Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Iniciando com a programação


Posts recomendados

Boa tarde, abri este tópico com objetivo de ajudar quem for iniciar na área, tornando como exemplo e conseguir alguma ajuda para inicializar na área de programação!

 

Primeiramente, desculpem se já tiver um tópico para este assunto, estou pelo celular e não procurei direito.

 

Bom, começando, li em alguns sites sobre a logica de programação, creio que será legal tomar esse como o primeiro passo, pois sem essa logica, não conseguimos nem começar!

 

Já na escolha da linguagem, vou optar pela linguagem java, principalmente por não ter um computador próprio por enquanto, apenas um no trabalho e um notebook fraquíssimo em casa, pois ela não necessita de nenhum aplicativo especifico e também por poder ser executada em praticamente qualquer browser, gostaria de saber se essa é uma boa ideia para a situação, também li em sites que não existem muitas barreiras na curva de aprendizado nessa linguagem.

 

Próxima questão é, pratica vale mais que a teoria?

Li isso mas fiquei na duvida de como conciliar ambas, alguem poderia me ajudar?

 

Aceito quaisquer dicas que alguem se habilite a passar, agradeço e muito a todos desde já! 😲 esse emoji foi sem querer e o browser no celular não ta apagando 😕

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@X-X-Xeno Olá.

 

A linguagem, você escolhe por diversas razões... Tais como: Sua curva de aprendizado nela, o seu foco de trabalho e etc..

Se você gosta de java, e vai trabalhar com ela.. aprenda.

 

Você tem que responder algumas perguntas para você mesmo:

O que eu quero desenvolver? Qual a área que estou atuando... e por ai vai.

 

Em 17/04/2019 às 16:48, X-X-Xeno disse:

também li em sites que não existem muitas barreiras na curva de aprendizado nessa linguagem.

Errado. Não dá para afirmar isso. Toda e qualquer linguagem são iguais. A curda de aprendizado é unicamente e exclusivamente dependente da própria pessoa. Veja bem, você pode aprender java com uma extrema facilidade, mas pode não ser tão fácil para você aprender C/C++.

Vai depender muito da sua vontade de aprender, do seu tempo disponível e de material estudado.

 

Eu por exemplo, tive uma facilidade extrema em aprender PHP, mas java se tornou complicado, já que é uma linguagem mais burocrática, que necessita importar bibliotecas, declarar variáveis e seus tipos..

 

Em 17/04/2019 às 16:48, X-X-Xeno disse:

Próxima questão é, pratica vale mais que a teoria?

Com certeza prática. A teoria é importante. Você aprende... porém só na prática você aprende de verdade.

é igual a matemática. Só aprende se exercitando.

Não é a toa que todo professor de faculdade passa lista de exercícios com zilhões de questões práticas... pois tem que exercitar, treinar, tanto no papel, quanto no PC. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, DiF disse:

Vai depender muito da sua vontade de aprender, do seu tempo disponível e de material estudado.

Essa foi uma questão que vi nesse tempo que passou desde a criação do tópico, qualquer coisinha que eu queira começar a fazer vai levar "bastante" tempo, então decidi terminar meu curso primeiro, vou focar no curso e depois em programação, achei alguns tutoriais legais como esse, que começam bem no básico.

2 horas atrás, DiF disse:

O que eu quero desenvolver? Qual a área que estou atuando... e por ai vai.

Sobre essa questão, estou começando a programar devido curiosidade e interesse, já atuo na área de redes, como estagiário, porém gostaria de experimentar outras áreas de TI, então esse é o objetivo, despertar interesse, que apesar de existir em relação geral a tecnologia, gostaria de funilar o mesmo. O que eu quero desenvolver? Ainda tenho que achar a resposta, mas sempre tive vontade de ter algum software de aúdio/vídeo, por afinidade com essa área.

 

A escolha da linguagem java foi por falta de hardware, tenho no trabalho um pc com um sistema unix que eu n entendo como funciona, que posso usar cerca de 30 minutos por dia para a prática e um notebook em casa com incríveis 32gb de hd, o resto nem precisa falar, nesse note eu uso o básico=bloco de notas, cmd e navegador.

 

Uma questão que gostaria de colocar aqui é; sobre cursos, devo fazer?

A minha opinião é, se você pode, faça, se tem vontade, faça, mas é que nem inglês, alguém com o "simplório" acesso a internet pode ter mais conhecimento do que alguém cursado se o empenho do mesmo tenha sido maior, essa é apenas uma certa, opinião, sei que com o curso o professor te guia por um caminho que facilite ou melhore a curva de aprendizado.

 

Agradeço @DiF, pela atenção :thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
35 minutos atrás, X-X-Xeno disse:

sei que com o curso o professor te guia por um caminho que facilite ou melhore a curva de aprendizado.

Não se engane... Fiz faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas(ADS) e digo.. nenhum professor vai te ensinar bem, sem você ter a vontade de buscar conhecimento por fora.

 

O papel do professor é te apresentar a matéria e dar uma explicação básica. O papel do aluno é pegar esta explicação básica e transformar em conhecimento mais profundo, procurando a informação em qualquer veículo de comunicação. Seja internet, livros, cursos "pagos", "gratuitos"...  

 

Por experiência própria, aprendi mais sozinho do que em sala de aula.

 

38 minutos atrás, X-X-Xeno disse:

Uma questão que gostaria de colocar aqui é; sobre cursos, devo fazer?

Não dá para simplesmente recomendar algo...  já que nem objetivo você pensou.

 

38 minutos atrás, X-X-Xeno disse:

A escolha da linguagem java foi por falta de hardware, tenho no trabalho um pc com um sistema unix que eu n entendo como funciona, que posso usar cerca de 30 minutos por dia para a prática e um notebook em casa com incríveis 32gb de hd, o resto nem precisa falar, nesse note eu uso o básico=bloco de notas, cmd e navegador.

Mesmo assim, você pode aprender qualquer linguagem.  PHP, não exige nenhum hardware, podes desenvolver até com tablets e celulares.  Assim como python, e até mesmo C/++.... 

 

Não escolha a linguagem pelo hardware, mas sim pelo seu objetivo. 

Exemplo: 

Se o seu foco for programar jogos:   Java, C/C++, python, Javascript, até php serve.

Se o foco é app web,  PHP, java, Ruby(on rails), Python...   Nesse específico o PHP lidera.

Se o foco é programas desktop/notebook,  C/C++, Delphi e outras que não vem na minha cabeça agora.

Se o foco é para celulares, aí vai depender da plataforma.  Se for android, Java + SDK Android. Se for para Iphone(IOS), Objective-C e Swift.  Nesse específico, atualmente, a linguagem mais usada é Swift

 

Então se você atua na área de redes, Python, é uma linguagem que é bastante usada nessa área.

Mas isso não quer dizer, que não possas usar C/C++ ou outra linguagem.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!