Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela Azul: whea uncorrectable error já não sei mais o que fazer


Posts recomendados

Bom dia pessoal e boa páscoa.

 

Já a mais de um mês estou com problema de tela azul que diz "whea uncorrectable error". Tudo começou quando recebi um SSD novo de 1Tb da WD Blue, o computador estava perfeito e do nada começou a dar esse erro. O mais estranho é que não consigo de jeito nenhum acessar o Windows, dá o erro quando esta entrando no Windows. Vou descrever minha configuração e tudo qu já fiz e testei.

 

Configuração:

placa-mãe: Asus z97-pro (Wifi AC)/USB 3.1

Processador: Core i7-4790K LGA 1150

Cooler: Corsair H45

Memória: Corsair Vengeance 4 x 8Gb (1600MHz)

Armazenamento 1: SSD WD Blue 500Gb (Sistema)

Armazenamento 2:SSD WD Blue 1Tb (DADOS) o novo.

Armazenamento 3: HDD WD Blue 1Tb (DADOS)

Placa de Vídeo: PNY NVidia GTX 760 2Gb DDR4

Fonte de Alimentação: Corsair CX600 PSU de 750

 

Então, como disse tudo começou quando instalei o novo SSD, logo que deu o erro fui pesquisar o que poderia ser, porque nunca tinha visto esse erro do Windows. Descobri que poderiam ser 5 motivos: Problema de Over Clock, disco defeituoso, erro de memória, erro de processador e por ultimo problema com a placa-mãe.

 

Então fui por eliminação:

A primeira coisa que fui ver foi a BIOS, nunca tinha ativado nada de Over Clock, mas fui conferir e não estava nada ativo, somente o XMP das memórias, desliguei. Retirei o SSD novo e testei e deu o mesmo problema, então decidi tirar tudo que podia, então tirei o HD de dados, placa gráfica e comecei a usar a Onboard. E continuou dando o erro, então fui fazer os testes de memória: Essa placa-mãe tem um botão que antes dela ligar ela faz uma serie de teste de memória e não deu erro nenhum, mas desconfiado, testei pente por pente e sempre o mesmo erro. Decidi então pegar o SSD novo e tentei instalar o Windows nele e nada, por vezes instalava o Windows mas parava quando terminava, por outras vezes conseguia entrar no Windows mas logo depois dava o mesmo erro.

 

As únicas peças que não consegui testar em separado foram o processador e a placa-mãe, coisa que espero fazer hoje. Acho que tenho um amigo com o mesmo socket que eu tenho LGA 1150.

 

Mas lendo uma reportagem e postagens, acho que daqui, li que poderia ser também falta de potencia da fonte, tem fundamento? Entrei num site, que perdi o link, que faz esse teste de potencia necessária e gostaria de faze-lo novamente, porque fiz no celular, estava na rua. Alguém conhece algum bom site para esse teste?

 

Se alguém pensar em algum teste diferente, por favor me ajudem, como disse estou a um mês sem poder trabalhar e preciso resolver isso, tenho um projeto que vou precisar dele e já não sei o que fazer.

 

Thanks!!!!

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, antes de fazer alterações específicas de hardware, tente executar o Windows Check Disk no prompt de comando. O CHKDSK é uma ferramenta do sistema Windows que verifica o sistema de arquivos e, com determinadas configurações, corrige problemas durante a execução.

Digite o prompt de comando na barra de pesquisa do menu Iniciar, clique com o botão direito do mouse na melhor correspondência e selecione Executar como administrador . (Como alternativa, pressione a tecla Windows + X e selecione Prompt de comando (Admin) no menu.) Em seguida, digite chkdsk / r e pressione Enter. O comando irá verificar o seu sistema em busca de erros e corrigir quaisquer problemas ao longo do caminho.

Etapa 2: Verifique o hardware do seu sistema
O WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR está intimamente relacionado ao hardware do seu sistema. Antes de progredir com redefinições do sistema e testes de memória, confira fisicamente o hardware do seu sistema.

Verifique se os sistemas de resfriamento estão funcionando perfeitamente, se sua RAM está segura em seus slots e se a CPU não está solta, e assim por diante.

Etapa 3: Redefinir o overclock do sistema
Se você tiver feito overclock em seu sistema em busca de velocidades mais altas, há uma chance de encontrar o WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR. A maneira mais fácil de fazer isso é restaurar o BIOS do sistema e remover os efeitos de qualquer overclock.

Você precisa entrar no BIOS do seu sistema ou no menu UEFI. Para fazer isso, desligue seu sistema. Em seguida, ligue o sistema novamente, pressionando a tecla de acesso ao menu BIOS / UEFI ( as teclas comuns incluem F1, F2, F10, DEL e ESC ).
As configurações de BIOS e UEFI variam de acordo com o fabricante, mas os títulos de menu geralmente são semelhantes. Você está procurando uma opção de overclocking . Na maior parte, as opções de overclock são encontradas no menu Avançado, Desempenho, Freqüência ou tensão.

Encontre o menu e redefina suas opções de overclock. A redefinição retornará o sistema ao estado inicial, mas também poderá remover o WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR no processo.

Etapa 4: redefinir suas configurações de BIOS / UEFI
Se estiver limpando as configurações de overlock do BIOS / UEFI, tente redefinir o BIOS inteiro. Em algum lugar entre o menu do BIOS, há uma opção para concluir uma reinicialização completa das configurações do BIOS ou carregar a configuração padrão do BIOS. Encontre a opção e selecione-a.

Etapa 5: atualize suas configurações de BIOS / UEFI
Novamente, esse processo varia muito dependendo do fabricante da placa-mãe do seu sistema. Algumas configurações BIOS / UEFI podem ser baixadas e atualizadas automaticamente usando o utilitário desktop. Outros fabricantes exigem que você baixe a atualização do BIOS e exiba o firmware por conta própria.

Não sabe qual motherboard você tem? Faça o download e execute o CPU-Z . Abra a guia Mainboard e encontre o fabricante e o modelo da sua motherboard. Você também pode encontrar sua marca e versão do BIOS nessa guia.

Armado com este conhecimento, complete uma busca na Internet por “[sua motherboard fabricante + modelo] bios update”. Por exemplo, eu procuraria por “gigabyte b75md3p bios update” para o meu sistema. Você deve encontrar instruções, tutoriais e, se tiver sorte, até mesmo um vídeo ou dois.

Etapa 6: verifique seus drivers
Às vezes, os novos drivers têm um efeito adverso no sistema. Hoje em dia, está se tornando mais raro, já que o Windows 10 lida com a maioria das atualizações de drivers. No entanto, isso não significa que um driver desonesto não possa perturbar seu sistema. Felizmente, o Windows 10 lista as atualizações de drivers na seção Windows Update, para que você possa descobrir rapidamente de onde vem o problema.

Pressione a tecla Windows + I para abrir o painel Configurações e selecione Atualizar e segurança> Exibir histórico de atualizações . Você pode encontrar qualquer atualização de driver aqui. Agora, digite gerenciador de dispositivos na barra de pesquisa do menu Iniciar e selecione a melhor correspondência. Desça a lista e verifique um símbolo de erro. Se não houver nada, o status do seu driver provavelmente não é a origem do problema.

Dito isso, você pode usar uma ferramenta de terceiros para atualizar todos os drivers do sistema simultaneamente. Confira esta lista de ferramentas gratuitas que você pode usar para corrigir a maioria dos problemas do Windows . As duas primeiras opções - Driver Booster e Snappy Driver Installer da IOBit - fazem exatamente isso.


Etapa 7: Verifique sua RAM usando o MemTest86
O Windows possui um verificador de memória integrado, chamado Windows Memory Diagnostic. Infelizmente, ele não tem uma ótima reputação e, regularmente, não detecta problemas encontrados usando outra ferramenta excelente: o MemTest86 .

O MemTest86 é uma ferramenta de teste de memória independente e gratuita para máquinas x86 . Você inicializa o MemTest86 a partir de uma unidade flash USB (ou de um disco inicializável) e deixa para verificar a RAM do seu sistema. Agora, uma verificação RAM do MemTest86 demora muito para ser concluída; um único passo leva horas dependendo da quantidade de RAM que você instalou.

Para obter a experiência completa do MemTest86, você deve executar pelo menos dois passes (ou seja, dois ciclos completos). No entanto, pela maioria dos relatórios, o MemTest86 deve expor um sério problema de RAM após um curto período de tempo.

Vá para a página de download do MemTest86 e baixe a Imagem para criar um CD inicializável (formato ISO) . Em seguida, você precisa gravar o ISO do MemTest86 em uma unidade flash USB. Confira esta lista de dez ferramentas gratuitas para criar uma unidade flash USB inicializável .

Grave MemTest86 usando a ferramenta de sua escolha e, em seguida, desligue o sistema. Reinicialize o sistema enquanto pressiona o botão do menu de seleção de inicialização (geralmente F10, F11, DEL ou ESC) e, em seguida, selecione a unidade flash USB MemTest86 inicializável. O teste de memória será iniciado automaticamente.

Se ele retornar erros de RAM, conclua uma pesquisa na Internet pelo código de erro e digite para descobrir o próximo curso de ação.


Etapa 8: Redefinir o Windows 10 (último recurso)
Se nada mais funcionar, você pode usar a função de redefinição do Windows 10 para atualizar seu sistema .

O Windows 10 Reset substitui seus arquivos de sistema por um conjunto completamente novo de arquivos e, teoricamente, elimina quaisquer problemas remanescentes relacionados a WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR, mantendo intacta a maioria dos seus arquivos importantes.

Vá para Configurações> Atualização e Segurança> Recuperação e , em Redefinir este PC, selecione Introdução .

Seu sistema reinicia assim que você apertar o botão, então certifique-se de fazer o backup de todos os arquivos importantes de antemão. Seu sistema irá reiniciar, então você pode selecionar Manter meus arquivos ou Remover tudo .

fonte:

Fonte aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!