Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, estou pensando em comprar um computador temporário para até quando eu puder comprar uma máquina high-end, não penso em aproveitar nada dela, só vou usar ela por 1 ou 2 anos, no máximo, até ter juntado boa parte do valor de uma máquina nova e vou dar essa para o meu irmão mais novo.

Estava pensando no conjunto:

- Ryzen 5 2400G

- AM4 A320

- 2x4GB RAM DDR4

- Fonte 400w (Aguenta? Se alguém puder me recomendar uma marca boa... T-T)

Minha pergunta é: existe um kit com custo benefício melhor que esse? Não quero estourar o orçamento de 2.500 reais pois ainda preciso comprar monitor, teclado, mouse, headset e queria incluir esses periféricos nesse valor também, qualquer opinião é bem-vinda! :)

EDIT: Hoje em dia, jogo apenas LOL e CS:GO, queria que rodasse TALVEZ um PUBGzinho, até no low mesmo e GTA V

Postado

A configuração é boa, principalmente pelo dual-channel que é importante quando se fala de gráficos integrados, e a essa APU consegue vários jogos em uma qualidade aceitável dentro dos seus limites de 720-900p.

Porém para aproveitar o máximo do kit, já que os Ryzen são pensados para overclock, eu recomendaria uma placa-mãe mais completa, com estrutura e Chipsets melhores, com mais fases no regulador de tensão, para suportar um over tanto na CPU quanto na GPU integrada assim você conseguiria um desempenho similar a uma GT 1030, talvez um Chipset B350 ou B450, a MSI tem boas placas AM4 pra over.

Quanto a fonte, uma boa fonte de 400 suporta tranquilo essa configuração, mas como mencionei o over é recomendável uma fonte de qualidade como uma Corsair CX430, Thermaltake ou EVGA 400.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, edilsao disse:

esse modelo da B450 é bom? 

Eu não diria que é bom nem ruim, tem seu público específico, mas é limitada

Não tem dissipadores nas VRM e só 2 slots de memória, a plataforma Ryzen promete pela compatibilidade até 2020 prometida pela AMD, portanto eu investiria numa placa com mais capacidade de expansão, mesmo que você não pense nisso agora, a MSI B450M BAZOOKA é um modelo bom, dentro do que você precisa MSI B450M Bazooka DDR4

@edilsao

E quanto ao periféricos, um orçamento de 2500 é bem limitado pra comprar todos, mas não impossível, principalmente se você procurar bastante por um monitor usado, monitores LCD mais antigos(não aqueles velharias, mas um de 6 anos pra cá, com resolução mais baixa até 1600x900) seria um dentro da realidade, eu mesmo comprei um monitor de 19" AOC LCD por 60 reais, já um kit de mouse e teclado voce encontra por menos de 150 reais, bons, e com iluminação pra dar aquele charme

• Curtir 1
Postado

Pagando à vista você monta um PC com essas especificações por 2 mil reais. Com 2.500 já dá para se pensar em algo com placa de vídeo. Filtrando do mais barato para o mais caro nos pc's montados da terabyte e pichau dá para se ter uma base.

Os pc's abaixo são apenas para ter uma ideia da coisa, não quer dizer que precisa escolher um deles.

Esse aqui passa um pouco de 2.500, custando 2.576, mas está bonito na foto. i3 8100, RX 570, 8gb ddr4, fonte 500 bronze 80 plus, gabinete com layout gamer e com 3 coolers inclusos segundo descrição da loja. - Computador Core i3-8100 + RX570 4GB + 8GB DDR4

Esse aqui é "igual" ao de cima e custa um pouco menos, porém o gabinete é ruim, para não dizer outra coisa, e a fonte não é especificada marca e modelo. Custa 2.537, porém o de cima é mais negócio. - Computador Core i3-8100 + RX570 4GB + 8GB DDR4

Já esse aqui é com Ryzen 5 2400g, 8gb ddr4, 1tb, Gabinete com 3 coolers (Segundo a loja), fonte 400w 80 plus (porém a marca da fonte não é informada). O único pecado foi não ter sido montado com dual channel de 2x4gb. Há opções na descrição para alterar os mentes de memória, mas são apenas pentes de 8gb. Preço 1.859 - Computador AMD Ryzen 5 2400G + 8GB DDR4

Esse aqui também é com Ryzen 5 2400g, 8gb ddr4, 1tb hd. Custa 2.086.
Gabinete também com 3 coolers, dual channel de 2x4gb. 
Assim como o de cima, a marca da fonte não é informada, apenas temos informações de 500w 80 plus, mas ainda assim tanto a fonte de cima quanto esta é suficiente para o que foi montado, não posso dizer se ambas fontes são adequadas para placas de vídeo porque naõ temos informações sobre elas. - Computador AMD Ryzen 5 2400G + 8GB DDR4

• Curtir 1
Postado

@Hiroyuki Bryan Entendi, tô preso entre dois modelos da MSI (Bazooka e esse do link) e + dois modelos da Asus:

Asus Prime B450 Plus DDR4, o MSI B450M Gaming Plus DDR4 e o Asus Prime B450M Gaming BR DDR4 (esse tem em mais lojas, como Kabum e Terabyte porém parece que não tem dissipador), queria fechar com o da MSI  Bazooka mas tem apenas na Kabum, logo onde o orçamento ficou mais caro 😕

Você sabe dizer se esses modelos conseguem fazer um upgrade futuro, talvez um overzinho de leve? 

@Crixus Champion você acha que esse combo de i3+RX 570 é superior ao Ryzen 5 2400g+Vega 11? Montando peça por peça será que não consigo um valor parecido? Tô com um receio de pegar montado com fonte vagabunda, tomei prejuízo um tempo atrás por comprar qualquer coisa... ***** que não tenho ideia de qual seria uma mobo boa para esse i3, além de que, futuramente, meu irmão fique limitado num possível upgrade, não?

Postado
10 minutos atrás, edilsao disse:

@Crixus Champion você acha que esse combo de i3+RX 570 é superior ao Ryzen 5 2400g+Vega 11? Montando peça por peça será que não consigo um valor parecido? Tô com um receio de pegar montado com fonte vagabunda, tomei prejuízo um tempo atrás por comprar qualquer coisa... ***** que não tenho ideia de qual seria uma mobo boa para esse i3, além de que, futuramente, meu irmão fique limitado num possível upgrade, não?

Para games a RX 570 é muito superior ao gráfico integrado Vega 11 presente no Ryzen 5 2400g, não se compara. Mas como plataforma, a AM4, segundo a AMD, será compatível entre qualquer processador e placa-mãe lançados de 2017 até 2020, que são as primeiras 4 gerações do Ryzen, e em breve teremos a terceira. Ou seja, upgrade será possível utilizando uma placa-mãe da primeira geração de 2017 com um processador de 2020.
Eu não gosto da Intel porque ela joga sujo com o consumidor no quesito compatibilidade do soquete e prefiro AMD, porém de imediato a RX 570 está atrativa. A fonte é uma Aerocool KCAS 500W 80 Plus Bronze, não vi testes desse modelo.

Você pode sim comprar peças separadas visando o melhor preço e peças. Como eu disse acima, esses pc's são para serem tomados como base, não quer dizer que precisa comprá-los.
Você pode ainda casar o Ryzen 3 2200g com a RX 570, e ainda assim terá upgrade no processador se necessário.
Só acho besteira visar um PC de 2.500 sem placa de vídeo. Do mesmo modo que acho besteira pagar o valor do Ryzen 5 2400g por causa unicamente do vídeo integrado se for para dispensá-lo em pouco tempo, já que o Ryzen 3 2200g faz tudo o que ele faz.

• Curtir 1
Postado

Tava pensando em ir de R5 1600 + RX 570 ou 580, só queria saber se a diferença de 300 reais entre essas duas placas de vídeo se paga mesmo, o desempenho muda tanto assim? 

Nesse caso, eu já não iria me livrar totalmente do computador, compraria uma mobo boa, com R5 1600, talvez até sem comprar uma placa de vídeo por agora (dar pra ligar uma velha GT 630 que tenho aqui nela?) e futuramente pegar um Ryzen de terceira ou quarta geração (até 2020 seria quarta geração, não é?)

Postado
4 horas atrás, edilsao disse:

Você sabe dizer se esses modelos conseguem fazer um upgrade futuro, talvez um overzinho de leve? 

dos modelos que voce descreveu, o mais custo beneficio pra um over mais leve é o ASUS PRIME B450M-GAMING/BR na minha opinião,  tem boas fases, melhores possibilidades de expansão, boa quantia de SATAs...e como voce não faria uso extremo do PC ele duraria um bom tempo mesmo em um over clock fixo diario, Asus tem componentes de qualidade, e o preço tambem esta competitivo em comparação as outras, para uso basico não acho que vale a pena investir 130, 150 reais em dissipadores nos VRM

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, edilsao disse:

Tava pensando em ir de R5 1600 + RX 570 ou 580, só queria saber se a diferença de 300 reais entre essas duas placas de vídeo se paga mesmo, o desempenho muda tanto assim? 

Nesse caso, eu já não iria me livrar totalmente do computador, compraria uma mobo boa, com R5 1600, talvez até sem comprar uma placa de vídeo por agora (dar pra ligar uma velha GT 630 que tenho aqui nela?) e futuramente pegar um Ryzen de terceira ou quarta geração (até 2020 seria quarta geração, não é?)

Realmente não sei se compensa a diferença de 300 reais. RX 570 4gb custa 700, já a RX 580 8gb custa menos de 1.000, tem dias que está mais próxima de 900 do que de 1.000.
Você teria que olhar reviews. Guru3d testou uma RX 570 4gb da Sapphire em diversos jogos em dx 11 e 12 e em três diferentes resoluções, comparando os resultados de diversas placas de vídeo, entre elas, a RX 580.
https://www.guru3d.com/articles_pages/sapphire_radeon_rx_570_nitro_4gb_review,1.html

Foque nos testes em full hd, que é para onde essas placas são pensadas, e note que a diferença de fps é menos de 10, em alguns casos 5.image.thumb.png.3fc1134dd48f404ee5e2d3ab67e1be2d.png
Basta navegar pelos games no menu inferior da página para ver os gráficos

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Crixus Champion disse:

Realmente não sei se compensa a diferença de 300 reais. RX 570 4gb custa 700, já a RX 580 8gb custa menos de 1.000, tem dias que está mais próxima de 900 do que de 1.000.
Você teria que olhar reviews. Guru3d testou uma RX 570 4gb da Sapphire em diversos jogos em dx 11 e 12 e em três diferentes resoluções, comparando os resultados de diversas placas de vídeo, entre elas, a RX 580.
https://www.guru3d.com/articles_pages/sapphire_radeon_rx_570_nitro_4gb_review,1.html

Foque nos testes em full hd, que é para onde essas placas são pensadas, e note que a diferença de fps é menos de 10, em alguns casos 5.image.thumb.png.3fc1134dd48f404ee5e2d3ab67e1be2d.png
Basta navegar pelos games no menu inferior da página para ver os gráficos

Concordo, o investimento não vale o ganho.

E com o mesmo investimento de quase 300 reais voce poderia fazer em outras peças que garantissem um bom computador, principalmente uma boa Mobo AM4 pra garantir compatibilidade aos Ryzen, que sim, continuaram na plataforma até 2020.

Usar uma placa de vídeo antiga que voce tenha é uma ótima ideia, independente de qual seja, com de demais componentes bons, ela será a limitadora do sistema obviamente, mas não prejudicará em nada além disso

Eu mesmo tenho uma GT 710 temporária aqui que me serve muito bem, com um over de +200Mhz nas memórias e +370mhz na GPU ela da conta de tudo que preciso, até poder comprar outra

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Hiroyuki Bryan disse:

Concordo, o investimento não vale o ganho.

E com o mesmo investimento de quase 300 reais voce poderia fazer em outras peças que garantissem um bom computador, principalmente uma boa Mobo AM4 pra garantir compatibilidade aos Ryzen, que sim, continuaram na plataforma até 2020.

Usar uma placa de vídeo antiga que voce tenha é uma ótima ideia, independente de qual seja, com de demais componentes bons, ela será a limitadora do sistema obviamente, mas não prejudicará em nada além disso

Eu mesmo tenho uma GT 710 temporária aqui que me serve muito bem, com um over de +200Mhz nas memórias e +370mhz na GPU ela da conta de tudo que preciso, até poder comprar outra

Então, o problema é que as mobo intermediárias B350 e B450 estão escassas e caras os bons modelos.
Já as placas de vídeo, esses 8gb de vram da 580 pode ser que dê uma vantagem considerável. No domingo a Pichau estava vendendo a Red Dragon Power Color 8gb por 918 reais, como foi postado na seção de promoções. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...