Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Comprei um computador Pc Gamer G-Fire Htg-268 A6 7400K 8Gb que vem com o Linux Manjaro.
Estou tendo alguma dificuldade com a instalação de emuladores para poder rodar jogos Windows.
Não me foi informada a senha root. Mesmo assim, após pesquisas, quebrei a cabeça com o comando su e sudo e, depois de tudo, não consegui me logar como root.

Decidi, portanto, instalar o Windows 10 nele.

Mas gostaria de manter TAMBÉM o Linux Manjaro que veio de fábrica.

Para abrir espaço para o Windows, eu vou precisar reparticionar o HD, criando uma partição nova para o Windows e deixando o espaço inicial para o Linux.
Mas me veio a dúvida: será que isso não vai invalidar o boot que veio no Linux?

Para redimensionar a partição do Linux, eu usaria um CD Hirens e reduziria os atuais 1 Tb para 500 Gb, deixando os 500 Gb restantes para o Windows.
Será que essa operação daria certo? É assim mesmo que se faz?
O programa seria um Acronis ou um PartitionMagic que vem no Hirens.

Mas e depois? Qual seria o gerenciador de boot mais adequado? Como não tenho familiaridade com Linux, o gerenciador deveria ser, preferencialmente, do padrão Windows e não um Grub ou Lilo.

Alguma ideia?

Postado

Pra quê manter o linux?

14 minutos atrás, canopus8800 disse:

Para redimensionar a partição do Linux, eu usaria um CD Hirens e reduziria os atuais 1 Tb para 500 Gb, deixando os 500 Gb restantes para o Windows.
Será que essa operação daria certo? É assim mesmo que se faz?
O programa seria um Acronis ou um PartitionMagic que vem no Hirens.

Tecnicamente sim.

• Curtir 1
Postado

Obrigado, pela resposta, Dinossauro.

Mas e aí? Como instalar um gerenciador de boot?
Ao instalar o Windows 10, ele cuidaria disso?

Você poderia dar mais detalhes?

Postado
59 minutos atrás, canopus8800 disse:

Mas me veio a dúvida: será que isso não vai invalidar o boot que veio no Linux?

Sim, depois de instalar o Windows você vai precisar dar boot em um linux pelo pendrive (tem que ser o próprio manjaro ou o Arch), montar as partiçoes do Windows e do Manjaro (use o "sudo fdisk -l" para mostrar a lista de partições e mount para montar), entrar no manjaro pelo arch-chroot e reinstalar a grub. Não se esqueça de rodar o "grub-mkconfig" depois para atualizar o arquivo de boot.

https://wiki.archlinux.org/index.php/GRUB_(Português)

• Curtir 1
Postado

Mas Daniel Lee, veja bem, estou fazendo o possível para não ter que nadar nas águas do Linux.

Eu pouco conheço.

Preferiria que o gerenciador de boot fosse o do Windows.

Mas o receio maior é ficar sem boot do Linux depois que refizer as partições.

Ou de causar outro dano ao sistema e deixá-lo inválido.

Quais os cuidados que devo ter?

É só entrar com o Hirens, criar a nova partição que o Linux continuará funcionando?

Postado
1 minuto atrás, canopus8800 disse:

O Windows não reconhece a partição do linux. Desculpe mas se você não quer aprender a usar Linux porque quer manter ele?

4 minutos atrás, canopus8800 disse:

É só entrar com o Hirens, criar a nova partição que o Linux continuará funcionando?

Sim, mas depois de instalar o Windows você não vai ter mais acesso ao Manjaro. Sei que existe uma forma de fazer o Windows reconhecer o Linux mas dá mais trabalho que usar o próprio linux.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Daniel Lee disse:

O Windows não reconhece a partição do linux. Desculpe mas se você não quer aprender a usar Linux porque quer manter ele?

É que eu pretendia estudar Linux diretamente nele, experimentar os comandos e tal, usando o próprio sistema.

Não queria simplesmente apagar e esquecer.

Entendeu?

3 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Sim, mas depois de instalar o Windows você não vai ter mais acesso ao Manjaro. Sei que existe uma forma de fazer o Windows reconhecer o Linux mas dá mais trabalho que usar o próprio linux.

Ah, mas que pena...

Será mesmo que não terei mais acesso ao Linux depois de instalar Windows?

Eu pensei que Windows via que tinha mais sistema operacional e ele mesmo cuidaria de instalar um gerenciador de boot.

Não é assim?

Postado
12 minutos atrás, canopus8800 disse:

Mas Daniel Lee, veja bem, estou fazendo o possível para não ter que nadar nas águas do Linux.

Eu pouco conheço.

Então formate tudo e instale o Windows de vez. Juro pra você que você não vai ficar sem utilizar o computador. É abrir o instalador do Windows, escolher instalação avançada e deletar todas as partições, logo após criar uma nova. Pronto, Windows instalado e Linux foi embora.

Não tenha de medo de fazer o processo, o HD formatado não vai impedir que seu computador ligue.

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, canopus8800 disse:

É que eu pretendia estudar Linux diretamente nele, experimentar os comandos e tal, usando o próprio sistema.

Não queria simplesmente apagar e esquecer.

Entendeu?

Faz o seguinte então, instale o Windows, particione o HD e depois instale o Linux seguindo o tutorial de fazer dual boot. Ou então coloque o Linux num HD externo ou pen-drive e execute por ele.

• Curtir 1
Postado

Então instale o Windows e aprenda a usar Linux numa máquina virtual, aprenda sobre boot loader, partições, comandos, etc e mais tarde você pode instalar o linux de volta em dual boot sem medo de fazer algo errado.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
4 minutos atrás, Dinossauro Baiano disse:

Não tenha de medo de fazer o processo, o HD formatado não vai impedir que seu computador ligue.

adicionado 1 minuto depois

Faz o seguinte então, instale o Windows, particione o HD e depois instale o Linux seguindo o tutorial de fazer dual boot. Ou então coloque o Linux num HD externo ou pen-drive e execute por ele.

Certo.

Estou vendo que esse vai ser o caminho.

Eu sei que não vou perder o computador se formatar geral.

Eu só queria não ter que procurar e instalar drivers tudo de novo depois.

Aliás, eu nem sei como fica essa questão dos drivers depois que apagar o Linux, instalar Windows e instalar o Linux no fim da história.

Pensei em manter o que já está funcionando, com drivers e tudo o mais.

Porque depois que apagar o Linux, terei que reconstituir tudo do zero.

adicionado 0 minutos depois
3 minutos atrás, Daniel Lee disse:

Então instale o Windows e aprenda a usar Linux numa máquina virtual, aprenda sobre boot loader, partições, comandos, etc e mais tarde você pode instalar o linux de volta em dual boot sem medo de fazer algo errado.

Como fica a questão dos drivers?

Postado
2 minutos atrás, canopus8800 disse:

Certo.

Estou vendo que esse vai ser o caminho.

Eu sei que não vou perder o computador se formatar geral.

Eu só queria não ter que procurar e instalar drivers tudo de novo depois.

Aliás, eu nem sei como fica essa questão dos drivers depois que apagar o Linux, instalar Windows e instalar o Linux no fim da história.

Pensei em manter o que já está funcionando, com drivers e tudo o mais.

Porque depois que apagar o Linux, terei que reconstituir tudo do zero.

Meu querido, driver é o de menos. Instale o Windows 10 e você não terá problema nenhum com driver. Apenas atualize o driver da placa de vídeo, se tiver, no site oficial e busque os outros drivers atualizados no site oficial da sua placa-mãe.

• Curtir 1
Postado

Os drivers no linux e no Windows são diferentes, hoje em dia ambos já instalam os drivers automaticamente, com exceção da placa de vídeo que usa um driver genérico que não serve para jogos.

• Curtir 2
Postado

Agradeço aos colegas as sugestões.

Acho que já tenho um caminho a tomar.

Pelo que pesquisei, parece que esse Manjaro tem um tal de GParted.

Vou ver se me entendo com ele e tentar deixar o HD com duas partições para botar o Windows na 2ª e manter a 1ª preservada.

Se não conseguir, farei com o Hirens, que eu já sei fazer.

Instalo o Windows e vejo se ele bota um gerenciador de boot.

Se não incluir, vou ver se acho e instalo um gerenciador de terceiros.

Se nada der certo, abandono de vez essa instalação original do Linux e deixo só Windows mesmo.

Valeu, pessoal!

• Curtir 1
Postado

Achei que seria justo voltar aqui para explicar aos colegas como se deu o processo.

Desisti de fazer dual boot com o Linux.

Podia até ter tentado, mas achei bem mais simples limpar a partição do Linux, criar as reservadas ao Windows 10 e instalar somente as janelas.

Bem mais simples.

Não tem nenhuma encrenca para instalar os jogos, os emuladores e nem para mudar a senha do Administrador.

Travei uma luta boba e gastei muito tempo para entender como funcionam os comandos para superusuário do Linux e, no fim, rendi-me às facilidades das janelas.

Agradeço a todos pelas dicas.

Valeu!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...