Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Essa bomba de água está guardada a meses, não tem mais utilidade como bomba pois a parte da bomba mesmo foi jogada fora, ficando somente o motor. Usei uma vez como gerador, mas é ruim pois ela não gira livre e em hélices pequenas ela dá uma travada. Queria montar um testador de induzidos com a bobina original dela (vem com um termostato junto), posso fazer isso ou o correto é fazer outro enrolamento? Achei interessante pois a parte de cima do núcleo já é dividida, é só dar uma lixada para reduzir os "bicos" e evitar que o induzido caia.

• Membro VIP
Postado

Penso que pro teste ser efetivo, o induzido deve ser idêntico ao que estava na bomba. Um maior claro não vai caber e um menor, sei lá talvez gire. A não ser que pensou em fazer os estatores móveis... pensou nada... acaba de ganhar a ideia de graça né?? 😉

E pra você enrolar o induzido afff... faço nem ideia.  Pelo estilão das bobinas me parece algo bem chato de se fazer artesanalmente. Se algum dia enrolar algum, mostra aí pra nós...

Um outro ponto de vista é a questão do custo. Quanto custa um induzido novo e quanto pretende cobrar pra enrolar um? Algum especial ou fora de linha talvez valha a pena mas um tipo que está em produção... nem tanto.

• Curtir 2
Postado

@Isadora Ferraz Tenho um motor de aspirador, deixei lá em um cara que rebobina motores na minha cidade (e ele cobrou 200 reais para rebobinar o induzido, e bem, praticamente o motor inteiro), mas as carcaças do aspirador já foram fora, então eu queria trazê-lo de volta e rebobinar só para ir aprendendo, conforme eu vou catando uns motores aqui em casa eu arrumo (aqui tem fábrica de móveis, de vez em quando algo dá pau), certo? Mas eu ainda tenho muito que aprender, para você ter noção, não sei nem fazer aqueles "lacinhos" com cordinha para segurar a bobina.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!