Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em Ryzen 1500x: Vale a pena?


frankzane42

Posts recomendados

Pessoal, é o seguinte: Eu estava pensando em começar fazer Overclock dos componentes do meu PC (CPU, GPU e RAM) para extrair um pouco mais de performance e aproveita-los ao máximo. A ideia veio depois de pela primeira vez, eu ter que tirar as configs do alto/ultra para deixar os 60fps cravados em certas partes dos jogos "The Witcher 3" e "Far Cry 5" (nada demais; em alguns momentos específicos baixava para 50fps).

 

O negócio é que eu não entendo nada de OC, e então comecei a pesquisar e vi que:

1. Meu processador (Ryzen 1500x) tem uma feature chamada XFR, que faz um Overclock automático quando é preciso;

2. OC de GPU não muda muita coisa;

 

Ficou faltando apenas memoria ram... e o OC da mesma faz alguma diferença assim? Para valer a pena o risco, aumento de temperatura (e talvez diminuindo a vida útil) e o tempo que irei gastar para aprender, já que sou leigo em OC e o tempo testando a tensão, clocks e etc...?

 

OBS1: Mesmo o OC manual do Ryzen seja melhor do que o automático, ainda é uma diferença muito pequena em jogos, não?

OBS2: Clicar em "meu PC" em baixo do meu perfil para saber meu setup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você não sabe bem o que está fazendo, ao meu ver não vale a pena.

Overclock acima de tudo é algo arriscado, rompe com o contrato de garantia do produto, e o ganho de performance varia muito entre casos e casos, há games que se beneficiam do clock maior, há outros que os ganhos são marginais.