Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos, mês passado fiz troca de pasta térmica no meu PC, tudo como sempre fiz e nunca deu problema. E desde então bem repentinamente, aleatoriamente o computador desligava, quase nunca estava puxando muito da CPU ou da gpu. 

Pois hoje de noite não teve jeito mais de ligar o bicho, ele liga e fica só reiniciando. Não dá nem tempo do Led da placa-mãe mostrar código, não dá imagem nada. Fui tirando pente a pente de memória, tirando os HDs, cooler, placa de vídeo até que ficou só e somente a placa-mãe a fonte e o processador e mesma coisa só reiniciando. Fiz só com placa e fonte, mesma coisa. Testei só a fonte fazendo jump do verde e preto e ela parece bem normal.

Pra mim parece óbvio que melou a placa-mãe mas alguém tem outra sugestão do que pode ser? Ou alguma sugestão de teste?

Meu setup 

I5 4690k 

Z87x ud3h

4x4gb ddr3 kingston 1866mhz

EVGA 750 B2

EVGA GTX 1080

H100i v2

Infelizmente não tenho a mão aqui outra placa ou processador pra testar. Agradecido! 

Postado

Obrigado pela resposta amigo. Na verdade eu verifiquei isso porque uso aqueles extensores sleevados e aí tirei eles, liguei o cabo da fonte direto, removi duas três vezes tanto o de 24 pinos quanto o de 8 pinos da CPU. Mesmo problema. 

Postado
1 minuto atrás, Ivan Viero Sarturi disse:

Obrigado pela resposta amigo. Na verdade eu verifiquei isso porque uso aqueles extensores sleevados e aí tirei eles, liguei o cabo da fonte direto, removi duas três vezes tanto o de 24 pinos quanto o de 8 pinos da CPU. Mesmo problema. 

O teste conclusivo é arrumar uma fonte emprestada (ou usar alguma fonte reserva que talvez você tenha encostada por aí) e ligar na placa-mãe. Se aparecer o defeito, a placa-mãe dançou, se não aparecer, a fonte dançou.

Postado
agora, Ivan Viero Sarturi disse:

Mas se eu faço o jump da fonte e ela funciona normal, sem desligar, trabalha normal isso já não descarta ela? Haveria motivo pra ela ter algum problema apenas quando ligada no meu computador? 

Certamente que sim! Uma fonte em vazio tem um comportamento. A mesma fonte sob carga pode ter um comportamento bem diferente. Isso está relacionado com a potencia da fonte, a qualidade do projeto, os componentes utilizados e a eficiência energética. Se em determinado momento algum componente da fonte falhar, o comportamento da fonte pode mudar drasticamente quando colocada em condição de carga, ou seja, ela até consegue rodar um cooler que consome 10 Watts, mas um PC consome 150, 200 W ou mais. A possibilidade existe, para ter certeza, só testando.

• Curtir 1
Postado

Fiz um teste que reiterou os resultados. Essa placa-mãe é dual bios, ela tem um switch que te permite selecionar a bios do boot e outro switch que permite ligar e desligar a função dual bios. Esse dual bios é assim pelo que entendi, se a bios que tu liga tem problema ele reinicia na outra bios. Com o dual bios ligado acontece o que descrevi, o PC liga e reinicia, quando isso acontece o Led da bios backup pisca e o main bios desliga, aí o PC é reiniciado e fica fazendo repetidamente isso. Com ele desligado, tanto na bios backup quanto a main, o PC liga mas não dá vídeo, nem no integrado e o Led de erros integrado na placa-mãe fica desligado não mostrando código nenhum. Semana que vem pego uma fonte diferente pra testar. 

Postado
1 minuto atrás, Ivan Viero Sarturi disse:

Fiz um teste que reiterou os resultados. Essa placa-mãe é dual bios, ela tem um switch que te permite selecionar a bios do boot e outro switch que permite ligar e desligar a função dual bios. Esse dual bios é assim pelo que entendi, se a bios que tu liga tem problema ele reinicia na outra bios. Com o dual bios ligado acontece o que descrevi, o PC liga e reinicia, quando isso acontece o Led da bios backup pisca e o main bios desliga, aí o PC é reiniciado e fica fazendo repetidamente isso. Com ele desligado, tanto na bios backup quanto a main, o PC liga mas não dá vídeo, nem no integrado e o Led de erros integrado na placa-mãe fica desligado não mostrando código nenhum. Semana que vem pego uma fonte diferente pra testar. 

Dá um retorno para nós.... assim vamos aprendendo mais!

Postado

Bom, vamos lá então. Deixei passar o feriado de carnaval porque estava sem ideias e fui pensando sobre.

Peguei a fonte do meu amigo, instalei no PC, mesmos problemas, porém percebi que ele tava agora aparecendo digitos no LED embutido da placa-mãe, ou seja, tinha algum código. Isso na bios backup. Fui jogando o switch de ativar e desativar o dual bios e o switch de ligar a placa primeiro no main ou primeiro no backup até que uma hora ele bootou pela bios backup. A main continuou ruim, mas ele ficava ligado por uns instantes e resetava igual. No curto período que ele ficava ligado arrisquei trocar a bios da placa-mãe porque pra mim era ela que tava causando instabilidade e não a fonte. Consegui trocar, antes do PC reiniciar. Pareceu funcionar normalmente. Coloquei a fonte minha de volta, pareceu normal. Coloquei de volta minha GTX1080, reiniciou duas vezes, troquei o cabo PCI-E que vem da fonte pra ela e aparentemente está normal o computador.

Francamente eu não consigo dizer que o problema é a minha fonte ou a minha placa-mãe, pra causar esses resets esporádicos. Rodei o prime95 em simultaneo com o furmark e o PC segurou, demonstrando que é mais improvável que seja a fonte. Agora, se for a fonte, pode ser algum cabo curto circuitado, o PCI-E que removi e coloquei outro. A placa-mãe, me parece difícil de ser porque depois que eu troquei a bios ele boota, até o momento normal.

Pode ser problema de fato nos dois, digo, pode ser algum desgaste que agora está funcionando normal, tá ok. Mas o problema volta em algum tempo. Vou acompanhar e posto aqui daqui uns dias.

Postado

Boa tarde pessoas!

Hoje pela manhã já acordei na curiosidade e fui tentar ligar. Mesmo problema, com dual bios ligado, o PC passa reiniciando. Desligado não chega no post, não aparece código nenhum, nem sinal de ir até um pedaço e desligar, tanto com a bios backup, quanto com a main bios. Resetei através de switch, através de jumper e removendo a bateria da placa-mãe e nada resolveu. Tudo isso foi testado com duas fontes. Com e sem placa de vídeo, com e sem os HDs. Acho que vou encerrar por aqui e deixar concluido que minha placa-mãe morreu de causas desconhecidas, se alguém mais souber alguma coisa pra eu testar, fala aí.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!