Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em Ryzen 1500x: Vale a pena?


frankzane42

Posts recomendados

Pessoal, é o seguinte: Eu estava pensando em começar fazer Overclock dos componentes do meu PC (CPU, GPU e RAM) para extrair um pouco mais de performance e aproveita-los ao máximo. A ideia veio depois de pela primeira vez, eu ter que tirar as configs do alto/ultra para deixar os 60fps cravados em certas partes dos jogos "The Witcher 3" e "Far Cry 5" (nada demais; em alguns momentos específicos baixava para 50fps).

 

O negócio é que eu não entendo nada de OC, e então comecei a pesquisar e vi que:

1. Meu processador (Ryzen 1500x) tem uma feature chamada XFR, que faz um Overclock automático quando é preciso;

2. OC de GPU não muda muita coisa;

 

Ficou faltando apenas memoria ram... e o OC da mesma faz alguma diferença assim? Para valer a pena o risco, aumento de temperatura (e talvez diminuindo a vida útil) e o tempo que irei gastar para aprender, já que sou leigo em OC e o tempo testando a tensão, clocks e etc...?

 

OBS1: Mesmo o OC manual do Ryzen seja melhor do que o automático, ainda é uma diferença muito pequena em jogos, não?

OBS2: Clicar em "meu PC" em baixo do meu perfil para saber meu setup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você não sabe bem o que está fazendo, ao meu ver não vale a pena.

Overclock acima de tudo é algo arriscado, rompe com o contrato de garantia do produto, e o ganho de performance varia muito entre casos e casos, há games que se beneficiam do clock maior, há outros que os ganhos são marginais.

 

Além do mais, você estará fazendo isso por sua conta e risco; caso queira prosseguir assim mesmo, pode usar o Ryzen Master e ir subindo aos poucos o clock do processador, visto que o clock base dele é de 3.5 GHz, o ponto de partida seriam 3.6 GHz, testa a estabilidade, se estiver ok, sobe mais um pouco (3.7 GHz) e assim vai. Primeiro lidando com o processador, mais tarde com as memórias, começando a 2400 MHz, 2667 MHz, 2800 MHz; é bem provável que a sua memória consiga fazer 2933 MHz com uma certa tranquilidade…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!