Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestões: qual placa de vídeo devo comprar?


Posts recomendados

Quando eu vou rodar um filme num reprodutor multimídia (VLC, MPC, WMP, BSPlayer), o vídeo fica extremamente lento (meio que congelando) e fora de sincronia com o áudio. Até criei um tópico sobre esse problema em outro fórum, se alguém quiser ler, é o seguinte:

https://www.hardware.com.br/comunidade/video-lento/1492953/

Como me foi recomendado adquirir uma placa de vídeo offboard, vim pedir dicas de uma placa boa, compatível com a placa-mãe, que não seja muito cara e que seja fácil de achar.

A minha placa-mãe é:
PCCHIPS
Modelo: P21G 1.0

Se essas informações forem úteis, segue elas também:

Processador: Intel Pentium 4 524
Code Name: Prescott
Package: Socket 775 LGA

Placa de vídeo onboard: VIA/S3G UniChrome Pro IGP

Eu uso o Windows 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/03/2019 às 19:40, maia12 disse:

esse processador é estão antigo em uma placa-mãe tão limitada que qualquer upgrade na minha opinião é desperdiço de dinheiro. 

 

E se eu trocasse o processador, você acha que seria um bom investimento, ou que pelo menos resolveria o problema dos vídeos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, maia12 disse:

quanto você está podendo investir no pc?

 

No momento não estou podendo investir muito, no máximo uns R$100,00. Mas em breve estarei podendo investir mais (gostaria que não passasse de R$200,00, mas se essa quantia for insuficiente para resolver o problema, pode me dar dicas que ultrapassem esse valor).

 

Eu não quero deixar o computador muito bom, eu só quero resolver esse problema dos vídeos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Up.

 

Ninguém tem dicas para me dar? Não tem problema se o valor das dicas ultrapassar R$200,00, podem recomendar mesmo assim.

 

Se acharem que é necessário trocar o processador e ainda colocar uma placa de vídeo offboard, ou fazer ainda mais coisas do que isso, podem me dizer mesmo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode optar por importar que sai pela metade do preço aqui no Brasil porém você pode ser taxado, e a taxa é de 60% do valor do produto, dizem que é acima de 100 dólares que você pode ser taxado mas é mentira, ontem mesmo um headset que comprei da china por 40 reais foi taxado, mas tenho compras de 200 reais que não foram taxadas, então vai da sorte de cada um (foi a primeira vez que fui taxado e já importo a mais de um ano), mas também existem outros riscos como vir com defeito o que quase nunca acontece mas isso não quer dizer que não possa acontecer.

O máximo que eu poderia te indicar com esse orçamento é um Core 2 Quad Q9550 e uma GTX 560 no Aliexpress, também comprei o Q9550 pelo Aliexpress e veio tranquilamente sem ser taxado e funcionando perfeitamente, então vou deixar o link dele aqui

 

Core 2 Quad Q9550 R$100

GTX 560 R$150 ou uma HD 7770 R$150, ou se quiser uma melhor que essas tem a GTX 750 TI R$220, com taxa ficaria assim: 60% de 220 = 132, total com taxa R$352

60% de 150 = 90, total com taxa R$240

60% de 100 = 60, total com taxa R$160

Mas lembrando, ficaria esse valor SE FOR taxado, então compre ciente de que pode sim ser taxado ou até vir com defeito embora a chance seja pouca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, obrigado pelas recomendações, @xidori . Só deixa eu fazer mais umas perguntas:

 

Você tem certeza que esses itens são compatíveis com a minha placa-mãe, certo?

 

Pretendo comprar apenas um item inicialmente, a placa de vídeo ou o processador. Se um item não resolver o problema, aí eu compro o que faltou. Qual você acha que é melhor comprar primeiro (qual tem mais chances de, sozinho, resolver o problema): a placa de vídeo ou o processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, anocarc disse:

Você tem certeza que esses itens são compatíveis com a minha placa-mãe, certo?

Desculpe amigo não tinha visto o modelo da placa-mãe somente a marca, erro meu desculpe, essa placa-mãe é muito antiga, ainda usa memórias DDR, o melhor a fazer é trocar por uma placa-mãe 1155 ou 1151 e pegar um i3 ou um pentium, mas no momento com essa configuração o melhor a fazer mesmo é pegar uma placa de vídeo e depois pegar uma placa-mãe + cpu + memória ram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, xidori disse:

Desculpe amigo não tinha visto o modelo da placa-mãe somente a marca, erro meu desculpe

 

Sem problema.

 

Mas isso quer dizer que tanto as três placas de vídeo quanto o processador que você recomendou são incompatíveis com a placa-mãe?

 

20 horas atrás, xidori disse:

essa placa-mãe é muito antiga, ainda usa memórias DDR, o melhor a fazer é trocar por uma placa-mãe 1155 ou 1151

 

Dei uma rápida olhada bem por cima no preço de placas-mãe 1155 e 1151 e as mais baratas que achei ficam entre 270 e 300 reais. As placas que ficam nessa faixa de preço são boas? Não vou conseguir achar nada mais barato que isso, certo?

 

20 horas atrás, xidori disse:

no momento com essa configuração o melhor a fazer mesmo é pegar uma placa de vídeo e depois pegar uma placa-mãe + cpu + memória ram

 

Mas você acha que só a placa de vídeo já quebra o galho e faz os filmes rodarem normalmente? E se as placas de vídeo que você recomendou são incompatíveis com a minha placa-mãe, teria outra recomendação de uma placa de vídeo que seja compatível com a minha placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, anocarc disse:

Mas isso quer dizer que tanto as três placas de vídeo quanto o processador que você recomendou são incompatíveis com a placa-mãe?

Não existe placa de vídeo incompatível com placa-mãe, apenas processador que não aguente, você pode pegar uma placa de vídeo porém o gargalo vai ser grande e não vai extrair tudo dela, mas o processador é incompatível sim.

 

47 minutos atrás, anocarc disse:

Dei uma rápida olhada bem por cima no preço de placas-mãe 1155 e 1151 e as mais baratas que achei ficam entre 270 e 300 reais. As placas que ficam nessa faixa de preço são boas? Não vou conseguir achar nada mais barato que isso, certo?

Depende muito, modelo, se é usada ou nova, onde vai comprar, recomendo olhar na OLX, vai achar ótimos preços lá

 

48 minutos atrás, anocarc disse:

Mas você acha que só a placa de vídeo já quebra o galho e faz os filmes rodarem normalmente? E se as placas de vídeo que você recomendou são incompatíveis com a minha placa-mãe, teria outra recomendação de uma placa de vídeo que seja compatível com a minha placa-mãe?

O que vai ajudar a fazer os filmes "rodarem" melhor seria mais memória RAM, a placa de vídeo pode ajudar um pouco porém ela é para jogos, inclusive, quantos GB você tem de memória RAM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, xidori disse:

Não existe placa de vídeo incompatível com placa-mãe, apenas processador que não aguente

 

Cuidado com estas generalizações, existem alguns casos de incompatibilidade sim, especialmente em máquinas do Cambriano, com chipsets VIA e SiS e placas de vídeo mais novas. ;)

 

2 horas atrás, xidori disse:

O que vai ajudar a fazer os filmes "rodarem" melhor seria mais memória RAM

 

Ou um processador mais moderno, por causa do conjunto de instruções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, xidori disse:

Não existe placa de vídeo incompatível com placa-mãe

 

18 horas atrás, Evandro disse:

Cuidado com estas generalizações, existem alguns casos de incompatibilidade sim, especialmente em máquinas do Cambriano, com chipsets VIA e SiS e placas de vídeo mais novas.

 

Pois é, estranhei o xidori falar que não existe placa de vídeo incompatível com placa-mãe, porque num tópico que criei em outro fórum e cujo link está no primeiro post deste tópico um membro me ofereceu uma placa de vídeo GeForce 7600 GTS, mas acabaram me avisando que essa placa de vídeo é incompatível com a minha placa-mãe, já que a placa de vídeo é PCI-E  e a placa-mãe é AGP.

 

De qualquer modo, xidori, é certeza absoluta que as três placas de vídeo que você recomendou são compatíveis com a minha placa-mãe?

 

20 horas atrás, xidori disse:

O que vai ajudar a fazer os filmes "rodarem" melhor seria mais memória RAM, a placa de vídeo pode ajudar um pouco porém ela é para jogos, inclusive, quantos GB você tem de memória RAM?

 

Tenho 2,00GB de memória RAM, o máximo que minha placa-mãe suporta.

 

18 horas atrás, xidori disse:

Não vale a pena trocar de processador nessa mobo, ou troca tudo ou só pega mais ram e uma 550 

 

Desculpe a pergunta, mas por que não vale a pena trocar de processador nessa placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, anocarc disse:

mas acabaram me avisando que essa placa de vídeo é incompatível com a minha placa-mãe, já que a placa de vídeo é PCI-E  e a placa-mãe é AGP.

 

Mas aí é outra situação, são slots diferentes, nem entra no que ele falou, e nem precisa ser falado. ;)

 

4 horas atrás, anocarc disse:

De qualquer modo, xidori, é certeza absoluta que as três placas de vídeo que você recomendou são compatíveis com a minha placa-mãe?

 

Atravessando aqui o colega, não, e tem chances de não serem mesmo, porque o chipset da sua placa é de um daqueles fabricantes que eu citei.

Teu problema pode ser, inclusive, processador, e acho até exagero pegar qualquer placa mais forte para a máquina.

 

Uma Radeon HD 2400 seria interessante, não é muito mais recente que o micro, tem um bom desempenho nesta parte de vídeos, consome um fiapo de energia e esquenta menos que a pança de um gato.

Você só vai achar usada, bem barata, e mesmo assim eu não garanto que vá rodar na sua máquina.

 

Eu procuraria alguma loja da cidade pra ver se eles tem como testar uma placa usada deles no micro antes de fechar sua compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/03/2019 às 19:21, anocarc disse:


A minha placa-mãe é:
PCCHIPS
Modelo: P21G 1.0
Package: Socket 775 LGA

Eu tinha uma placa-mãe similar a sua, mas a minha era uma A21G S939 com um Athlon 64bits, na época eu tinha uma placa de vídeo AGP 8X identica a essa: Placa De Video Agp 128 Mb, era fraca, para rodar CS 1.6 servia, nem sabia o que era fps na época. No mercado livre tu vai encontrar diversas placas AGP 8X penso que para tu ver filmes pegando uma de uns 256MB de memória Geforce Fx55000 ou Radeon 9250 ja resolva seu problema, tu sendo de Curitiba talvez ache até algum vendedor da cidade que permita que tu teste a placa antes de comprar. Vai achar por menos de R$ 100,00 essas placas. Só talvez a questão dos drivers seja um pouco mais complexa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, anocarc disse:

 

 

Pois é, estranhei o xidori falar que não existe placa de vídeo incompatível com placa-mãe, porque num tópico que criei em outro fórum e cujo link está no primeiro post deste tópico um membro me ofereceu uma placa de vídeo GeForce 7600 GTS, mas acabaram me avisando que essa placa de vídeo é incompatível com a minha placa-mãe, já que a placa de vídeo é PCI-E  e a placa-mãe é AGP.

Nem sabia que existia slot AGP, não é da "minha época"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Evandro disse:

Teu problema pode ser, inclusive, processador, e acho até exagero pegar qualquer placa mais forte para a máquina.

 

Um tempo atrás me recomendaram um processador P4 da série 600 (630~672). Será que esse processador dá conta do recado? E ele é compatível com a minha placa-mãe?

 

21 horas atrás, Evandro disse:

Eu procuraria alguma loja da cidade pra ver se eles tem como testar uma placa usada deles no micro antes de fechar sua compra. 

 

20 horas atrás, Deoracki disse:

tu sendo de Curitiba talvez ache até algum vendedor da cidade que permita que tu teste a placa antes de comprar.

 

Mas aí eu teria que levar o computador até a loja, certo? Os vendedores não deixariam eu levar a placa para testar em casa, certo?

 

A propósito, em 2016, quando eu ainda usava o Windows XP e tinha só 1,00GB de memória RAM, o computador apresentava o mesmo problema (mas só com filmes 1080p, filmes 720p rodavam normalmente, pelo que me lembro) e eu o levei num técnico. O técnico fez um teste colocando uma placa de vídeo no computador e os filmes 1080p voltaram ao normal (pelo menos quando não havia mais nenhum programa aberto; se abrisse algum programa enquanto o filme rodava, o problema voltava, pelo que me lembro), mas eu nem levei a placa.

 

Será que não seria uma boa ideia eu levar o computador no mesmo ou em outro técnico para que ele teste alguma placa de vídeo ou processador? Ou ele acabaria cobrando mais caro pela peça (e mais a mão de obra) de modo que sairia mais barato eu mesmo comprar?

 

21 horas atrás, Deoracki disse:

Só talvez a questão dos drivers seja um pouco mais complexa.

 

Por quê? Você acha que eu teria problemas em instalar os drivers da placa de vídeo offboard?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, anocarc disse:

 

A propósito, em 2016, quando eu ainda usava o Windows XP e tinha só 1,00GB de memória RAM, o computador apresentava o mesmo problema (mas só com filmes 1080p, filmes 720p rodavam normalmente, pelo que me lembro) e eu o levei num técnico. O técnico fez um teste colocando uma placa de vídeo no computador e os filmes 1080p voltaram ao normal (pelo menos quando não havia mais nenhum programa aberto; se abrisse algum programa enquanto o filme rodava, o problema voltava, pelo que me lembro), mas eu nem levei a placa.

 

Será que não seria uma boa ideia eu levar o computador no mesmo ou em outro técnico para que ele teste alguma placa de vídeo ou processador? Ou ele acabaria cobrando mais caro pela peça (e mais a mão de obra) de modo que sairia mais barato eu mesmo comprar?

Seria uma opção se tu conhece alguém que poderia testar, de qualquer forma se tu vai levar para testar não é obrigado a comprar a placa.

2 horas atrás, anocarc disse:

Por quê? Você acha que eu teria problemas em instalar os drivers da placa de vídeo offboard?

Não vai ter drivers atualizados para o windows 7, mas vai achar os drivers compativeis sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, anocarc disse:

Um tempo atrás me recomendaram um processador P4 da série 600 (630~672). Será que esse processador dá conta do recado?

 

Provavelmente não, é uma peça de uns 15 anos de idade e não tem uma certa quantidade de instruções modernas que permitem ao processador reproduzir os vídeos sem esforço.

 

3 horas atrás, anocarc disse:

E ele é compatível com a minha placa-mãe?

 

Não consigo saber, não acho informações sobre ela. :(

 

3 horas atrás, anocarc disse:

Mas aí eu teria que levar o computador até a loja, certo? Os vendedores não deixariam eu levar a placa para testar em casa, certo?

 

Sim, e provavelmente não.

 

--

 

Sinceramente?

Você deve conseguir comprar uma máquina mais moderna, usada, por uma pouca grana aí em Curitiba.

Um Core 2 Duo / Quad ou Phenom X2 já ajudam, especialmente se forem dos mais recentes e te permitirem uma placa de vídeo externa como a HD 2400 que eu falei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Evandro disse:

 

Não consigo saber, não acho informações sobre ela.

 

Fui dar uma pesquisada sobre a minha placa-mãe e encontrei uma lista dos processadores compatíveis com ela:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-965278385-placa-me-pcchips-p21g-v10-socket-775-_JM

 

E o processador que eu uso, o Intel Pentium 4 524, não aparece na lista. Isso quer dizer que o meu processador não é compatível com a minha placa-mãe?

 

22 horas atrás, Evandro disse:

Você deve conseguir comprar uma máquina mais moderna, usada, por uma pouca grana aí em Curitiba.

Um Core 2 Duo / Quad ou Phenom X2 já ajudam, especialmente se forem dos mais recentes e te permitirem uma placa de vídeo externa como a HD 2400 que eu falei.

 

Não entendi direito essa parte. Você está me recomendando comprar um outro computador que possua um desses dois processadores, é isso?

 

Se for esse caso, não sairia mais em conta eu trocar apenas a placa-mãe, o processador e comprar uma placa de vídeo offboard? Caso os 2,00GB de memória RAM que eu tenho sejam insuficientes para uma placa-mãe nova decente, eu ainda tenho outros 4 módulos de 512mb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, anocarc disse:

Fui dar uma pesquisada sobre a minha placa-mãe e encontrei uma lista dos processadores compatíveis com ela

 

Complicado isso, lista não oficial.. :(

 

12 horas atrás, anocarc disse:

Não entendi direito essa parte. Você está me recomendando comprar um outro computador que possua um desses dois processadores, é isso?

 

Se for esse caso, não sairia mais em conta eu trocar apenas a placa-mãe, o processador e comprar uma placa de vídeo offboard? Caso os 2,00GB de memória RAM que eu tenho sejam insuficientes para uma placa-mãe nova decente, eu ainda tenho outros 4 módulos de 512mb.

 

Sim, mas é que comprar só as partes pode ser mais difícil e até mais caro.

 

4 pentes eu não acho uma boa, especialmente nestas máquinas antigas onde o controlador de memória ficava no chipset.

 

Foi só uma sugestão. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...