Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá aos amigos do fórum!

Venho buscar ajuda para solucionar esse mistério que é o baixo desempenho da minha GPU. Antes de apresentar o problema deixo a seguir meu setup:

Processador Ryzen 7 1700 Stock Cooler
Placa de Vídeo Zotac GTX 1050ti 4gb

Memória ram Crucial ballistix 8gb 2666 ddr4
MOBO Biostar B350GT5

Fonte EVGA 600W 80 plus prata

Monitor AOC 19 polegadas 60hz

Meu questionamento é o seguinte:

Não importa qual seja o jogo e qual sejam as configurações de perfil de qualidade gráfica a placa nunca passa dos 80% e apenas no CSGO apresenta fps estável em 60fps (pra mim já é suficiente). Um exemplo que deixa essa minha dúvida bem evidente é o World of Warcraft, mesmo na qualidade ultra a GPU não passa de 60% e o fps nunca estabiliza em 60. Já tentei de tudo e estou até enviando um email para a Zotac para tentar entender o problema. Peço que se alguém tiver conhecimento sobre o caso, me ajude a resolver esse mistério. Já penso até em mudar de GPU.

PS: Já atualizei todos os drivers possíveis e imagináveis e nada muda a situação.

Desde já grato pela atenção!

Postado

Se a placa não chega a 100% mas mesmo assim entrega o FPS, está correto, ela simplesmente está parando onde deve para não gastar mais energia do que o normal. Qual são as temperaturas da GPU?

Postado

Já testou em outra placa-mãe? Pelo o que eu já vi sobre reparos de placas de vídeo, pode ser insuficiência de energia. E como é uma 1050ti, toda a energia vem da PCI-Express, pode ser que a placa não esteja rodando em 16x, e sim em 8x ou algo assim. Você possui outros periféricos em outros slots de PCI-Express?

Postado

Não é porque você está jogando que siginifica que cpu e gpu tem que estar sempre sendo 100% usados. O v-sync está ativado? Se estiver ele limita os fps em 60 e reduz o uso de recursos de gpu e cpu. V-sync é muito útil em vários jogos, e inclusive não deixa a temperatura dos componentes subir tanto e diminui o "efeito gargalo"caso exista , mas em alguns outros jogos o v-sync atrapalha muito no desempenho.

Postado

Então @Sergio NewSonic, no caso do Wow desativei o v-sync e realmente deu uma melhorada, apesar de apresentar screen tearing em alguns momentos. Acredito que o problema deve ser meu monitor que é bem simples (19 polegadas - 60hz). Nos outros games eu ainda não testei mas tentarei fazer isso ainda essa semana para ter um posicionamento mais concreto. Só acho que algo não está bem e vou tentar entrar em contato com o fabricante da placa de video e com a Biostar para saber se há alguma maneira de otimizar a PCI - Express e melhorar o desempenho do meu setup.

Postado

Único problema que eu poderia ver de insuficiencia de placa de vídeo, é se o seu processador tivesse placa de vídeo integrada, que estaria utilizando 16x das pistas PCI Express deixando somente x8 para uma placa de vídeo dedicada, porém como não é o caso, eu não sei o que está acontecendo. Por acaso esta placa-mãe possui entrada M.2? E ela está sendo usada?

Postado
7 horas atrás, Lucio Pires Wegner disse:

Então @Sergio NewSonic, no caso do Wow desativei o v-sync e realmente deu uma melhorada, apesar de apresentar screen tearing em alguns momentos. Acredito que o problema deve ser meu monitor que é bem simples (19 polegadas - 60hz). Nos outros games eu ainda não testei mas tentarei fazer isso ainda essa semana para ter um posicionamento mais concreto. Só acho que algo não está bem e vou tentar entrar em contato com o fabricante da placa de video e com a Biostar para saber se há alguma maneira de otimizar a PCI - Express e melhorar o desempenho do meu setup.

Talvez você precise atualizar os drivers do chipset e do PCI_Express da placa-mãe. Você desativou o vídeo onboard no bios?

Postado

Drivers de chipset estão atualizados, mas na bios não tem opção para desativar o video on board, pelo menos não nessa versão que tá instalada na placa-mãe. Assim que eu conseguir um nobreak emprestado vou atualizar a bios pra ver se desbloqueia alguma opção nesse sentido. Como eu atualizaria o driver PCI_E da placa? Acredito que só atualizando a bios da placa certo @Sergio NewSonic?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!