Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite 

Eu acredito que esse assunto levanta muitas discussões e é de muita importância, mas há muita confusão e pouca clareza, quando perguntamos o que fazer para protegermos nosso computador recomendam uns mais leigos estabilizador, outros, filtro de linha, outros, nobreaks, outros, nobreak senoidal outros filtro de linha profissional como Clamper e também lojas que vendem computadores gamers recomendam somente conectar a fonte na tomada, mas afinal como eu protejo meu computador?? 

Abro esse tópico com a esperança que alguém me responda pois hoje quase perdi meu computador, liguei ele e o cooler rodava e parava, recorri ao suporte da loja e me enviaram um manual de testes, graças a Deus e aos Deus no primeiro teste voltou a funcionar, eu fiz o seguinte, tirei o filtro de linha, adaptadores de energia e pluguei direto na tomada, depois disso ele voltou a funcionar e aqui estou nele porém assustado, aqui tem muitas quedas de energia, inclusive já perdi peças por isso, não confio em deixar meu computador apenas conectado na energia, mas o que faço? a loja em que comprei o computador recomenda apenas usar na tomada, porém e as quedas de energia e os riscos de eu perder peças de novo, como outrora? O QUE EU USO PELO AMOR DE DEUS?????? estou pensando em comprar o Clamper total proteção 8 se eu o comprar, vai proteger meu pc e ele não vai dar problemas como foi o caso? estava conectado fonte em um filtro de linha e também tinha um benjamin, meu computador tem PFC ativo. 

Pretendo comprar esse https://www.lojaclamper.com.br/clamper-energia-8 isso me ajudaria?

Postado

@krashevic Coloque um filtro de linha clamper, e chame um eletricista para fazer aterramento na tomada do pc.

Lembre, estabilizador não é solução, ainda mais para seu pc que tem fonte com pfc ativo.

Nobreak só seria recomendado senoidal puro, o que lhe custaria muito caro e daria para comprar cerca de 10 filtros de linha.

O que queima equipamentos é surto de tensão, e a unica maneira de se livrar disso é com aterramento na tomada.

• Curtir 1
Postado

Eu fiz a recomendação da loja e o computador hoje conectado diretamente na energia ao ligar vi uma faísca na posição da placa de vídeo mais ou menos, depois da faísca desconectei rapidamente, o pc está sujo com poeira dentro, meu irmão disse que pode ser a poeira, mas temo ser algo mais serio, ele ta ligado aqui agora, o que vocês me recomendam?

Não tenho aterramento conectei na tomada de 3 pinos, 

Postado

@krashevic Poeira pode atrapalhar de várias formas, uma delas que é conhecida é aquecimento.

Precisa sim fazer aterramento, do que adianta conectar a tomada onde ter 3 pinos mas o terra ser nulo, isso não é nem proteção.

Faça uma limpeza geral do pc, faça aterramento na tomada e seus problemas será resolvido.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@krashevic Poeira pode atrapalhar de várias formas, uma delas que é conhecida é aquecimento.

Precisa sim fazer aterramento, do que adianta conectar a tomada onde ter 3 pinos mas o terra ser nulo, isso não é nem proteção.

Faça uma limpeza geral do pc, faça aterramento na tomada e seus problemas será resolvido.

O aterramento pode ser especifico só para a tomada? creio também que sairia caro o serviço de aterramento.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, krashevic disse:

O aterramento pode ser especifico só para a tomada? creio também que sairia caro o serviço de aterramento.

Você consegue fazer aterramento em uma unica tomada, mas se vai chamar eletricista é bom consultar quanto ele cobraria só 1 unica tomada e toda a casa, dependendo do valor vale mais a pena aterrar logo toda a casa.

A outra coisa, se não quer gastar com eletricista, você pode fazer por conta própria, só precisa comprar os itens necessários e aterrar onde fica o pc mesmo, por exemplo se o pc fica no quarto, coloca o aterramento no quarto mesmo.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Você consegue fazer aterramento em uma unica tomada, mas se vai chamar eletricista é bom consultar quanto ele cobraria só 1 unica tomada e toda a casa, dependendo do valor vale mais a pena aterrA outra coisa, se não quer gastar com eletricista, você pode fazer por conta própria, só precisa comprar os itens necessários e aterrar onde fica o pc mesmo, por exemplo se o pc fica no quarto, coloca o aterramento no quarto mesmo.

Obrigado e mais uma coisa, se eu comprar o Clamper enquanto não faço o aterramento, isso vai me ajudar ou não vai fazer diferença?

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, krashevic disse:

Obrigado e mais uma coisa, se eu comprar o Clamper enquanto não faço o aterramento, isso vai me ajudar ou não vai fazer diferença?

Ajuda pouco, ainda vai ficar faltando aterramento e se vir algum surto de tensão pode queimar algo.

Com o aterramento e o clamper irá ser melhor.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Proteção total contra a falta de energia você só consegue se adotar um no-break. O problema é o custo do mesmo.

Não vale a pena adotar algum short-break, desses de R$ 500,00 mais ou menos. Melhor sem ele.

Se adotar um no-break terá de ser algum desses de dupla conversão, com geração senoidal pura. Seu custo fica próximo aos R$ 2.000,00.

Uma solução bastante razoável é a adoção de um ótimo filtro de linha que vai acabar protegendo seus equipamentos contra surtos de tensão, mas não contra a queda de energia. O maior risco em uma queda de energia, além da potencial geração de surto de tensão, é a de corromper algum dos arquivos de sistema, o que vai lhe custar algum tempo para recuperar, com auxílio de seu SO.

Eu sou usuário de PC já tem quase 30 anos e nunca passei por um problema assim. Por isso não uso no-break.

Se usasse já teria gasto coisa de 10 recompras x 300 = R$ 3.000,00 só na recompra de baterias isso sem contar cerca de R$ 2.000 para adquirir o no-break..   Tô fora, não vale o custo..

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, faller disse:

Proteção total contra a falta de energia você só consegue se adotar um no-break. O problema é o custo do mesmo.

Não vale a pena adotar algum short-break, desses de R$ 500,00 mais ou menos. Melhor sem ele.

Se adotar um no-break terá de ser algum desses de dupla conversão, com geração senoidal pura. Seu custo fica próximo aos R$ 2.000,00.

Uma solução bastante razoável é a adoção de um ótimo filtro de linha que vai acabar protegendo seus equipamentos contra surtos de tensão, mas não contra a queda de energia. O maior risco em uma queda de energia, além da potencial geração de surto de tensão, é a de corromper algum dos arquivos de sistema, o que vai lhe custar algum tempo para recuperar, com auxílio de seu SO.

Eu sou usuário de PC já tem quase 30 anos e nunca passei por um problema assim. Por isso não uso no-break.

Se usasse já teria gasto coisa de 10 recompras x 300 = R$ 3.000,00 só na recompra de baterias isso sem contar cerca de R$ 2.000 para adquirir o no-break..   Tô fora, não vale o custo..

Eu estou tendo sérios problemas com energia, tive um computador que começou o problema na placa-mãe, depois a fonte queimou tudo nele, e ele estava nessa tomada minha, de 3 pinos sem aterramento, hoje como relatei, liguei meu computador sem filtro de linho sem nada por recomendação da loja ontem deu certo, mas hoje saiu faísca perto da placa de vídeo, estou com medo de perder o computador, estou pensando em deixar ele de canto, sem usar, até fazer o aterramento, pois parece que há algo de errado, e acredito que não seja o computador, mas sim minha tomada ou rede elétrica, até os caras da Clamper me falaram agora, que não recomenda adaptações, que tem que ter 3 pinos como o padrão brasileiro, pode me dizer o que tu acha disso tudo, me socorre, antes que esse meu computador que custou caro para minhas economias queime tudo.    

• Membro VIP
Postado

Adotar tomada de 3 pinos como regra geral é uma boa ideia. Lembre-se de que tomadas devem ter seus fios corretamente distribuídos coisa que a maioria dos próprios instaladores sequer sabem e muito menos respeitam..

Uma tomada, corretamente instalada deve respeitar a seguinte distribuição da fiação em seus conectores.

Nas próprias tomadas, por norma, deve contar claramente a identificação de onde ligar o fio neutro e o fio de aterramento. Por dedução o borne restante será para ligar o fio fase.

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

Veja ai a identificação gravada em alto relevo, na tomada:

image.png.ff591482709c475409e9f31abc2297b4.png

Qualquer melhoria em sua instalação começa por ai...

O fio fase é facilmente identificado com uma chave de teste, que se encontra em qq loja de material elétrico.

Chave de teste:

image.thumb.png.9fcdae5b5c801dc4fb7ce42ca6f5008a.png

• Curtir 1
Postado
15 horas atrás, faller disse:

Adotar tomada de 3 pinos como regra geral é uma boa ideia. Lembre-se de que tomadas devem ter seus fios corretamente distribuídos coisa que a maioria dos próprios instaladores sequer sabem e muito menos respeitam..

Uma tomada, corretamente instalada deve respeitar a seguinte distribuição da fiação em seus conectores.

Nas próprias tomadas, por norma, deve contar claramente a identificação de onde ligar o fio neutro e o fio de aterramento. Por dedução o borne restante será para ligar o fio fase.

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

Veja ai a identificação gravada em alto relevo, na tomada:

image.png.ff591482709c475409e9f31abc2297b4.png

Qualquer melhoria em sua instalação começa por ai...

O fio fase é facilmente identificado com uma chave de teste, que se encontra em qq loja de material elétrico.

Chave de teste:

image.thumb.png.9fcdae5b5c801dc4fb7ce42ca6f5008a.png

Muito obrigado pela atenção, aprendi que devo adotar as tomadas no novo padrão em minha casa e que antes de gastar dinheiro com computador devo também ter aterramento 

Eu acabei perdendo o computador mesmo, ele estava sujo e meu irmão me pressionou dizendo que a faísca era por sujeira, sim eu fui ***** e acabei cedendo a pressão contratei um cara que não entende nada de computador, dizendo ele que passou álcool propílico na placa-mãe e de vídeo, esperou só uns 5 minutos e ligou o computador que não ligou mais e o cara ainda tomou um choque, ele queria trazer um aparelho, dizendo que iria ligar o computador com esse aparelho, dispensei ele, e hoje vou levar na assistência profissional, já que a garantia não vai cobrir erros por conta de burrice. 

Obrigado, creio que tirei uma lição disso tudo. 

Postado

@krashevic O procedimento do vídeo está correto, serve como aterramento, mas tem que levar em consideração se o parafuso está em contato com o cimento da parede.

Eu vi um vídeo a muito tempo do canal sertec manutenção e o Ronivon fez diretamente no comodo da tomada usando uma barra de cobre, esse seria o procedimento mais indicado, principalmente porque muitos computadores montados hoje tem a cor preta e raspar em alguma parte para ficar na cor metálica deixaria meio estranho.

• Curtir 1
Postado

Eu vou contratar um eletricista mesmo, para fazer aquele aterramento com a haste de cobre

Você poderia me informar como saber se a pessoa é um bom eletricista e poderia me dizer qual é o custo médio que um cobra por esse serviço "mão de obra" pelo menos na sua região, contactei um que está me cobrando 80 reais a mão de obra para uma tomada. 

Postado

@krashevic Nunca procurei eletricista aqui na minha região para consultar quanto ficaria, até porque o pessoal aqui da minha família por parte de mãe adora economizar e chama qualquer um que entenda de elétrica, mesmo que seja o pior de todos.

Fora que até hoje não foi mudado a rede elétrica de minha residencia que está precária e a cada vez que entra esse assunto, a minha vó fala que não pode mexer porque tem uma casa em cima que vai terminar de construir e onde eu moro(porão) vai fechar porque não pode ter ninguém morando no local.

Exatamente por esses motivos ainda não fui atrás de eletricista, porém o pessoal aqui sabe tudo de ruim que tem no local onde estou vivendo e calaram a boca quanto a isso, então só me falta verba para chamar alguém e trocar toda a rede elétrica da casa, que são simplesmente 2 cômodos e 1 banheiro.

80 reais a mão de obra para uma tomada está ótimo, não é tão caro, mas também é melhor que chamar um eletricista que não vai cobrar nada e ele fazer besteira.

• Curtir 1
Postado

Compreendo, mas sei que é questão de tempo até conseguir realizar sua vontade 

Estava até pensando em deixar meu irmão fazer isso mas eu não quero mais problemas, como ele nunca fez isso, melhor contratar alguém que tem costume e sabe direitinho o que faz, não adianta saber apenas a parte teórica das coisas...  

Obrigado pela ajuda e dicas. 

• Curtir 1
  • 3 anos depois...
  • 1 ano depois...
Postado
Em 25/04/2022 às 14:55, woodstockbr disse:

E ai deu tudo certo? Estou querendo fazer aterramento so para minha tomada queria saber se funcionou

Kkkkkkkkk se passaram 5 anos e nada de resposta

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...