Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Meu nobreak é esse daqui https://www.extra.com.br/informatica/protecaoeletrica/nobreaks/nobreak-sms-station-ii-27395-600va-bivolt-3109938.html
Ele tem pouco menos de 4 anos de uso. Uso ele para o computador e monitor porque meu bairro tem uma fiação horrível e a minha casa uma pior ainda, as quedas de luz são constantes e o nobreak é uma obrigação para trabalhar no computador.

O problema é que preciso trocar urgentemente de teclado, tenho um USB novo inclusive, só que...ele não funciona direito com o Nobreak. Sempre que altera a tensão (como um chuveiro ligado, por exemplo) ele fica repetindo teclas com se estivesse super sensível.

Depois de muito quebrar a cabeça, fazer um aterramento (a casa é velha nesse nível) e procurar 500 vezes no google, tenho certeza que o problema é o nobreak. Dai faço a pergunta; Será que comprar um nobreak novo deste mesmo modelo aguentaria as alterações de tensão (pesquisei por cima e vi que este é interativo, ou seja, deveria suportar isso)? Caso eu venda um rim e compre um nobreak online, ele aguentaria essas alterações? Se sim, quais vocês recomendam? Agradeço desde já!

• Membro VIP
Postado

Trata-se de um maldito short-break, verdadeiro estabilizador com baterias. Gera forma de onda retangular e só opera na falta da energia.. No restante do tempo é um inútil e prejudicial estabilizador.

• Curtir 4
Postado
17 minutos atrás, faller disse:

Trata-se de um maldito short-break, verdadeiro estabilizador com baterias. Gera forma de onda retangular e só opera na falta da energia.. No restante do tempo é um inútil e prejudicial estabilizador.

Obrigado pela resposta rápida! Qual Nobreak você acha que seria o recomendado pra minha situação? Considerando que já liguei no esquema computador > filtro de linha > tomada e aparentou não dar problema mas fica o medo constante de cair a luz

• Membro VIP
Postado

Sequer se sabe qual a fonte que está ai em sua config, se tem PFC ativo ou não e o que mais além do PC ligas ai no no-break e nem tampouco a tensão das tomadas ai associada a não declaração da cidade onde resides (o que permitiria checar, junto ao site da ANEEL esses dados). Assim não queres uma resposta mas sim trata-se de uma "adivinhação".

Dimensionar ou sugerir um no-break sem esses dados acaba resultando em uma compra errada, mal dimensionada e imprópria para esse seu uso... Ou seja, com essas suas especificações quando não falta uma coisa falta outra.. Um exercício de adivinhação...

Postado
13 minutos atrás, faller disse:

Sequer se sabe qual a fonte que está ai em sua config, se tem PFC ativo ou não e o que mais além do PC ligas ai no no-break e nem tampouco a tensão das tomadas ai associada a não declaração da cidade onde resides (o que permitiria checar, junto ao site da ANEEL esses dados). Assim não queres uma resposta mas sim trata-se de uma "adivinhação".

Dimensionar ou sugerir um no-break sem esses dados acaba resultando em uma compra errada, mal dimensionada e imprópria para esse seu uso... Ou seja, com essas suas especificações quando não falta uma coisa falta outra.. Um exercício de adivinhação...

Erro meu, vou passar tudo que sei
- A fonte realmente não vou saber, mas coloquei ela em 2017 depois que a antiga queimou. Ela não tem um interruptor que nem a antiga tinha
- Ligo somente o monitor LCD da LG e o CPU no Nobreak. O monitor conseguiria puxar pra um cabo de uma tomada que não é aterrada, deixando o nobreak e a tomada aterrada só para o computador
- Tensão realmente não sei também, mas é um bairro irregular com fiação descartada por outros bairros (o motivo de sempre apagar a luz)
- São José do Rio Preto, São Paulo

Postado

Bom dia @Gabriel FMendes

4 minutos atrás, Gabriel FMendes disse:

A fonte realmente não vou saber, mas coloquei ela em 2017 depois que a antiga queimou. Ela não tem um interruptor que nem a antiga tinha

Você pode abrir a lateral do computador e tirar uma foto da fonte, já seria de grande ajuda.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Sem saber da fonte

Sem saber sequer a tensão dai (olhe em seus equipamentos, batedeira, liquidificador, aspirador de pó, lâmpadas, o que valha. Neles está escrito qual a tensão dai. Simples)

Ou consulte http://www.aneel.gov.br/tensoes-nominais mas tem de saber qual a operadora que te atende ai..

E espere indicação de um no-break decente ai por volta de R$ 2 a 3 mil reais. De resto é só essas porcarias como tens ai.

• Curtir 1
Postado
14 minutos atrás, Leonardo0308 disse:

Bom dia @Gabriel FMendes

Você pode abrir a lateral do computador e tirar uma foto da fonte, já seria de grande ajuda.

Tenho medo de abrir por realmente não levar jeito, mas falei com meu amigo que abriu o computador da última vez que mexeu. Ele disse ser uma fonte de 500W com PFC ativo. Ela não tem interruptor mas tem uma partezinha vermelha na parte de trás.

Postado
4 minutos atrás, Gabriel FMendes disse:

Ele disse ser uma fonte de 500W com PFC ativo. Ela não tem interruptor mas tem uma partezinha vermelha na parte de trás.

Seletor de tensão?

Ta com um cheiro de fonte bomba isso ai.

• Curtir 1
Postado

@Leonardo0308 Desculpa a demora. Precisei virar a foto de cabeça pra baixo mas lá vai. image.thumb.png.c3ed4bb1c0408dacc6bb1f36e68c45a7.png

Você acha que tem perigo ligar essa fonte em um filtro de linha de 100 reais da clamper (pretendo comprar)? Se sim, qual o risco? Qual o preço médio de uma fonte com PFC? Estou pensando seriamente em largar o Nobreak..

Postado

Isso ai é uma chave seletora de tensão, ou seja é uma fone bomba.

9 minutos atrás, Gabriel FMendes disse:

Você acha que tem perigo ligar essa fonte em um filtro de linha de 100 reais da clamper (pretendo comprar)?

Você não deveria ligar o seu computador com essa fonte...

10 minutos atrás, Gabriel FMendes disse:

Qual o preço médio de uma fonte com PFC?

Qual a configuração completa do seu computador?

mas em geral entre uns 250 até 350 reais.

• Curtir 1
Postado

@Leonardo0308 Ele é bem antigo, tanto que a placa-mãe queimou parcialmente num raio a uns 3 anos e troquei recentemente. A placa-mãe agora é uma ASRock 760GM-HDV e o resto da config é esse

412397645_Specsdomeucomputador.thumb.jpg.1c66c0b01df6343048e57e65d1cf117a.jpg

Qual o risco que corro em usar uma fonte bomba que nem a atual?

Postado

Uma CX450 ou PC YES 450 aguenta de boa essa configuração.

6 minutos atrás, Gabriel FMendes disse:

Qual o risco que corro em usar uma fonte bomba que nem a atual?

Alem de literalmente explodir, queimar o seu computador inteiro. 

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, Leonardo0308 disse:

Uma CX450 ou PC YES 450 aguenta de boa essa configuração.

Alem de literalmente explodir, queimar o seu computador inteiro. 

Obrigado pelas respostas!
https://www.kabum.com.br/produto/91021/fonte-corsair-450w-80-plus-bronze-cx450-cp-9020120 A CX450 seria essa? Dei um ctrl+F na página e não apareceu PFC ativo (mas vi em outro site falando que tem, tô confuso).

O bom é que parece que ela faz menos barulho, a atual chega a assustar quando liga o computador.

• 3 semanas depois...
Postado

Desculpa desenterrar o tópico mas achei importante dar o update na minha situação. Consegui resolver o problema!!

Comprei o filtro de linha da Clamper e não mudou nada (mas tudo bem, não era esse o propósito). Depois coloquei a fonte Corsair que o Leonardo recomendou e pronto, o teclado não deu mais problema nenhum. Muito obrigado pela ajuda Leonardo e Faller! Se for possível, podem marcar o tópico como resolvido

• Amei 1
Postado
1 hora atrás, KairanD disse:

@Gabriel FMendes Obrigado pelo retorno. :)

Você realiza algum tipo de trabalho que não pode ser interrompido? Porque, se continuar utilizando esse shortbreak, sua fonte atual será danificada por ele.

Trabalho com edição de vídeos. Obrigado pelo aviso, mas não tanto o trabalho que precisa ser ininterrupto, quanto o risco é ininterrupto.
A fiação daqui é horrível, horrível mesmo. No verão tem dias que a luz cai 3 vezes e até mesmo fora deles, tem dia que dá um vento forte e já cai a luz. Planejo entrar em contato com a CPFL pra ver se a poda de árvore (que imagino ser a causa) é possível mas até lá tento ir me segurando. A Corsair diz na caixa que garante 5 anos de uso pra fonte, até a metade disso planejo ou trocar pra um computador melhor, me mudar desse bairro ou no pior dos casos comprar um notebook ou nobreak bonitinho de conversão online.

• Coordenador
Postado

@Gabriel FMendes Se o que você quer é proteção para seus equipamentos, o bom filtro de linha Clamper com DPS vai cuidar do caso. As quedas não são o problema, e sim os surtos que as acompanham. 

O estabilizador com bateria de moto que você tem atualmente (é isso que o shortbreak é) agride a fonte constantemente enquanto há fornecimento de energia, atuando como estabilizador. Isso resulta em danos à fonte e invalida a garantia. 

imageproxy.jpg

Se você tem problemas com a fiação, precisa tratar o problema na raiz mesmo.

Postado

@KairanD Mas no caso de uma queda (ou várias) de energia, não corre o risco de danificar algum elemento do software/windows que impede o computador de ligar? Me preocupo tanto com software e hardware considerando que é um computador bem velho.

• Coordenador
Postado

@Gabriel FMendes Sim, a parte de software pode ser comprometida, mas isso só vai ocorrer se cair durante alguma atualização importante ou coisa do tipo. É muito raro.

Se usar seu shortbreak, contudo, vai provavelmente detonar essa fonte em algum tempo. Quanto mais a energia variar, mais o estabilizador dele vai atuar e mais a sua fonte vai rodar "no soquinho".

Estabilizadores agridem qualquer tipo de equipamento, mas são especialmente nocivos para fontes de PFC ativo, como a sua, que já são projetadas para absorver grandes variações de tensão.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!