralmente não tem formato senoidal, mas sim retangular, o que também é péssimo para o aparelho.

Esse tipo de equipamento é geralmente chamado de "short-break" porque o "short" vem do tempo que você tem quando a energia acaba: curto, pois a função do aparelho é ser apenas suficiente para dar tempo de desligar tudo, pois a energia gerada é prejudicial aos equipamentos conectados.

Um no-break que produza onda senoidal resolve o problema 2. Portanto, resolve o fator "short". Contudo, esse problema não é o mais grave. O problema 1 é o mais grave, e o fato do formato de onda ser senoidal não altera isso. 

Se você verificar no manual desse equipamento, provavelmente consta a informação de não conectar equipamentos que possuam fontes com PFC ativo nele. Quando o próprio fabricante lhe diz para não utilizar...

Se você não realiza algum tipo de trabalho que realmente não pode ser interrompido ou perdido, meu conselho seria não utilizar esse tipo de equipamento. Isso porque o problema das quedas de energia não são sua ocorrência em si, mas sim o fato de estarem geralmente associadas a surtos e quedas abruptas de tensão, principalmente na volta. É difícil que computadores (e outros equipamentos modernos) sejam prejudicados por simples quedas de energia.

Danos ocorrem geralmente devido aos surtos, e isso você corrige com um filtro de linha equipado com protetor anti-surtos (DPS). No caso de computadores, o risco associado às quedas em si está na perda de dados e na chance de corromper o sistema (o que é raro, mas pode sim acontecer). 

2 horas atrás, gugu6897 disse:

E se for o caso, você poderia me recomendar o nobreak mais barato atualmente que daria conta de um PC "Gamer" com uma fonte de 500/600 watts (e claro, sem ser prejudicial) ? Preciso apenas de autonomia suficiente para salvar trabalhos e desligar em segurança. 

Seria um equipamento acima de R$ 1.500,00... Senoidal, online e de dupla conversão. Além de não ter o estabilizador interno e não sofrer dos problemas descritos, fornece energia com qualidade até melhor que a da rede.

1 hora atrás, Amilcar aamj disse:

É uma pena que ela chegou um pouco tarde. 

Olá, Amílcar. Vi a data de criação de seu primeiro post. Lamento que não tenha tido respostas.

Entendo que a mudança dos TAPs do transformador interno do estabilizador pode gerar ruídos que sejam prejudiciais aos equipamentos ligados a ele, mas todos os  nobreaks que pesquisei possuem estabilização de energia e não fica claro se eles geram algum ruido para os equipamentos. Tendo o nobreak um inversor que gera uma onda senoidal pura sincronizada com a rede na saída, não é possível que qualquer ruído seja filtrado, já que existe isolamento entre a entrada e a saída? Falo isso porque não notei qualquer problema de instabilidade ou ruído ao logo de quase um ano de uso. 

Estabilizadores prejudicam o funcionamento de equipamentos de três formas principais:

O problema principal está no abuso do tempo de hold-up da fonte. Esses períodos de corte de alimentação forçam os componentes e provocam o desgaste prematuro. Pode não haver também tempo de resfriamento suficiente para o termistor, e toda a entrada da fonte vai estar submetida a uma corrente muito alta quando isso ocorrer. Cada mudança de seleção de tensão do estabilizador acerta um "soco" bem forte na fonte. Além disso, estabilizadores são máquinas de gerar surtos de tensão e podem provocar a queima direta de qualquer coisa conectada neles. São também muito mais lentos que as fontes modernas para corrigir problemas de tensão e apenas atrapalham seu funcionamento.

Outra dúvida é que o estabilizador pode ser um problema em redes com variações de tensão, pois fazem o estabilizador ficar constantemente trocando entre os níveis de estabilização do transformador, mas no meu caso a rede é bastante estável, não existe nenhuma variação de tensão. 

O fato da rede ter estabilidade ajuda muito sim, pois evita os problemas. Se o estabilizador não troca a tensão, não há a ocorrência daqueles fatos graves. É provavelmente por isso que você ainda não teve problemas com sua fonte. Mas não é algo em que eu, pessoalmente, gostaria de apostar... Quando a energia está perto de cair, pode já estar sofrendo desvios consideráveis.

• Curtir 3
Postado
17 minutos atrás, KairanD disse:

Seria um equipamento acima de R$ 1.500,00... Senoidal, online e de dupla conversão. Além de não ter o estabilizador interno e não sofrer dos problemas descritos, fornece energia com qualidade até melhor que a da rede.

Muito obrigado pelas informações amigo. Eu até pago esses R$1500,00 se for necessário, até porque frequentemente uso o PC para projetos muito importantes que não posso me dar o mínimo risco de perdê-los (mesmo fazendo backups) por conta da péssima energia fornecida aqui na região.

Desculpe ser insistente, mas você pode me indicar uma marca e modelo que correspondam à esses critérios? Pois sou um pouco leigo como você pôde perceber. 

Desde já agradeço novamente.

Postado

Por curiosidade fui buscar mais informações a respeito dos modelos de nobreak e encontrei classificações além das tradicionais online e offline. Existem a "line interactive" e a "line boost". Ambos são offline, mas com diferenças em relação a forma de atuação da regulação de tensão e ao acionamento do inversor. Ambos são o que podemos chamar de short-break, que atuam apenas na falta de energia. 

Todos os modelos de nobreak que encontrei abaixo de 2000,00 estão descritos como line-interative, Line-boost ou offline.

Esse modelo da TS-shara é descrito na especificação do manual como sendo line-interactive. Pelo que estudei, seria um circuito com monitoramento constante que mantém o inversor sincronizado com a rede de modo a utilizar a energia dele ao perceber variações da tensão de entrada. Dessa forma utilizando o inversor como estabilizador da tensão de saída e não um transformador, o que elimina o problema dos transientes gerados na mudança dos TAPs. Os line-boost são uma versão mais barata que usa ainda o transformador para estabilizar a tensão.

Nesse texto tem uma explicação bem simples de entender.

https://www.hardware.com.br/tutoriais/filtros-estabilizadores-nobreaks/pagina4.html

Sendo o line interactive um circuito que usa o inversor para corrigir as variações de tensão, atuando quando há necessidade sem a utilização de um transformador, não eliminaria o problema do estabilizador? Estou correto nessa conclusão ou tem alguma pegadinha nesse trocadilho de termos que usam pra nomear a tecnologia?

Nas especificações técnicas do manual no link abaixo da pra ver claramente que ele é line interactive

https://tsshara.com.br/wp-content/uploads/2019/07/nobreak-ups-professional-1500-1800-2200.pdf

Abraço

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!