Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu dei uma lida nos tópicos daqui e primeiramente comprei um filtro de linha da clamper, pois estava usando o estabilizador da SMS.

Meu setup atual é o seguinte:

placa-mãe: ASUS H81M-CS/BR
CPU: Intel Core i7-4790K

RAM: 2 x 8GB DDR3 1330MHz
GPU: GTX 1060 6GB GDDR5 da EVGA (diz superclocked na capa mas não tenho certeza da veracidade disso)
Armazenamento: Vou colocar 1 SSD de 480GB da Kingston e tenho 2 HDs um de 2TB Barracuda da Seagate e 1 antigo de 320GB da Samsung
Tenho um leitor de blu-ray mas não está ligado na fonte ou placa, não uso ele para nada praticamente.

A fonte que alimenta tudo isso atualmente é a CX550 da Corsair. Mas recentemente quando desliguei o PC no outro dia não queria mais ligar, não girava nenhuma fan, não ligava nenhuma luz exceto a de conexão do cabo ethernet na placa-mãe. Eu moro em frente à praia e a maresia ataca muito as peças aqui, eu joguei limpa contato dentro da fonte e nos conectores dei uma limpada e esperei um tempo para tudo secar e o PC ligou novamente. (Isso aconteceu mais de uma vez no último mês)

Desde então eu estou tentando manter ele ligado o máximo de tempo possível, me falaram que fazer isso desacelera a ação da maresia nele, não sei se é verdade, mas se está funcionando é melhor do que não conseguir mais ligar.

Estou planejando trocar essa fonte por causa desse problema e buscando uma fonte boa. Li por aqui que as recomendadas são:

Antec;

Corsair;

EVGA;

PCYes!;

Seasonic;

Silverstone;

XFX.

Pelo que vi nos calculadores de fonte da outervision, seasonic e cooler master esse setup vai puxar uns 400 e poucos Watts e é recomendável uma de uns 450-500W.

Minha preferência seria de uma 80 plus gold, ainda mais se manter o PC ligado realmente proteger ele da maresia, para gastar menos na energia elétrica.

Algumas opções que encontrei foram:

Corsair TX550M 80P Gold Semi Modular
Corsair RM550X 80P Gold Modular

EVGA 650W 80P Gold Semi Modular (essa tá por 530 + frete na Kabum)
EVGA 550W 80P Gold Modular

O que vocês acham? Alguma sugestão? Deixar o PC ligado realmente protege ele mesmo que pouco? Teriam outra sugestão para proteger o PC da maresia?

• Coordenador
Postado

@Orestes Bastos O ideal antes de trocar a fonte seria testar outra fonte nessa máquina. Assim você teria certeza do problema. Contudo, como você disse que usou estabilizador, é bem capaz que ele tenha danificado sua fonte. 

Quanto você pretende gastar na fonte e por quanto encontrou cada uma dessas? 

Postado

@KairanD, infelizmente eu não tenho outra fonte disponível para testar, na verdade ela voltou a funcionar após dar uma limpada e agora estou usando com filtro de linha.

Corsair TX550M achei por R$ 490,90 + 55,52 de frete na Kabum.

Corsair RM550X achei por R$ 602 com frete grátis no ML (tem por R$ 602,90 + 57 de frete na Kabum).

EVGA 650W 80 Plus Gold Semi Modular Modo ECO - 210-GQ-0650-V encontrei por R$ 535,90 + 56 na Kabum, mas também tem a versão 100-GD-0650-V que parece só não ser semi modular por R$ 379,90 + 54 também na Kabum.

Outra seria a EVGA 550W 80 Plus Gold Modular SuperNova Modo ECO 220-G3-0550-Y por R$ 569,90 + 56,53 na Kabum.

Se o 80 plus gold e/ou ser modular não forem coisas tão importantes assim eu poderia também pegar outra CX550 que no ML está por R$ 355 com frete grátis.

Pensei em pegar uma com maior eficiência para gastar menos porque deixo o PC ligado bastante e planejava deixar mais se proteger da ação da maresia.

• Coordenador
Postado

@Orestes Bastos Se sua fonte atual está funcionando após limpar, não há porque trocá-la. Aguarde para ver se o problema volta.

15 minutos atrás, Orestes Bastos disse:

Se o 80 plus gold e/ou ser modular não forem coisas tão importantes assim eu poderia também pegar outra CX550 que no ML está por R$ 355 com frete grátis.

O recurso modular é bem desnecessário, já que com alguns minutinhos e um gabinete razoável você faz uma bela organização de cabos. Não compensa pagar a mais por isso, e há algumas desvantagens:

Sobre o fato da fonte ser Gold, existe sim uma diferença na eficiência, mas ela é, em geral, bem pequena. A diferença mais importante - o motivo real de investir mais em uma fonte dessas - é a melhor qualidade dos componentes.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...