Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC Ryzen 5 1600 Temps e vcore na Gigabyte


Johnka

Posts recomendados

Boa noite.

 

Estou com uma duvida em relação ao over com meu ryzen 1600. 

Placa-mãe Gigabyte b450 aorus m.

processador ryzen 5 1600

memórias hyperx 2x8gb 2400mhz

Fonte antec current gamer 520w bronze.

Cooler master tx3

gtx 1070 g1 rock

 

Realizei um over pela bios da Aorus e consegui colocar o processador em 3.95ghz, desativando apenas o turbo e colocando +0,030 na tensão automática.

Rodei o prime95 por uma hora e também testei no 3dmark, cinebench e não ouve travamentos. Quando testei com o prime cheguei a abrir o chrome com um monte de abas abertas e também cheguei até a rodar o prime junto com o 3dmark pra forçar o máximo possível.

Com isso o vcore ficou em 1.272v. E a temp máxima em 76~78.

Eu sei que com o cooler melhor provavelmente iria ficar com umas temps mais baixas, nos próximos meses providencio um. 

Gostaria de saber se esse vcore e essas temps estão normais ou se tem alguma outra forma de saber se esse over está estável.

Achei estranho porque quando fui pesquisar em fóruns. Via o pessoal com placas mais parrudas colocando vcore em 1.35 e acima pra conseguir segurar em 3.8 ou 3.9.

Como essas placas gigabyte tem fama de não terem bios boa para over fiquei na dúvida se esses valores estão corretos mesmo.

Estou falando isso porque não tenho experiência em over. Esse foi o primeiro processador desbloqueado que tive. Por isso resolvi testar.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Johnka disse:

Rodei o prime95 por uma hora e também testei no 3dmark, cinebench e não ouve travamentos. Quando testei com o prime cheguei a abrir o chrome com um monte de abas abertas e também cheguei até a rodar o prime junto com o 3dmark pra forçar o máximo possível.

3DMark é teste para a placa de vídeo; ele até tem uma parte para CPU, mas na real, ela não faz muita coisa. E Cinebench é batata: se seu OC for um lixo, ele até pega, mas fora isso, passa muita coisa por ele, então não use como referência de estabilidade, use no máximo só para medir mudanças no desempenho.

 

E quanto ao P95, não adianta abrir mais coisa, isso só força menos o PC, não mais. Testes de stress devem ser rodados sozinhos, pois usando com outras coisas menos exigentes ao mesmo tempo, você rouba ciclos para dedicar para o chrome ao em vez do teste. E isso que eu nem tenho tanta certeza assim de que o Prime95 seja um teste tão bom para processadores Ryzen, talvez tenham outros melhores...

 

12 horas atrás, Johnka disse:

 Gostaria de saber se esse vcore e essas temps estão normais ou se tem alguma outra forma de saber se esse over está estável.

É, chegando perto dos 80C é meio... sei lá, não tão confortável para um Ryzen. Dá para viver, mas eu tentaria baixar para o máximo ficar mais perto dos 75.

 

12 horas atrás, Johnka disse:

Achei estranho porque quando fui pesquisar em fóruns. Via o pessoal com placas mais parrudas colocando vcore em 1.35 e acima pra conseguir segurar em 3.8 ou 3.9.

Como essas placas gigabyte tem fama de não terem bios boa para over fiquei na dúvida se esses valores estão corretos mesmo.

Fora o fato que eu falei acima (de você não ter colocado o PC em situação difícil), tem que ver a tensão real que está rodando. É possível que você tenha colocado 1.275 e na realidade esteja rodando em 1.4 ou algo do gênero, e conhecendo mobos da GA, isso é até que provável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Fora o fato que eu falei acima (de você não ter colocado o PC em situação difícil), tem que ver a tensão real que está rodando. É possível que você tenha colocado 1.275 e na realidade esteja rodando em 1.4 ou algo do gênero, e conhecendo mobos da GA, isso é até que provável.

As voltagens medi pelo hwmonitor e pelo hwinfo. Agora como você realmente falou essas placas gigabyte são bem bugadas em relação a monitoramento. 

 

1 hora atrás, Imakuni disse:

É, chegando perto dos 80C é meio... sei lá, não tão confortável para um Ryzen. Dá para viver, mas eu tentaria baixar para o máximo ficar mais perto dos 75.

Sobre as temps, como tinha falado o tx3 que estou usando é bem básico e é mais um quebra galho. Eu tinha um Thermaltake frio que é bem superior mas infelizmente incompatível com as furações do socket am4. Pra minha sorte um amigo que usa 1151 se interessou nele e pagou 140R$ nele. Aí peguei um cooler master Masterair Ma410p Rgb por 160R$ (já com frete incluso) que pelo que vi tem bom desempenho e também é compatível com am4. Mas como os correios demoram séculos pra entregar um pac, vou manter o processador no padrão por enquanto.

 

1 hora atrás, Imakuni disse:

E quanto ao P95, não adianta abrir mais coisa, isso só força menos o PC, não mais. Testes de stress devem ser rodados sozinhos, pois usando com outras coisas menos exigentes ao mesmo tempo, você rouba ciclos para dedicar para o chrome ao em vez do teste. E isso que eu nem tenho tanta certeza assim de que o Prime95 seja um teste tão bom para processadores Ryzen, talvez tenham outros melhores...

 

Vou pesquisar depois se existe alguma ferramenta para testar ryzen em específico.

 

Imakuni, Agradeço por ter tirado minhas dúvidas. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...