Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Falhas no áudio no Windows 10 (com diferentes drivers)


Posts recomendados

Olá.

 

Eu estou com um problema no áudio muito estranho, que eu nunca tive antes em todos os anos que uso PC com Windows. Eu usava o Windows 10 num SSD da Kingston; eu comprei um SSD novo (da Crucial) e instalei o Windows 10 do zero (ISO baixada do site da Microsoft). Reinstalei todos os programas e jogos de novo e passei tudo do SSD antigo para o novo; depois de um tempo comecei a notar falhas no áudio ao usar o headset (Logitech G430). Durante o jogo que eu estava jogando, às vezes dava uma falha no áudio ao reproduzir sons agudos, como se o áudio estivesse "tropeçando" ou "gaguejando", como se fosse lag no áudio; só durava alguns milissegundos. Imagina você andando de skate/longboard em uma pista lisa e de repente a roda do skate passa em um buraquinho; era isso que acontecia com o áudio; e geralmente só acontecia ao reproduzir sons agudos; durante a maior parte do tempo, o som funcionava normalmente. Depois eu comecei a notar falhas no áudio também ao ouvir músicas e assistir vídeos -- ou seja, o problema não era com o jogo.

 

Esse headset da Logitech é 7.1, ele é conectado ao computador por um dispositivo USB, como se fosse uma placa de som externa -- ele precisa de um driver pra funcionar. Como eu tinha instalado o Windows e o SSD novo recentemente, eu instalei também um driver e software controlador mais atual desse headset, em relação ao driver que eu estava usando no meu Windows anterior. Como no meu Windows e SSD anterior eu não tinha esse problema com o áudio (e nunca tive), eu achei que pudesse ser um problema com o driver/software novo. Então eu removi o headset do dispositivo USB e o conectei diretamente na saída de áudio P2 da placa-mãe; ou seja, estaria usando um novo driver; ao invés do driver da Logitech do dispositivo USB, usaria o driver da Realtek, da placa-mãe. Mas não adiantou, continuo tendo o mesmo problema com o áudio.

 

Inicialmente o problema parecia ser só com o headset; eu uso também caixas de som acústicas no PC, e o problema parecia não ocorrer com as caixas de som. Mas depois de um tempo comecei a notar falhas no áudio com as caixas de som também; porém acontece menos que com o headset. As caixas de som são amplificadas e conectadas ao PC através de um DAC (Digital to Analog Converter). É um dispositivo USB que converte o áudio digital do PC para áudio analógico com saídas RCA; também funciona como uma placa de som externa. Ou seja, estamos falando de três drivers de áudio aqui: o do headset da Logitech, o Realtek da placa-mãe e o do DAC das caixas de som. Eu estou tendo falhas no áudio ao usar os três (ligando o headset pelo dispositivo USB, ligando pela saída de áudio P2 da placa-mãe, e também com as caixas de som conectadas ao PC pelo DAC)!

 

Eu não estou mais jogando o jogo que estava antes; agora estou jogando outro (visual novel que o som é basicamente de trilha sonora com vozes dos diálogos), e as falhas de áudio nele, e também ao ouvir músicas e ao assistir vídeos, agora estão parecendo som de estática, de vez em quando dá uns "pops"/"clicks" no áudio, e às vezes umas travadas/tropeçadas, tipo lag, e está acontecendo com frequência, porém mais com o headset do que com as caixas de som.

 

Depois que eu instalei o SSD e o Windows novo, eu comprei um mouse novo, da Razer, e instalei um software da Razer chamado "Razer Cortex". Esse software cria um novo plano de energia no Windows chamado "Razer Cortex Power Plan"; e esse programa, ao rodar um jogo, ele ativa um recurso dele chamado "Game Booster", que altera o plano de energia do Windows para o plano da Razer, libera um pouco de uso da memória RAM, desativa o Windows Update e desativa alguns processos desnecessários do Windows, para aumentar a performance do jogo. Coincidentemente parece que eu comecei a ter problemas com o áudio depois que eu instalei esse Razer Cortex. Mas acho que não tem nada a ver, acho que foi só coincidência, pois mesmo fora dos jogos (com o Game Booster desativado) e mesmo sem usar o plano de energia da Razer, eu fico tendo problemas com o áudio nas músicas e vídeos. Eu já experimentei até fechar o Razer Cortex, mas mesmo fechado eu continuo tendo falhas no áudio, então o fato de eu ter começado a notar falhas no áudio após instalá-lo, acho que foi uma simples coincidência, pois eu comprei esse mouse novo da Razer e instalei o Razer Cortex pouco tempo depois de instalar o Windows novo.

 

Já pensei em problema com codecs (eu uso o K-Lite Codec Pack), mas sempre usei o K-Lite praticamente a vida toda e nunca tive esse tipo de problema. Além disso, quando instalei o K-Lite nesse Windows novo, eu marquei a opção pra instalar os codecs APENAS para o Media Player Classic (o player de vídeo usado pelo K-Lite), e não para o sistema todo. Mas o problema de áudio que estou tendo acontece no sistema todo (jogos, músicas e vídeos).

Até pensei também em problema de eletricidade estática armazenada no gabinete (possivelmente depois que instalei o SSD novo e removi o antigo). O meu PC não é aterrado, pois o sistema elétrico do meu prédio não tem aterramento (é um prédio antigo). Então tentei descarregar uma possível eletricidade estática no gabinete ao tocar com uma mão na parte metálica do gabinete e com a outra na janela de alumínio do meu quarto, mas não adiantou nada.

 

Enfim, não sei o que está causando esse problema estranho e bem chato; algo que nunca tive na vida. Se alguém puder me ajudar, agradeço muito.

 

P.S. Eu também instalei uma versão nova da BIOS quando instalei esse SSD e Windows novos; não sei se isso tem alguma relevância, mas não custa informar.

 

Versão do Windows: Windows 10 Pro x64 (versão: 1809 / compilação: 17763.316);

placa-mãe: MSI Z97 GAMING 3 (MS-7918) (BIOS: American Megatrends v2.10);

processador: Intel Core i7-4790K;

placa de vídeo: AMD Radeon R9 290;

RAM: Corsair Vengeance DDR3 8GB (2x4GB) 1866 Mhz;

SSD: Crucial BX500;

HD: Seagate Barracuda 3TB (2016).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!