Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

galera, montei um computador hoje pro meu sobrinho com peças que usei no meu PC a um tempo atrás... Fui fazendo upgrade e guardando as antigas já pra isso.. Porém hoje ao ligar, o computador dele passou 2horas +/- ligado e desligou sozinho.. 2sec após ele ligou e ficou travado na tela que indica as teclas pra ir pra BIOS, boot e etc.. isso quando ele não desligava e ligava dnv.. Tirei a tampa e vi que estava muito quente..

As especificações do PC:

Gabinete Blue Case Gamer BG 015

placa-mãe : Asus M5A78L-M PLUS

Placa de vídeo : R9 Rx 270 4GB

4GB RAM Kingston 1333

1TB HD Seagate

Processador AMD FX4300 3.8Ghz

FONTE XIGMATEK X-CALIBRE 500W

2 FAN 12w 120mm (um na frontal e um em cima)

minhas dúvidas são as seguintes.. 

essa fonte aguenta essas configurações?

Tenho uma de 460w da HP, vocês acham melhor eu colocar ela no lugar?

Quando toquei na placa de vídeo e na placa-mãe estavam muito quente.. o que faço pra refrigerar melhor?

e essa parada dele desligar sozinho é por causa da fonte ou de estar super aquecendo?

estou postando aqui, por ser muitas dúvidas e eu acreditar ter algo mais haver com a refrigeração... Mas se eu estiver postando na área errada, me desculpem desde já!

@edit : esqueci de dizer que o cooler a vai em cima do processador faz um barulho q parece uma Nave kkkk

Postado

Eu diria a você para trocar essa fonte da xigmatek o quanto antes. Pois elas são uma bomba. Recomendo ver esse vídeo de 3 minutos sobre os testes da xigmatek: YouTube.

Dá uma acessada nesse tópico que fala sobre quais marcas confiáveis de fonte aqui.

Como está o fluxo de ar no seu gabinete? Consegue tirar uma foto mostrando as fans? E a pasta térmica? Como está?

Recentemente tive um problema quase igual o seu, porém, foi o processador que estava aquecendo bastante durante a jogatina e tive que trocar o cooler box para um air cooler para resolver meu problema. Se quiser dá uma acessada no meu tópico vou deixar o link aqui.

• Curtir 1
Postado

Monitore as temperaturas com o software :

https://www.cpuid.com/programas/hwmonitor.html

Verifique se a pasta térmica do processador está dando conta de resfria-lo , geralmente quando o processador esquenta de mais o PC desliga por segurança , verifique as temperatura de tudo e se notar algo estranho poste aqui. Falando da fonte tente troca-la pois fontes genéricas geralmente não fornece a energia que está estampada nela , podendo assim desligar o PC quando não dão conta. 500w é mais que suficiente para essa configuração , mas se tratando de fonte é melhor sobrar do que faltar caso for comprar uma nova pegue uma de 600W.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, IgorAlexandre disse:

Eu diria a você para trocar essa fonte da xigmatek o quanto antes. Pois elas são uma bomba. Recomendo ver esse vídeo de 3 minutos sobre os testes da xigmatek: YouTube.

Dá uma acessada nesse tópico que fala sobre quais marcas confiáveis de fonte aqui.

Como está o fluxo de ar no seu gabinete? Consegue tirar uma foto mostrando as fans? E a pasta térmica? Como está?

Recentemente tive um problema quase igual o seu, porém, foi o processador que estava aquecendo bastante durante a jogatina e tive que trocar o cooler box para um air cooler para resolver meu problema. Se quiser dá uma acessada no meu tópico vou deixar o link aqui.

No momento eu estou sem money pra comprar uma fonte nova.. porém eu tenho uma da HP que de 460w. Será que é melhor do que usar essa da xigmatek?

Daqui a pouco eu posto.. mas estou pensando em trocar, pois vi um topico que é legal ter uma na traseira pra expulsar o ar quente da cpu, correto? no momento está uma em cima, apontada pra baixo, e uma na frontal apontada pra placa-mãe..

A questão da pasta térmica, está nova. porém eu não sei qual pasta foi usada. Tive que levar em um "técnico" aqui perto de casa pra comprar uma peça que trava o Coler Box na placa, porque tinha perdido a minha, dai ele me arrumou uma e já colocou a pasta e um spray lá que esqueci o nome. Mas eu tinha comprado uma z5 deepcool pra passar.

Fiz um teste com o mesmo programa que você usou pra saber a temperatura do seu, no seu topico, Porém testei com o APEX Legends, e a temperatura do PC chegou a 60, junto com o uso 100% da CPU.. isso só no MENU. Não cheguei a testar ingame. porém parecia que tinha chegado no maximo dela.. e como eu disse, eu to sem dinheiro no momento pra uma fonte ou Wc/AirCooler

8 horas atrás, Felizeus disse:

Monitore as temperaturas com o software :

https://www.cpuid.com/programas/hwmonitor.html

Verifique se a pasta térmica do processador está dando conta de resfria-lo , geralmente quando o processador esquenta de mais o PC desliga por segurança , verifique as temperatura de tudo e se notar algo estranho poste aqui. Falando da fonte tente troca-la pois fontes genéricas geralmente não fornece a energia que está estampada nela , podendo assim desligar o PC quando não dão conta. 500w é mais que suficiente para essa configuração , mas se tratando de fonte é melhor sobrar do que faltar caso for comprar uma nova pegue uma de 600W.

Monitorei a temperatura do PC com o Apex legends rodando, e chegou a 60 com 100% de uso do pc.. não cheguei a testar com o game rodando mesmo.. só no Lobby..

Estou com uma fonte da HP de 460w, será que se eu colocar ela pra segurar até eu arrumar dinheiro pra comprar outra, dá bom?

Postado

acabei de trocar a pasta térmica do processador e do processador da placa de video.. deu uma diferença de 15 graus +/-.. agora trava nos 45,47.. estava uma branca, coloquei a z5 deepcool.

também troquei a posição do cooler frontal, e coloquei na traseira pra ele tirar o ar e expulsar..

porém a minha placa de video está pelando.. eu coloco a mão em cima daquela plaquinha que fica virada pra cima, e ela ta fritando.. não consigo deixar 5 sec a mão em cima dela 😧

WhatsApp Image 2019-03-08 at 15.44.27.jpeg

WhatsApp Image 2019-03-08 at 15.44.26.jpeg

Postado
1 hora atrás, Felizeus disse:

@jands As placas da AMD são bem quentes mesmo , tenho uma R7 360 ASUS Dual Fan e bate 80 graus na jogatina , mesmo parecendo que ela tá pelando o negocio é monitorar que ela não passe dos 80 , e sobre a fonte aguenta sim , troque e veja se o desempenho melhora e as temperaturas diminuem.

Vou trocar mesmo pra vê se resolve.. meu sobrinho disse que continua reiniciando.. mesmo dps de ter trocado as pastas térmicas e mudado a posição de um Fan...

Vou pesquisar algum W Cooler ou um Air Cooler.. me recomenda algum?

Ou eu começo trocando essa fonte bomba?

Postado
10 minutos atrás, Felizeus disse:

@jands Comece pela fonte , faça um teste ligue o ventilador virado pro lado do PC com ele aberto e veja se mesmo assim ele continua reiniciando.

Vou fazer isso mesmo.. Vou ligar a fonte do meu PC nele.. se continuar volto pra antiga e coloco meu Walter cooler até descobrir o que pode tá causando os reinicios.. ir testando um por um! 

Muito obrigado pela a sua ajuda e seu tempo, Felizeus!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...