Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Redes de Computadores roteamento Cisco Packet Tracer


Angern

Posts recomendados

Bom dia galera, estou com o seguinte problema :  O ISP está te fornecendo um IP público na sub -rede 189.100.200.152  255.255.255.248, e o IP do gateway é 189.100.200.158. Tenho que tá distribuindo eles a partir de 5 redes (uma para cada departamento), sendo que 4 delas devem se comunicar entre si (RH,comercial,diretoria e area tecnica) mas devendo cada uma delas tá na sua sub-rede especifica e o setor de hotspot deve ser "isolado" das demais. Primeiramente o que eu fiz foi o seguinte:

 

1 - Através da mascara 255.255.255.248 obtive o sufixo e prefixo da rede que no caso é /29, está correto né ?

2 - Com isto descobri a sua faixa de ip disponível que vai de 189.100.200.248 (endereço da rede) até 189.100.200.255 (endereço broadcast).

3 - Montei a rede como segue a foto abaixo (não configurei a do hotspot ainda n)

redes.png.0aebc31f3647858bbca94d12d46da3f7.png

 

4 - Consigo enviar uma mensagem entre os pcs da mesma rede, como por exemplo os pc do RH, entretanto da erro quanto tento enviar do RH para o setor Comercial, sei que tem que fazer a parte de roteamento, mas estou me batendo disto, nas config tem 2 tipos de roteamento, Static e RIP

5 - Quando utilizei o RIP e acrescentei os endereços da rede dos 4 setores que foram no caso o : 192.168.1.0 (RH), 192.168.2.0 (Comercial), 192.168.3.0 (Diretoria) e 192.168.4.0 (Area Tecnica) não obtive sucesso. Agr no roteamento Static n consegui nem sequer configurar para fazer o roteamento, dá um erro referente ao nexthop ( imagem abaixo mostrando as opções do Static) coloquei tb no Network o endereço "primario" 192.168.1.1 que faz referencia ao endereço da interface e assim tb da o mesmo erro

 

1893718965_redes1.png.9184f9c140c7d698ad9c379fba2fc33e.png

 

estou tentando fazer utilizando o nat, fiz até está configuração de nat e mesmo assim deu erro no envio de msg, que no caso foi do setor de RH para o comercial.

 

72381292_redes2.png.68a5530e80cd5545493dc2a57c58da16.png

 

Coloquei o endereço do NAT 1 como 189.100.200.249 com a seguinte mascara 255.255.255.248 na sua configuração e a do ISP como 189.100.200.248.

Sei que da pra fazer este problema sem a utilização de nat (se bem que nem trabalhei da outra forma, que seria colocar um roteador para cada setor com um ip publico, até se fizesse isso cairia no problema de roteamento entre as redes tb 😥), mas queria trabalhar em cima dele pra poder aprender mais sobre o mesmo

Enfim este é o meu problema, se tiver faltando alguma coisa é só falar. Desde já agradeço a ajuda de vcs

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para a comunicação entre os setores RH, comercial, diretoria e área técnica, você não precisa fazer nenhuma configuração de roteamento. Como todas as redes estão diretamente conectadas no mesmo roteador, ele conhece todas elas, e todas as origens e destinos são ele mesmo. O que deve estar havendo é algum problema relacionando a VLANs nos switches ou endereçamento de rede incorreto. Informo quais os endereços de Gateway você está colocando nos PCs, e quais os endereços de IP você está colocando nas interfaces do Roteador que se conectam com os swichtes.

 

Quando você tenta criar rotas estáticas, o erro "next hope", está informando justamente isso, que o próximo salto é uma interface do próprio roteador, ou seja, você não precisa configurar a rota, já que o roteador é o Gateway tanto da rede de origem, quanto da rede de destino.

 

Pelo que eu vi agora, você está tentando fazer o roteador chegar até a rede 192.168.1.0, saindo pelo IP 186.100.200.249.

 

Faz o seguinte, entre no roteador, e poste aqui a saída dos comandos abaixo:

 

sh cdp nei

sh ip int bri

sh run

sh ip route

 

 

Sobre a distribuição de IPs públicos, explique melhor o que você precisa. Se usar o NAT, você vai precisar de apenas 1 endereço IP. Essa parte não ficou muito bem explicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!