Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho o gravador de bluray LG BH16NS40.

Ele le qualquer midia, inclusive bluray.

Mas após colocar óleo no eixo do motor que gira o disco, com certeza esse oleo (singer) deve ter espirrado nos circuitos. Ele deixou de gravar bluray BD-R, na velocidade usual 4x ( o minimo ), mesmo nunca ter gravado em velocidades maiores, pois meu HD nao acompanha e ele volta a 4x.

Usei outros porgramas para gravar, aparentemente grava, mas na hora de verificar, o disco esta vazio.

No Nero, ele acusa o erro logo no começo:

16:05:59    #27 CDR -1135 File Writer.cpp, Line 345
    Write error
   😧 HL-DT-ST BD-RE  BH16NS40

16:06:14    #28 Text 0 File DVDPlusDualLayer.cpp, Line 1464
    SetDriveCaps: Set LAST LBA of layer 1 to 0

16:06:14    #29 PHASE 38 File dlgbrnst.cpp, Line 2108
    Burn process failed at 4x (17.980 KB/s)

Aparentemente a midia ainda esta vazia.

Troquei o cabo SATA e liguei em outra entrada SATA, ja limpei as lentes com alcool isopropilico, ja lubrifiquei eixo que reposiciona as lentes, verifiquei as placas visualmente ( nao possuindo nenhuma marca de oleo ). As midias sao as mesmas que utilizo desde o começo (Maxprint BD-R 25GB 1x-6x), sempre gravei em 4x, no mesmo gravador inclusive metade do tambor de 50 discos atual, e nunca tive problemas, desde 2013.

Estou procurando o manual tecnico deste gravador, para saber exatamente em qual trimpot devo regular. Não é muito certo dizer "pra esquerda" ou "pra direita", pois se invertemos o angulo de visao, o sentido de rotacao muda. O correto seria dizer "sentido horario" ou "sentido anti-horario". Acredito que isso ajudará muito mais. E ninguem se atrapalhara na hora de alterar o trimpot.

A ultima tentativa foi alterar o firmware que era 1.01 para 1.03, mas continua na mesma.

Resta tbem ligar em outro PC.

adicionado 1 minuto depois

Postado

Sim, coloquei midia HP BD-R (1-6x) gravando a 4x, e deu o mesmo erro.

Mas como disse antes, as midias atuais Maxprint, estavam gravando até a metade do tambor de 50 discos. Não é problema de disco. Foi após pingar 1 gota de oleo no motor que roda o disco. Deve ter espirrado la dentro, mas visualmente nao tem nada.

Ainda preciso encontrar o manual de serviço LG BH16NS40, alguem pode me ajudar?

Existem 3 trimpots.

Postado
13 horas atrás, PowerGraphics disse:

Sim, coloquei midia HP BD-R (1-6x) gravando a 4x, e deu o mesmo erro.

Mas como disse antes, as midias atuais Maxprint, estavam gravando até a metade do tambor de 50 discos. Não é problema de disco. Foi após pingar 1 gota de oleo no motor que roda o disco. Deve ter espirrado la dentro, mas visualmente nao tem nada.

Ainda preciso encontrar o manual de serviço LG BH16NS40, alguem pode me ajudar?

Existem 3 trimpots.

Talvez tenha encharcado algum circuito dentro do motor relacionado á leiitura/gravação. Vê se consegue enxugar esse aparente excesso de óleo dentro do motor com criatividade ou desmontando/abrindo ele. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...