Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Wifi somente 30mb, assino 100mb. 2 roteadores testados..


lakf

Posts recomendados

Boa noite senhores,

 

Uma questão me perturba. Desde que me mudei e assinei uma internet de 100mb, só recebo 30mb por wifi. Ou seja: se eu baixo somente no pc, são 30mb, uns 3 e alguma de download. Se tento testar download em 3 dispositivos ao mesmo tempo, são 10 pra cada, 1mb/s pra cada. No cabo vem esses lindos 100mb, tranquilamente.

 

Inicialmente achei que o roteador da operadora era lixão. Comprei um C7, da tp link. Bonitão, tem processador, ram e.... 30mb no ar.

 

Passei o final da tarde de hoje (ontem) com um operador do isp, mas ele ajudou até certo ponto. Conseguia pegar sem conflito 60 no pc e 20/20 no cel e notebook, mas, chegando em casa depois de um compromisso, voltou aos 30mb. Não, o operador não me contou o que ele fez (e quando cheguei em casa tinha uma conexão estranha no meu wifi, mudei as senhas do router e subitamente ela não mais voltou.. enfim, sem especulações hahaahha)..

 

Tentei mudar de canal, mudar banda... Genuinamente não sei mais o que fazer.

 

Vamos lá:

 

Celular é um Umidigi Crystal, estou usando na banda 5ghz

No desktop (um i7 3770 com 8 de ram) estou usando um adaptador usb, o dlink dwa 132n (é lixo, mas o ponto aqui não é o adaptador, é o limite "hard" do roteador no wifi)

No notebook tem uma realtek rtl8188ce pci-e habilitada pra n também

 

Achei curioso pois acabei de testar os canais e largura de banda. Genuinamente não sei mais o que fazer, por isso estou aqui pedindo vossa ajuda.

(sim, último firmware do router, das placas.. tudo ok. mesmíssimo problema do roteador anterior)

( ps²: por gentileza, não sugiram "compra um cabo e cabeia". se fosse pra cabear não tinha comprado um c7). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lakf Dependendo da localização onde o roteador está ocorre perdas, ainda mais em caso de wi-fi.

 

O indicado para wi-fi é colocar modem/roteador* no alto e longe dele coisas que atrapalhe conexão.

 

Lembre-se, se o roteador está na sala e você vai para a cozinha, mas tem 3 paredes no trajeto, além de móveis, isso também atrapalha.

 

De fato eu diria para cabear e diria que poderia ser limitação do roteador, porém o roteador trabalha em velocidade de 10/100/1000Mbps, então pode nem ser a taxa dele.

 

As vezes ocorre problemas também quando o hardware não acompanha a velocidade da rede, eu tive um note que não dava para rodar vídeos em 720p no Youtube mesmo com 10mb de rede, conclusão, o aparelho não acompanhava, depois que troquei de máquina foi possível rodar até 1080p.

 

 

*Modem/roteador: Colocado assim porque as vezes a operadora fornece modem que já tem a função de rotear a internet, e ainda que não seja assim, pode-se usar para definir ambos.

 

1 hora atrás, lakf disse:

Comprei um C7, da tp link. Bonitão, tem processador, ram e...

Pode ser que eu tenha visto errado em minha pesquisa, mas um C7 da TP-Link não tem processador, ram e afins, até porque ram seria mais para pc e outros eletrônicos que de fato precisem, e em minha pesquisa não mostrou isso, no site do fabricante mesmo, não cita nada.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia senhores,

 

4 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

s vezes ocorre problemas também quando o hardware não acompanha a velocidade da rede

Os dois computadores que eu testei tem ssd. Como disse, é uma limitação hard de 30 mega no ar, não limitação do hardware.

 

4 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Lembre-se, se o roteador está na sala e você vai para a cozinha, mas tem 3 paredes no trajeto, além de móveis, isso também atrapalha.

 

1 hora atrás, Felizeus disse:

Teste do lado do roteador os seus aparelhos

 

Já realizei esse teste também. Com o celular em cima do aparelho e o notebook ao lado, cada um ganha 15mb.

 

1 hora atrás, Felizeus disse:

se continuar o problema coloque o cabo entre ele e o note e veja

 

6 horas atrás, lakf disse:

o cabo vem esses lindos 100mb,

 

Citei que esse não é o problema também.

 

Obrigado por hora senhores

adicionado 18 minutos depois

https://emulator.tp-link.com/emulator_c7v5/index.html

 

caso alguém queira "olhar" dentro, da própria tplink

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, lakf disse:

Os dois computadores que eu testei tem ssd. Como disse, é uma limitação hard de 30 mega no ar, não limitação do hardware.

Ter SSD não é garantia de que o computador vai acompanhar o desempenho da internet.

 

É como eu falei do meu caso, com note ruim e internet boa, não dava pra assistir vídeo a 720p, já com pc novo e a mesma rede de antes, dá para ver vídeos a 1080p.

 

Pode de fato ser seu computador que não está acompanhando o desempenho da internet, mas isso não tem nada ligado a SSD.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Elder Nauvirth disse:

Ter SSD não é garantia de que o computador vai acompanhar o desempenho da internet.

 

É como eu falei do meu caso, com note ruim e internet boa, não dava pra assistir vídeo a 720p, já com pc novo e a mesma rede de antes, dá para ver vídeos a 1080p.

 

Pode de fato ser seu computador que não está acompanhando o desempenho da internet, mas isso não tem nada ligado a SSD.

Entendi. É que como disse, quando cabeio o notebook (o elo mais fraco da corrente digital aqui de casa) ele baixa a uns 100 de buenas. Tanto steam quanto speedtest quanto no fast. O desktop eu não cabeei pra testar, mas ele é o elo mais forte daqui, pczão pra jogo, sabe? E o celular também, não é dos piores, o único amiguinho dos 3 que tem antena pra receber 5ghz..

adicionado 4 minutos depois

Hoje depois que voltei do serviço tentei algo novo. Liguei o roteador porqueira da operadora de internet e usei o roteador bom pra só "repetir" o sinal (cabeado, óbvio). Não adiantou nada 😛

 

No momento estou usando o wireless 2.4 somente banda n, largura 20mhz e, em dois dispositivos (ainda não desembalei o notebook da mochila) eu consegui 50 no total (28 no pc, 22 no cel, ao mesmo tempo, pc no 2.4ghz, cel no 5ghz). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lakf Dependendo do ano de cana equipamento sempre vai ter um melhor que o outro no cabo.

 

O seu pc é com processador da 3ª Geração ainda, então tem chance de não acompanhar visto que a mobo é para a época do processador, mesmo que seja pc para jogo, isso também não diz nada.

 

Celular para não receber bem o sinal depende do aparelho e tecnologia usada, mas já ter antena para 5ghz é bom, embora a maioria ainda opere com 2.4ghz.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei um 4rto brinquedo na jogada, um lg g3. Ele pega 100 no down LINDAMENTE. Estou comprando agora uma placa pcie 5ghz. 

 

Ainda não sei o que faz o 2.4 ser tão zicado (tá vindo 50 no pc e 50 no g3). 

adicionado 1 minuto depois
35 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

O seu pc é com processador da 3ª Geração ainda, então tem chance de não acompanhar visto que a mobo é para a época do processador, mesmo que seja pc para jogo, isso também não diz nada.

Se o notebook que tem um processador equivalente a meia batata (nem é uma inteira) acompanha, não imagino por qual motivo um i7 que mesmo de 2012 dá bench igual ao seu de 2018 não consiga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lakf TecMundo Explica: WiFi - qual a diferença entre 2,4 GHz e 5 GHz [vídeo]

 

Tecnologias empregadas no pc muda a cada tempo, sempre é bom ver as diferenças.

 

Sempre tem algo que as empresas mexe para um aparelho parecer melhor na questão de rede, deve ser por isso que um pc mais antigo não acompanha o desempenho de uma rede de alta potencia, já que a porta de rede da mobo acaba limitando para o da época.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@lakf TecMundo Explica: WiFi - qual a diferença entre 2,4 GHz e 5 GHz [vídeo]

 

Tecnologias empregadas no pc muda a cada tempo, sempre é bom ver as diferenças.

 

Sempre tem algo que as empresas mexe para um aparelho parecer melhor na questão de rede, deve ser por isso que um pc mais antigo não acompanha o desempenho de uma rede de alta potencia, já que a porta de rede da mobo acaba limitando para o da época.

Sim sim.. Contudo genuinamente não creio que seja esse o caso.. Vou comprar uma placa de rede sem fio pcie que suporte a frequência de 5ghz, tendo em vista que o celular (que é novo, MUITO mais novo que o g3) que eu uso aparentemente não "aguenta" a rede 5ghz apesar do g3 aguentar.. Então deve ser um problema na frequência 2.4. 

 

Analisando aqui os canais dos vizinhos, notei que estou num canal bom, sem muito overlap. Deve ser isso (mais a largura de banda) que "melhorou" a conexão aqui pra uns ~50. Testei um update no steam e ele chegou a 5.5mb/s acho (era pequeno, não deu pra subir mais pois acabou). 

 

Eventualmente seria pertinente se eu achasse uma solução que não envolva uma placa de 300 pila, mas provavelmente essa solução envolve um cabo azul de 30 reais mesmo hahahahhaha

 

Mundo cão, a gente manda o homem pra lua, mas não consegue mandar 100mb por wifi 2.4....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

 Trabalhei em provedores de internet por algum tempo, e por experiência com testes de banda, na melhor das hipóteses a velocidade máxima alcançada na rede 2.4GHz é de 40~60Mbps e na 5GHz até uns 400Mbps. Isso em celulares high-end como iPhones e Galaxy. Por mais que você trabalhe os canais e a distância do roteador, dificilmente sairá da faixa dos 60Mbps em 2.4GHz.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/03/2019 às 16:24, Diego Paulo disse:

Olá,

 

 Trabalhei em provedores de internet por algum tempo, e por experiência com testes de banda, na melhor das hipóteses a velocidade máxima alcançada na rede 2.4GHz é de 40~60Mbps e na 5GHz até uns 400Mbps. Isso em celulares high-end iPhones e Galaxy.

Obrigado.. Imaginei que a limitação seria na rede 2.4 mesmo.  Achei que um roteador mais potente poderia contornar essa "limitação", mas não.. Negócio é deixar o desktop no 5ghz mesmo então.. Que pena :( Obrigado pela resposta

adicionado 4 minutos depois

@Diego Paulo Aliás, alguma dica de como chegar nesse limite? Pois como comentei, minhas dificuldades estão numa limitação de 30mb no ar, daí mexendo com canais e largura de banda, acabei de baixar com 4,8mb/s.. Só isso que eu consigo fazer mesmo ou tem algo a mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Update:

 

Testei agora pareando o roteador Archer C7 (que já estava na infraestrutura) com o adaptador de rede pcie Archer T9E: 100mb na banda 5ghz. 

 

@Elder Nauvirth

Em 08/03/2019 às 17:45, Elder Nauvirth disse:

@lakf Dependendo do ano de cana equipamento sempre vai ter um melhor que o outro no cabo.

 

O seu pc é com processador da 3ª Geração ainda, então tem chance de não acompanhar visto que a mobo é para a época do processador, mesmo que seja pc para jogo, isso também não diz nada.

 

Celular para não receber bem o sinal depende do aparelho e tecnologia usada, mas já ter antena para 5ghz é bom, embora a maioria ainda opere com 2.4ghz.

 

Como já disse, meu benchmark é igual o seu. Só que levou 6 anos pra amd fazer com seu ryzen o que meu intel fazia em 2012 :)

 

Enfim senhores, a quem veio aqui achando que teria uma solução fácil de uma maior velocidade em uma banda 2.4ghz, é o que o Sr. @Diego Paulo comentou mesmo: 2.4ghz vai chegar em 60mb em condições ideais de temperatura e pressão. 

 

Se você quiser algo maior que 60mb pelo ar, terá que investir em uma rede 5ghz. Senão, o bom e velho cabo RJ45 mesmo, que é MUITO mais barato e dá bem menos dor de cabeça.

 

Obrigado a todos que responderam a este tópico,

Sejam sempre excelentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!