Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá senhores! Atualmente uso uma placa-mãe B250m Mortar da MSI e um g4560 (pretendo migrar para os Ryzen em breve), e tenho  2 pentes de 4gb 2400mhz . Pretendo colocar 16gb de RAM futuramente. Minha dúvida é se, teoricamente, haveria diferença de usar 4 pentes de 4gb para 2 de 8gb em dual channel. Há alguma perca/ganho de velocidade, ou é basicamente a mesma coisa!?!? Pretendo ficar com 16gb de RAM por um bom tempo, mais que isso eu não vejo necessidade, uma vez que apenas uso o PC para jogos e pacote office para a faculdade. Não sei se compro mais 2 pentes de 4gb ou vendo eles e pego dois de 8gb(talvez até com uma frequência maior de 2666/3000mhz) . Espero ter sido claro ao expor a dúvida 😅, grato pela atenção! 

• Membro VIP
Postado

@K1LL3RPRO geralmente se perde, em clock, em latência, em estabilidade e até em compatibilidade.

Dê uma olhada no manual da placa-mãe para ver caso a caso.

A minha, por exemplo, não permite clocks maiores que 2666 quando se usa 4 pentes.

Acho melhor trocar os seus pentes.

Mas, na real, os 8 estão te fazendo falta?

Eu passo de 8 aqui caprichando nas coisas que faço no micro.

Postado

@Evandro Valeu as dicas! Atualmente ainda não está fazendo falta a memória RAM, é que eu acho que vou aproveitar a queda dos preços e fazer uns upgrades e tudo o mais. Pretendo pegar um Ryzen 1600 primeiro (o preço do i7 dá para comprar um ryzen + mobo am4 kk), mas está difícil achar uma placa-mãe decente a um preço justo. Acho que vou ir de 2 pentes de 8gb mesmo  e aproveito para pegar alguma com clocks maiores. 

Postado
26 minutos atrás, K1LL3RPRO disse:

Olá senhores! Atualmente uso uma placa-mãe B250m Mortar da MSI e um g4560 (pretendo migrar para os Ryzen em breve), e tenho  2 pentes de 4gb 2400mhz . Pretendo colocar 16gb de RAM futuramente. Minha dúvida é se, teoricamente, haveria diferença de usar 4 pentes de 4gb para 2 de 8gb em dual channel. Há alguma perca/ganho de velocidade, ou é basicamente a mesma coisa!?!? Pretendo ficar com 16gb de RAM por um bom tempo, mais que isso eu não vejo necessidade, uma vez que apenas uso o PC para jogos e pacote office para a faculdade. Não sei se compro mais 2 pentes de 4gb ou vendo eles e pego dois de 8gb(talvez até com uma frequência maior de 2666/3000mhz) . Espero ter sido claro ao expor a dúvida 😅, grato pela atenção! 

Melhor se limitar a dois pentes, para evitar uma série de problemas que estão sujeitos a acontecer, quando se usa 4 pentes não rigorosamente iguais. Quantidade de chips de memória por pente, por exemplo, costuma causar incompatibilidades.

Postado

@Wal SJC Agradeço as dicas de vocês, não fazia ideia que haviam tantos pormenores e tal. Valeu!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...