Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, Gostaria de receber opiniões a respeito do overclock no meu processador e dos problemas que estou encontrando conforme aumento os ghz.

Primeiramente, a descrição do Hardware:

1. Asus TUF B450;
  2. Ryzen 5 2600;
  3. DDR4 Ballistix Tactical Tracer 3000mhz (OVERCLOCK PARA 3200mhz);
  4. XFX RX 580 8gb
  5. CPU Air - Cooler: Cooler Master MA620P
  6. SSD 120GB
  7. HD 1TB

Estou tentando usufluir da melhor maneira possível do meu Ryzen5 2600, e após 2 meses de uso do computador em stock, comecei a aumentar a frequência e a tensão do processador.

Etapas que passei para chegar no overclock atual (VER IMAGENS):

• Inicialmente, os ghz do processador em stock estavam em 38.5 (3850mhz);
  • Aumentei para 39.5mhz e subi bem pouco a tensão, encontrei estabilidade, mas achei que poderia tirar mais um pouco do processador;
  • Subi para 40.0mhz e deixei a tensão em algo em torno de 1.3v, encontrei estabilidade novamente, e decidi tentar chegar a 41.0mhz
  • Voltei na bios e coloquei 41.0mhz, subi para 1.356v e estou passando por algumas dificuldades e dúvidas, que seguem abaixo...

- O problema, primeiramente é a temperatura. Durante uma partida no APEX, ela não passou dos 80ºC, e antes em stock, ficava até no máximo uns 65ºC. Poderiam dar uma opinião a respeito dos 80ºC?

- Testando no Cinebench R15 obtive os seguintes resultados:

--> 38.5mhz (STOCK) = 1318cb 

--> 40.0mhz 1.3v = 1371cb

--> 41.0mhz 1.356v = 1410cb

- E agora, o mais chato: quando vou rodar o Cinebench R15 novamente para conferir como o processador a 41.0mhz se sai, a tela congela, só sendo possível religar o computador apertando o botão de reiniciar. Estou agora utilizando o processador overclockado em 41.0 escrevendo este post.

Gostaria que me comentassem:

A respeito da temperatura;

Se estou ou não tentando puxar muito do setup;

Se as voltagens estão aceitáveis, se devo ou não aumentar mais;

Os possíveis motivos dos travamentos durante o Cinebench R15.

Qualquer dúvida a mais vou editando o post. desde já obrigado a quem colaborar comigo ❤️

P_20190302_014730.jpg

P_20190302_014746.jpg

Postado

Como você determinou a estabilidade do sistema? Geralmente isso envolve testes de estresse mantendo o processador a 100% durante 12 a 24 horas. Fez essa etapa? Se você vai rodar o Cinebench e trava, evidentemente não está estável.

Na descrição da sua configuração faltou o principal, marca e modelo da fonte.

• Curtir 1
Postado

Fonte PCYes 650W 80 Plus Bronze - Electro V2

Não deixei realizando o teste de stress, apenas usando o cinebench e testando em jogos.

Qual programa poderia utilizar para realizar o teste?

Postado
9 horas atrás, Vinicius Dalalana disse:

- O problema, primeiramente é a temperatura. Durante uma partida no APEX, ela não passou dos 80ºC, e antes em stock, ficava até no máximo uns 65ºC. Poderiam dar uma opinião a respeito dos 80ºC?

Seu cooler é relativamente fraco e por isso o processador esquenta. Não tem nenhum segredo aí.

9 horas atrás, Vinicius Dalalana disse:

Se estou ou não tentando puxar muito do setup;

Os ryzen tem mesmo dificuldade de passar dos 4ghz, qualquer pouquinho já precisa de mais tensão. Até é possível que você consiga estabilizar, mas vai precisar aumentar o Vcore, e portanto a temperatura, e portanto vai precisar de um cooler mais potente.

10 horas atrás, Vinicius Dalalana disse:

Se as voltagens estão aceitáveis, se devo ou não aumentar mais;

Vide acima. Não aconselho que você aumente sem trocar de cooler, e se mantiver o seu atual, eu sugiro inclusive ficar com os 4.0, quem sabe 4.05.

10 horas atrás, Vinicius Dalalana disse:

Os possíveis motivos dos travamentos durante o Cinebench R15.

Overclock instável.

1 hora atrás, Vinicius Dalalana disse:

Não deixei realizando o teste de stress, apenas usando o cinebench e testando em jogos.

Qual programa poderia utilizar para realizar o teste?

Prime95 Small FFT sempre é uma boa opção.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...