Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Eu estou montando a rede la de casa, e preciso colocar um switch, e o melhor lugar para não ter tanto gasto desnecessário com cabos seria no forro, porém apesar de la em casa ter manta abaixo do telhado o que segura um pouco do calor, ainda assim é bem quente no verão, agora no inverno fica frio (moro no sul), mas no verão alem de ser quente é um lugar fechado, não circula ar então fica bem abafado.

Será que um switch aguenta?
Estava pensando em pegar um tp-link TL-SG108E, nas informações dele não marca uma temperatura de suporte, apenas marca: "Max Heat Dissipation: 12.12BTU/h" que é um dado que eu não compreendo como utilizar.

Grato a todos pela compreensão e pela ajuda.

Abraços.

Postado

Pior é que btu é uma unidade que não tem medida. Qual seria a temperatura do forro da sua casa por alto? Uns 45°C no verão?! Acredito que a temperatura em si não será um problema, mas seria recomendado uma circulação do ar quente.

Uma dica: Você pode abrir uma grade de circulação no forro estilo essa.

image.png.e4c2d864563ceeddccf4fa035b806670.png

Postado
22 minutos atrás, daniellfranco disse:

"Max Heat Dissipation: 12.12BTU/h"

1BTU=0.293071W, ou seja dissipa uns 4W, é pouco.

Mas não instale no forro por várias razões:

1) vai danificar componentes no calor

2) manutenção difícil, principalmente se der pau na rede como vai monitorar?

3)ratos e baratas gostam de roer os cabos.

adicionado 1 minuto depois

Instale uma prateleira pequena alta.

• Curtir 2
Postado

@daniellfranco Acredito que o máximo que possa acontecer é ser criado uma lentidão nas operações mas pra isso seria necessário temperaturas acima de 40ºC.
BTU é uma medida utilizada para mensurar por exemplo, ar-condicionado em ambientes fechados. As especificações informação ser de dissipação. Logo, não se preocupe.

• Membro VIP
Postado

Caro @daniellfranco,

Passei por situação semelhante na minha casa e decidi não seguir adiante com esse esquema, visto que todo e qualquer equipamento eletrônico não funciona a partir de certa temperatura (alta ou muito baixa), e mesmo que funcione o desempenho ficará bem aquém do possível e sua vida útil será reduzida drasticamente.

É melhor investir um pouco mais e redirecionar o cabeamento para um local mais adequado. No meu caso, na laje instalei apenas uma caixa de passagem (grande) que recebe todas as tubulações de rede da casa e redirecionei para um único ponto da casa (adequadamente refrigerado), levando 2 conduítes de 1', que no meu caso eram suficientes.

Abraço,

Ernaldo

Postado
8 minutos atrás, lHenrique_10 disse:

Fod* é que btu é uma unidade que não tem medida. Qual seria a temperatura do forro da sua casa por alto? Uns 45°C no verão?! Acredito que a temperatura em si não será um problema, mas seria recomendado uma circulação do ar quente.

Uma dica: Você pode abrir uma grade de circulação no forro estilo essa.

image.png.e4c2d864563ceeddccf4fa035b806670.png

Acredito que fica por volta de 35~45C mesmo, não fica insuportável, eu instalo antena parabólica e tem forro por ai que é um inferno perto do meu, quando reformei a casa fiz questão de deixar la bem "andável" e colocar manta pra não aquecer muito, mas pela falta de circulação de ar, aquele abafado é triste.

10 minutos atrás, PedraX disse:

1BTU=0.293071W, ou seja dissipa uns 4W, é pouco.

Mas não instale no forro por várias razões:

1) vai danificar componentes no calor

2) manutenção difícil, principalmente se der pau na rede como vai monitorar?

3)ratos e baratas gostam de roer os cabos.

adicionado 1 minuto depois

Instale uma prateleira pequena alta.

A manutenção la não é tão complicada, como eu disse antes, é bem "andável" la, mas claro, tem q por uma escadinha toda vez q precisar subir la. E por enquanto não tem barata ainda kkkkkk, mas tem umas aranhas se instalando... 

2 minutos atrás, ernaldo disse:

Caro @daniellfranco,

Passei por situação semelhante na minha casa e decidi não seguir adiante com esse esquema, visto que todo e qualquer equipamento eletrônico não funciona a partir de certa temperatura (alta ou muito baixa), e mesmo que funcione o desempenho ficará bem aquém do possível e sua vida útil será reduzida drasticamente.

É melhor investir um pouco mais e redirecionar o cabeamento para um local mais adequado. No meu caso, na laje instalei apenas uma caixa de passagem (grande) que recebe todas as tubulações de rede da casa e redirecionei para um único ponto da casa (adequadamente refrigerado), levando 2 conduítes de 1', que no meu caso eram suficientes.

Abraço,

Ernaldo

Verdade, melhor proteger o investimento, e pelo que o resto do pessoal disse, é melhor mesmo não por lá.

Bom, acho que é isso, vou ver um local fresco em baixo e subir para cima, como o amigo @PedraX falou, talvez por em uma prateleira no alto.

Obrigado a todos.
Abraços.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, daniellfranco disse:

Acredito que fica por volta de 35~45C mesmo, não fica insuportável, eu instalo antena parabólica e tem forro por ai que é um inferno perto do meu, quando reformei a casa fiz questão de deixar la bem "andável" e colocar manta pra não aquecer muito, mas pela falta de circulação de ar, aquele abafado é triste.

Respondi em cima da sua pergunta e como já havia citado, o maior problema não é a temperatura e sim a falta de circulação do ar. Mas é óbvio que se você puder escolher outro local mais arejado e de mais fácil acesso, com toda certeza será a melhor escolha.

• 5 anos depois...
Postado
14 horas atrás, Jacko disse:

Qual foi a solução final? Deu certo colocar o switch no forro?

Bom dia, o debate foi sobre a possibilidade de instalar ou não um equipamento eletrônico(o switch) no forro da casa.

O autor não deu a resposta final, mas é certo que pelas várias razões apontadas(calor, difícil manutenção, etc) a solução ideal deve ter sido uma prateleira pequena alta no recinto , ou mesmo um simples prego ou parafuso de fixação porque esse tipo de equipamento tem "ranhuras" para isso. 

• Membro VIP
Postado

Nos forros que tive que subir para passar cabeamento foi uma experiência insalubre, calor extremo, enxames de marimbondo e MUITA fuligem/poeira são o "brinde" garantido nesse tipo de ambiente.

A circulação de ar nesses ambientes varia muito de construção pra construção, se no seu caso específico @Jacko você já ter feito uma inspeção e ter verificado condições mais amigáveis então pode dar certo sim colocar um switch porém tenha em mente das dificuldades no futuro em caso de manutenção e/ou expansão de pontos de rede como bem apontou o colega @PedraX.

• Curtir 1
Postado

Me interessei pelo assunto porque tenho o mesmo problema, casa antiga com poucos conduites para cabos de rede.
Pensei em utilizar um poe extensor da Reidubo (Poe repetidor poe + 5 portas, 1 em 4 out, extensor de 5 gigabit, IP65 impermeável, 1000mbps, iee802.3af/at/bt
https://a.aliexpress.com/_mLGuCKs ) trabalha até 55°C. Não ia precisar alterar ligações de energia e poderia distribuir internet para minhas câmeras, TV e roteador.

Conhecem outra alternativa?

• Membro VIP
Postado

@Jacko

Caso as câmeras que você pretende usar sejam PoE te sugeriria um switch PoE homologado para elas especificamente para se evitar problemas relacionados à corrente/corrente fora das especificações da fabricante das câmeras, e que, por sua vez, afetam o próprio funcionamento das mesmas e/ou a qualidade de imagens capturadas/geradas.

Outra ressalva fica por conta da temperatura do local intencionado para a instalação do switch, há lugares e ambientes que chegam bem próximos dos 50ºC, mesmo um equipamento homologado para trabalhar em 55ºC estaria muito perto do seu limiar de operação pelo menos 40~50% do tempo, quando deveria ser algo bem esporádico. Pode não ser significativo no curto prazo, mas no longo/médio com certeza.

Considerando esses observações, ou seja, o de adquirir equipamento de qualidade e adequando o ambiente de instalação para ser o mais fresco e arejado possível, mesmo que necessário efetuar alguma alvenaria/carpintaria leve para prover um ambiente livre de umidade e melhorar a ventilação/exaustão, eu faria essa instalação tranquilamente.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...