Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, eu peguei o mei i7 4790K de 4,0 GHz (4,4 no boost parece) de um PC de um amigo que viajou e o abandonou para a maresia comer.

A placa-mãe dele que não lembro o modelo mas era uma ASUS boa não queria mais funcionar. Então eu comprei uma ASUS H81M-CS/BR pois tive boas experiências sempre com a marca. (demoram mais pra morrer na maresia infernal daqui, geralmente)

Minha placa-mãe pode impedir a CPU de atingir todo seu potencial? Como posso descobrir se sim ou não?

Postado

@Orestes Bastos

Sim, primeiro de tudo você não vai poder fazer overclock, que é um diferencial desse processador.

E segundo que a H81 é uma placa muito básica para um processador tão forte quanto o i7.

Faz esse teste aí do vídeo, se aparecer o thermal throttling você tem sua resposta. O programa é o Intel XTU.

• Obrigado 1
Postado

@Orestes Bastos

O problema é quando fica horas e horas, aí a tendência dos VRM's é esquentar cada vez mais.

Mas bem, funciona, e nos jogos vão ser menos as quedas, porque nem todos vão estressar tanto sua CPU. Então funciona, não é o ideal nem o recomendado, mas funcionar funciona.

Postado

@Narak13 Estou pesquisando outras placas mãe melhores para meu setup, esse processador é muito bom e queria ter uma mobo boa, eu posso guardar essa para emergência/teste caso eu compre outra e apresente defeito...

Mas encontrar uma LGA 1150 boa tá meio complicado, a melhor que achei (que acho que não é usada) é uma Gigabyte Ga-Z97x-Sli que pelo que já li é muito boa.

Como já tenho 2x 8GB de RAM não queria trocar também, mesmo sendo 1330 MHz.

Postado

@Orestes Bastos

Olha, o que você pode fazer é apontar uma fan pro VRM da placa-mãe.. Até porque, 4ª Geração e tudo ao redor dela, saiu em época de dólar muito alto e, 4 anos depois de ser descontinuado, os preços tão na estratosfera ainda.. Bem capaz de valer mais a pena montar algo novo até..

Aí, você guarda sua grana pra algo melhor, no futuro.. Como disse o Narak, se for pra jogos, não pegar tanto assim..

• Curtir 2
Postado

@RS Faria Entendo, recentemente comprei um gabinete novo o TG5 da Sharkoon, com ele já deve dar uma aliviada na refrigeração porque atualmente só tenho a fan stock do cpu e a da GPU mesmo kkk. Também vou dar aquela limpada no dissipador da fan do cpu quando chegar esse gabinete.

Eu uso o PC principalmente para jogos e trabalho do pacote office e AUTOCAD 2D com um pouco de programação em MATLAB e Python, raramente uso o photoshop, ele não precisa ser muito forte.

É mais porque placa-mãe é uma das peças que não dura tanto na maresia daqui então se a minha quebrar eu preferiria ter uma outra melhor para substituir do que ter que ir pra próxima geração e comprar mobo + cpu + memória. kek/

Obrigado pelas dicas e atenção!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...