Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Servidor de Arquivos - Google Drive


Kkaibaa

Posts recomendados

Bom dia,

 

Faço parte da T.I de uma empresa de pequeno porte, atualmente temos cerca de 27 Funcionários e 27 Computadores rodando... Nós possuímos um Servidor Físico onde temos o nosso AD, nosso Servidor de Arquivos e nosso Servidor de Impressão. Eu fiquei um tempo fora por motivos particulares e quando voltei recentemente o filho do dono da empresa ( não entende nada de T.I ) deu a ideia de colocar todo nosso servidor de Arquivos dentro do Google Drive.

 

Gostaria de saber se isso é viável, na minha opinião não faz sentido... Mas quem sabe no olhar de quem entende mais que eu tenhas seus prós e contras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kkaibaa Cara, sou profissional da área e tenho a seguinte opinião;

 

  1. Você deve ter e manter seu file server local;
  2. Você deve ter e manter backups desses arquivos;
    1. Caso não tenha uma rotina de backups, sugiro:
      1. Criar uma rotina de backup mensal (toda última sexta-feira do mês, por exemplo);
      2. Criar uma rotina de backup semanal (toda sexta-feira do mês, exceto a última sexta-feira que estará destinada ao mensal, por exemplo);
      3. Criar uma rotina de backup diário (diferencial ou incremental - aí a escolha é pessoal (podemos aprofundar nesse ponto))
    2. Os arquivos de backups (aconselho fitas) deve-se estar em local diferente da sala da TI e o mensal fora da localidade (novamente podemos aprofundar nesse ponto).
  3. Utilizar o Google Drive para compartilhamento de arquivos, como apresentações, com outros funcionários mas nada de grande valor.
  4. A Google tem uma conta empresarial que através dela, pode-se ter uma pasta onde os arquivos que estiverem lá nunca serão apagados, mas como tudo na vida, nada é de graça.
  5. A solução disposta acima é mais custosa e trabalhosa, porém é fácil de se manter/suportar. Já no Google fica "descontrolado/bagunçado".
  6. Aconselho fortemente a fazer um levantamento de prós e contras de cada solução e só apresente ao seu chefe após conseguir (pelo menos tentar) fazer tudo isso. Por fim, exponha a ele pra que assim ele decida o que fazer.

 

Depois vou reler e se faltar algo e editarei, beleza?
Boa sorte e qualquer dúvida, diz aí!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkaibaa, realmente usar o Google Drive como backup de empresa, não é bom. Instala teu backup em outro prédio (pode ser na casa do dono da empresa) conectado por internet. Vantagem, se ficar sem internet por muito tempo, vá até a casa do dono, copia os dados que precisa e depois baixa na empresa, tendo recuperado os dados.

No Google Drive, sem internet, sem backup

Segue as dicas do ThiagoLuiz que como ele fala, trabalha na área e sabe o que está fazendo e te orientando.

Tem que falar como os superiores, que quem for mexer na rede, tem que conhecer para não danificar nada, mesmo que seja o filho. Isto pode dar um prejuizo maior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ThiagoLuiz Bom dia!

 

Então, referente ao que você disse concordo completamente, sobre os backups eu já criei rotinas sim e é feito da maneira que você falou, temos Rotinas Diárias, Semanal e Mensal, ambos feitas em HD's diferentes e dois deles ficam Armazenados em um cofre aqui na empresa que é a prova de chamas e outro é armazenado em um local fora da empresa. Esqueci de mencionar, nos pagamos o G Suite aqui então pra Drive de Equipes temos armazenamento ilimitado, mas pra mim a maior utilidade realmente é compartilhar Documentos e Planilhas pra todos poderem ver e editar ao mesmo tempo e também ser mais fácil o acesso.

 

Eu acho o Google Drive algo muito falho pra ser usado como um servidor de arquivos, fora que a exibição é bem desorganizada e as funções que ele nos disponibiliza não são tão uteis. A minha dificuldade é somente levantas os prós e contras de uma maneira que meu chefe entenda que não é bom se desfazer do servidor físico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme você falou, há aplicações rodando como o AD, certamente o DNS, DHCP, Printer Server e o File Server.

talvez tenha um firewall ou algo do tipo e não ter um server físico é f**** com a equite de TI.

Eu falaria o seguinte:

 

"O fulano deu a sugestão de migrar os arquivos pro Google Drive, okay!
Primeiro, como fazer? (Deixe que o fulano dê a solução).

Em caso de falta de conectividade, o que será feito? (Deixe que o fulano dê a solução).

Em caso de roubo de identidade (da conta gestora), o que fazer? (Deixe que o fulano dê a solução).

Todo e qualquer arquivo terá que ser criado e editado no Google Drive, assim pode-se ocasionar um congestinamento** na rede." O que fazer caso ocorra? (Deixe que o fulano dê a solução).

Como organizar os setores? (Deixe que o fulano dê a solução).

 

**Isso é questionável (além de abstrato) e não tem como ter algo "palpável para mostrar" mas e na hora que "travar" a rede o que será feito para contornar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!