Ir ao conteúdo

Clock baixo na placa de vídeo

Ir à solução Resolvido por Loddy,

Posts recomendados

Postado

Olá! Antes de mais nada, quero pedir que me desculpem caso o tópico esteja na seção errada, e peço que movam-o para a seção correta.

Dito isso, vamos ao problema: tenho uma GeForce GTX 550 Ti com 1GB DDR5. Instalei o driver mais recente, baixado no site da própria Nvidia.

Notei uma queda estranha de frames nos games que costumo jogar, daí instalei o Afterburner pra dar uma olhada. Notei que, com nada aberto, o clock da placa de vídeo ficava baixíssimo, no menu do jogo o clock aumentava um pouco e, dentro do jogo, ficava oscilando entre o clock normal~baixo.

Minhas configurações:

Placa-mãe G41t-m7

Fonte Seventeam ST-450P-CG 450W

Processador Dual Core E5700 3.0ghz

2x Memórias 2GB DDR3

Placa de Vídeo GeForce GTX 550 Ti

Print1.gif

Print2.gif

Print3.jpg

Postado

@Loddy Só para avisar essa marca é de fonte bomba de baixa qualidade. :( Vem com chave seletora de tensão o que indica que não PFC Ativo e o projeto é antigo. 

Postado

@Loddy O clock Oscilar é normal, quando sem uso a placa abaixa o clock pra economizar energia e ao ser exigida ela aumenta de novo, não creio que seja isso o problema, a não ser que a placa esteja sobreaquecendo e entrando em throttle térmico, pra testar você pode baixar o Kombustor e checar se o clock despenca quando a temperaturas aumenta...

Postado

@F4b10 Concordo que não seria um problema se oscilasse com nada aberto, mas como eu disse quando criei o tópico, ele oscila até quando o game está aberto, provocando uns gargalos muito irritantes e que dificultam a gameplay.

Postado

@Loddy Vendo novamente as imagens que você postou, um detalhe tinha passado despercebido é que na ultima imagem o GPU-Z identificou que sua placa de video é uma GTX 550Ti falsificada, por acaso você importou essa placa do ali express ou e-bay?

Edit: fazendo uma busca rápida, as especificações de clock mostradas pra sua placa tão idênticas a uma GTS 450

https://www.nvidia.com.br/object/product-geforce-gts-450-br.html

• Obrigado 1
Postado

@F4b10 Tinha observado isso também, mas achei que era irrelevante. E, na verdade, eu simplesmente achei essa placa de vídeo em umas caixas velhas aqui em casa, daí troquei a pasta térmica e tô usando há algum tempo.

Dei uma olhada aqui no Reddit e no TechPowerUp e, aparentemente, é uma 450 mesmo. É uma GPU falsificada, e isso com certeza implica em muitos outros problemas. Será que se eu baixar a BIOS da 450 e instalar nessa 550 falsificada, resolve? Tô com medo de matar a placa de vídeo, já que não tenho nenhuma experiência nisso.

Postado

Essas placas falsificadas são placas velhas que deram defeito, foram consertadas e receberam uma BIOS modificada pra informar outro modelo, então sabe-se la que defeito a placa tinha antes de ser modificada.

Mas tem relatos de usuários que conseguiram gravar uma BIOS de outro fabricante e deixar a placa mais estável, mas é algo extremamente arriscado e com boa chance de gravar um BIOS incompatível e brickar sua placa, sem contar que muitas placas falsificadas recentes tão bloqueando gravação de BIOS via software, dai só removendo o chip de BIOS e gravando com gravador de EEPROM.

• Obrigado 1
  • Solução
Postado

Putz, complicado. O jeito é ficar assim. O tenso é que há muito tempo atrás, tipo 2 anos+, ela rodava perfeitinha, me dava um desempenho ótimo. Atualmente que está horrível.

Eu estava pensando seriamente em tentar trocar a BIOS dessa placa, mas como tenho 0 experiência, se eu brickar vai ser muita dor de cabeça. Vou deixar como está, infelizmente.

Obrigado à todos pelas tentativas de ajuda. No fim, é algo sem solução. :( 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...