Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acho que minha placa de vídeo queimou em um pico de luz - Quais passos seguir?


Posts recomendados

Essa postagem vai se dividir em 3 partes, pois foi um problema que se desdobrou em um tanto e ***** a minha vida. Tentarei ser o mais breve e conciso o possível.

Minhas configs:

Core i7 4770 (geneação 4) 3,40 Ghz.

MOBO GIGABYTE (Intel® Z87 Express Chipset)

2X8 Gb ram DDR 1600Mhz

GTX 1060 EXOC white 6gb

2x HDs 1TB, 7200RPM / SATA 3

2x 256 SSD

Fonte 500Wts Plus Bronze

 

Na segunda-feira dessa semana que passou, caiu um raio perto da minha casa que causou um tipo de sobrecarga de energia no meu computador;

A luz do quarto variou, o monitor desligou e re-ligou e aparentemente saiu uma faísca bem grande do meu computador. (não sei com certeza se foi dele, pois o filtro de linha fica próximo.) O que passou a ocorrer depois que desliguei o computador na pressa e liguei depois da tempestade: 

Dado o pico de energia, acredito que queimou algum componente na placa (isso é só um palpite, não entendo muito de hardware). O computador chega a ligar e funcionar, porém o led branco que a placa tinha não acende, não reconhece o segundo monitor ligado na saída display Port e não consigo executar aplicações, alegando erro de execução na resolução em hd. Quando iniciado, a resolução fica extremamente esticada (como se estivesse em 480p, ou até menos) chega a voltar a resolução normal após alguns momentos, mas não consigo executar aplicações que exigem da placa de vídeo. No painel da geforce, tenho quase certeza que ainda identifica a presença da 1060 nas configurações.

Primeira pergunta:

Quais são os diagnósticos que devo fazer para ter certeza de que o problema é apenas na placa de vídeo, e o restante dos componentes da máquina ainda funcinam? Pensando com os meus botões, pode ter sido apenas o slot da placa de vídeo na MOBO que queimou e a placa ainda pode estar funcionando? E quanto a fonte, como sei se ainda é confiável utiliza-lá com uma nova placa ou a antiga recondicionada? (eu ainda não fucei no computador, apenas desliguei da energia, para não ***** ainda mais alguma coisa por falta de conhecimento ao fazer algum tipo de teste)

Segunda pergunta:

Ao acionar a garantia da Galax via o fórum, pediram para anexar a nota fiscal da compra no ticket. Até aí tudo ok, tenho a nota da compra feita no final de 2017 em uma loja grande de computadores daqui de BH. Alguns dias depois, A galax me respondeu novamente pedindo para que eu pedisse uma carta de correção para a loja, pois o número de série da placa não consta na nota fiscal. Já entrei em contato com a loja e eles foram super prestativos e disseram que logo iriam me enviar essa carta. É comum que na nota não conste o número de série da placa? Estou preocupado em vir a ter algum tipo de problema para acionar a garantia por causa disso.

E por último:

Vale a pena fazer a manutenção da placa de vídeo? (no caso de não conseguir manutenção com a garantia da Galax) Não tenho absolutamente nenhum conhecimento sobre o assunto, apenas lembro de um amigo comentando a alguns anos atrás que algumas empresas em SP faziam "recondicionamento" da placa de vídeo, re-aquecendo e resoldando as conexões e trocando os componentes defeituosos. Ela ainda é relativamente nova, apenas um ano e meio de uso. Caso seja, podem recomendar algum serviço de confiança para acionar essa manutenção? O ideal seria em Belo Horizonte para minimizar os gastos, mas se tiver algum lugar mais renomado no Rio ou SP também tá valendo.

No mais é isso. Obrigado pela atenção!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@spidersfromars

 

E ai meu consagrado, tudo tranquilo?

 

Vou tentar responder suas duvidas.

 

17 minutos atrás, spidersfromars disse:

Primeira pergunta:

Quais são os diagnósticos que devo fazer para ter certeza de que o problema é apenas na placa de vídeo, e o restante dos componentes da máquina ainda funcinam? Pensando com os meus botões, pode ter sido apenas o slot da placa de vídeo na MOBO que queimou e a placa ainda pode estar funcionando? E quanto a fonte, como sei se ainda é confiável utiliza-lá com uma nova placa ou a antiga recondicionada? (eu ainda não fucei no computador, apenas desliguei da energia, parao ***** ainda mais alguma coisa por falta de conhecimento ao fazer algum tipo de teste)

 

Então cara, é uma ***** quando isso acontece, mas assim, pela sua descrição parece que a placa de vídeo foi sim pro saco.

 

Mas se você possui a caixa e a nota fiscal, pode ficar tranquilo que a Galax vai te ajudar sim.

 

Eles oferecem 3 anos de garantia para os seus produtos, eu tentaria falar diretamente com a Galax e ver o que eles podem fazer para ajudar.

 

O I7-4770 possui a Intel® HD Graphics 4600(iGPU), por isso seu PC esta ligando e dando vídeo.

 

O que eu faria seria uns benchmarks em especifico para cada parte e ver os resultados.

 

Testar o CPU e memórias, para ver se elas estão em condições de funcionamento conforme os resultados padrões delas.

 

Você pode usar o 3DMark para testes de GPU e CPU, e o MemTest para testes de memória.

 

Eles vão causar estresse nos componentes e verificar se estão em condições de uso.

 

17 minutos atrás, spidersfromars disse:

Segunda pergunta:

Ao acionar a garantia da Galax via o fórum, pediram para anexar a nota fiscal da compra no ticket. Até aí tudo ok, tenho a nota da compra feita no final de 2017 em uma loja grande de computadores daqui de BH. Alguns dias depois, A galax me respondeu novamente pedindo para que eu pedisse uma carta de correção para a loja, pois o número de série da placa não consta na nota fiscal. Já entrei em contato com a loja e eles foram super prestativos e disseram que logo iriam me enviar essa carta. É comum que na nota não conste o número de série da placa? Estou preocupado em vir a ter algum tipo de problema para acionar a garantia por causa disso.

 

Então, não sei se é comum este tipo de erro, mas é possível de acontecer.

 

Como você tem a nota, vá até a loja e peça essa carta para entrar em contato com a Galax, assim eles podem  te enviar uma outra placa de vídeo nova.

 

Esta parte já é mais com você, então cobre a loja sobre isto!!

 

17 minutos atrás, spidersfromars disse:

Vale a pena fazer a manutenção da placa de vídeo? (no caso de não conseguir manutenção com a garantia da Galax) Não tenho absolutamente nenhum conhecimento sobre o assunto, apenas lembro de um amigo comentando a alguns anos atrás que algumas empresas em SP faziam "recondicionamento" da placa de vídeo, re-aquecendo e resoldando as conexões e trocando os componentes defeituosos. Ela ainda é relativamente nova, apenas um ano e meio de uso. Caso seja, podem recomendar algum serviço de confiança para acionar essa manutenção? O ideal seria em Belo Horizonte para minimizar os gastos, mas se tiver algum lugar mais renomado no Rio ou SP também tá valendo. 

 

Sim, é comum este tipo de procedimento quanto a placa de vídeo queima, mas é algo meio sem garantia, e ainda pode pifar a qualquer momento, fora que você perde a garantia da fabricante caso faça isso, então eu nem me meteria.

 

Vai que eles consertam a sua placa e 3 dias depois ***** novamente, ai você tenta contato com a Galax e eles alegam que você "fuçou" onde não deveria e por isso ***** a placa.

 

Mais uma coisa

 

Eu tomaria cuidado com a fonte, é bem provável que algo tenha ido pro saco nela por conta do curto e da alta tensão.

 

Você sabe qual o modelo da sua fonte?

 

O intuito de eu perguntar isso ai é para ver se há o Varistor, que é o controlador de surtos.

 

Ai podemos ter uma ideia sobre se ***** completamente ou não.

 

Quem vai saber te falar bem nesta parte é o @KairanD , meus conhecimentos de elétrica são bem básicos.

 

Do mais é isso,

 

Qualquer outra duvida é só perguntar

 

Abraços!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!