Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, tenho uma dúvida a respeito de deixar alguns computadores com IP fixo na rede, vou usar um programa para monitoramento dos mesmos (italc, veyon, etc...) todos estão ligados no mesmo roteador, um TP-Link.

Lá na parte de DHCP está

Start: 192.168.1.100

End: 192.168.1.199

Tenho 20 computadores para reservar IP, qual seria a maneira correta de eu fazer?

192.168.1.101

192.168.1.102

192.168.1.103

....

ou

192.168.1.11

192.168.1.12

192.168.1.13

...

Não sei se precisar esses computadores estar entre o start e o end, ou se tem que ficar fora.

Obs: Aproveitando, quando eu vou deixar ip fixo no pc, tenho que colocar um DNS, qual usar?

Postado

Quanto ao IP, pode ser tanto final {...}.111 ou [...].11, basta voce configurar no seu roteador de uma forma que voce possa colocar. 

Quanto ao DNS, eu coloco o do google, tanto no roteador quanto no computador.

DNS Primario: 8.8.8.8

DNS Secundario: 8.8.4.4

Postado
agora, fredkissfree disse:

@Joao Victor Apuleo tu não entendeu, eu sei que pode mudar no roteador, mas eu gostaria de saber se tem que ficar dentro ou fora da faixa, só isso.

Se quiser limitar à 100 hosts, coloque dentro.
Caso coloque fora, irá sim funcionar e você conseguirá "enxergar" as máquinas normalmente.

adicionado 1 minuto depois

A resposta mais precisa é: Tudo dependerá da máscara pois ela é quem delimita o número de hosts na rede.

adicionado 8 minutos depois

Se sua máscara for por exemplo 255.255.255.0, sua rede estará compreendida com 252 hosts, logo, todo ip setado manualmente irá funcionar até o limite de hosts (a menos que exista algum bloqueio por MAC ou white list, logicamente).

Se informar seu gateway e sua máscara, facilita o entendimento.

Como DNS eu utilizo o 1.0.0.1 como primário e o 1.1.1.1 como secundário.

Caso haja alguma dificuldade em termos de conectividade, utilize o DNS informado pelo seu IPS.

adicionado 9 minutos depois

Dúvida: Você utiliza algum servidor?
Caso sim, deixe apenas um dispositivo como servidor de DHCP (ou o router ou o server).

Postado

Mais recente e *mais rápido. Caso tenha dúvidas, há formar de efetuar benchmarking através de aplicações específicas as quais você pode encontrar pela net (como essa por exemplo: Domain Name Speed Benchmark).

*Depende de alguns fatores como localização do host.

adicionado 2 minutos depois

Faça um teste pingando no 8.8.8.8, outro no 1.1.1.1 e outro no 1.0.0.1 

^_^

Postado
4 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

Mais recente e *mais rápido. Caso tenha dúvidas, há formar de efetuar benchmarking através de aplicações específicas as quais você pode encontrar pela net (como essa por exemplo: Domain Name Speed Benchmark).

*Depende de alguns fatores como localização do host.

adicionado 2 minutos depois

Faça um teste pingando no 8.8.8.8, outro no 1.1.1.1 e outro no 1.0.0.1 

^_^

Bom saber, dei um ping aqui e é realmente melhor, obrigado

Postado

Em relação aos endereços fixos --- e se precisa mesmo deles fixos --- é mais fácil usar os que ficam fora da faixa de endereços em uso pelo servidor DHCP

Mas se você vai usar essas máquinas sempre na mesma rede, note que em geral não se faz isso: os servidores DHCP tem sempre uma lista de reserva de endereços para esses casos. Cada roteador chama de um jeito, mas é uma tabela onde você marca o endereço MAC da máquina e o endereço IP que você quer que ela use e pronto: o servidor sempre vai usar aqueles endereços para aquelas máquinas (desde que use a mesma placa de rede, certo? o endereço MAC é da placa de rede e não do servidor

Em geral você nem precisa digitar o endereço MAC: você conecta a máquina na rede, com endereço dinâmico. Vai onde reserva os endereços na programação do roteador e seleciona a máquina que está conectada e digita o endereço que quer usar, ou aceita o que já está lá. Pronto. Sempre vai usar o mesmo e a partir daí pode redirecionar portas para os serviços necessários para essa estação, tipo 80 para web, 3389 para um RDP, 9 para WOL, E assim não precisa configurar as maquinas em separado

Note que em relação ao DNS um tempo de ping rápido não quer dizer que o DNS vai resolver os nomes rápido. ping só denota conectividade. Um benchmark deve ter endereços reais a  serem resolvidos e tem outros conceitos, como tempo de propagação e localização física na rede, Já que falamos disso, na figura uns tempos de ping para um servidor de DNS da CloudFare --- 1.1.1.1 --- um do Google  --- 8.8.8.8 --- e aquele um que a Microsoft recomenda usar quando o Windows Update começa a falhar seguidamente: 4.2.2.2 :) Em São Paulo

600454010_pingparaalgunsDNSemSP.jpg.cd83c45d6f11532058eb956b45b0fc23.jpg

Se você usar endereços fixos DENTRO da faixa do DHCP por alguma razão, mesmo depois do que eu expliquei, por segurança você deve reservar esses endereços no seu servidor para ter certeza que ele não vai acabar oferecendo esse endereço para outra estação e gerar uma colisão, certo? Pode usar endereços MAC falsos porque só precisa reservar o IP mesmo,  tipo começando por FF;FF

Segue um exemplo da tela num roteador comum desses que a VIVO usa --- RTF3507VW-N1 e um de um roteador antigo D-Link DIR-655

2113150264_reservadhcpvivo.jpg.a5866af7af8894cbefc3968c8665de04.jpg1680870352_reservadhcpdlink.jpg.57693031643e5c37d7408db31e132ea7.jpg

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!