Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei uma GPU da MSI RX580 Mk2 recentemente. A mesma até então veio sem problemas nos primeiros dias, porém recentemente percebi que em alguns jogos a placa utiliza 100% das ventoinhas sem motivo nenhum! Não mexi em nada, nem overclock eu fiz, só usei o DDU em modo de segurança para remover o driver que o windows colocou sozinho quando formato o PC. Fiz o teste no GPU-z, fiquei oscilando o teste (pausando toda hora) porque o RPM só aumenta quando o cenário do jogo muda toda hora (menu + gameplay) e o resultado vou deixar em anexo... Preciso ter certeza que é da GPU, pois devo mandar logo!

Psu: Seasonic 620w plus

YZ0g9SX.png

• Membro VIP
Postado

ue, mas com o uso em 100% dos coolers, voce nota perda de desempenho, travamentos e artefatos? porque as placas de video geralmente usam bastante o cooler na hora que está sendo mais usada, pra manter a temperatura

Postado

Amigo, é possível fazer um "mapa" para a rotação das ventoinhas pela temperatura usando o Afterburner.

Mas basicamente de fábrica elas já vem bem calibradas.

Não entendi o problema encontrado.

Postado

Não parece ser um problema de hardware, mais provável que você precise observar melhor o comportamento. Tá faltando detalhe aí. Qual jogo? Qual temperatura? Acontece sempre? Já tentou outro driver, ainda que um pouco uma ou duas versões atrás?

Postado

Desculpem a demora.

O problema é exatamente as ventoinhas no modo de ''fabrica'' (pois não gosto de mexer em nada, só quero colocar a GPU no PC e jogar) ela muda sem motivo algum, até alcançar 100%, sem motivos! Vou deixar um link do vídeo que gravei para explicar melhor, percebam na velocidade aumentando de acordo com a mudança dos carros.

adicionado 13 minutos depois

@rodrigoxm49

Qualquer tipo de jogo que tenha mudança de cenário (uso da GPU). Veja o vídeo que eu gravei.

@OPiantino

Não, porém isso parece ser um bug da placa, se você assistir o vídeo vai perceber que a temperatura está baixa e mesmo assim as ventoinhas insiste em aumentar, incrível que isso só acontece quando a GPU deixa de ser usada rapidamente e volta a ser usada (mudança de cenário em jogo). Eu poderia mexer manualmente, mas se for um defeito eu já devolvo a placa, entende?

• Membro VIP
Postado

Faça como o @Leonardo Rey disse, criando uma nova curva de rotação pras ventoinhas pode resolver, mas toda GPU vem de fábrica configurada com as ventoinhas trabalhando quando requer maior processamento, já que a GPU funciona normal porém voce está incomodado com o barulho, tente criar um novo mapa de rotação pelo Afterburner

E poste os resultados aqui

• Curtir 1
Postado

@OPiantino

Então, instalei o MSI Afterburner e fiz uma modificação nas ventoinhas... Esta obedecendo até o momento!
Mas na verdade... o que eu quis dizer no post, é que sem modificação, a GPU aumenta para 100% de fan speed mesmo com temperatura baixa... parece mesmo um problema de driver, porque com o programa está obedecendo muito bem.

DRIVER: 19.4.1

Postado
18 minutos atrás, Kolple disse:

@OPiantino

Então, instalei o MSI Afterburner e fiz uma modificação nas ventoinhas... Esta obedecendo até o momento!
Mas na verdade... o que eu quis dizer no post, é que sem modificação, a GPU aumenta para 100% de fan speed mesmo com temperatura baixa... parece mesmo um problema de driver, porque com o programa está obedecendo muito bem.

DRIVER: 19.4.1

De qualquer forma, mantenha o driver sempre atualizado. Não recomendo atualizar assim que acaba de lançar, aguarde uns 15 dias e atualize, sempre.

Melhor que uma curva criada manualmente não há.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...