Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung RF511 SD3BR aquecendo: solução simples


Posts recomendados

Eu tenho um notebook Samsung RF511 SD3BR, já há 6 anos. Ele estava esquentando muito, ultimamente, chegando fácil a 92º sem rodar muita coisa nele. Jogos nem pensar.

Pesquisei muito na web pra ver se podia resolver sozinho. Vi muitos comentários sobre trocar a pasta térmica, limpeza/troca do cooler, troca do dissipador, e outras sugestões que implicariam em abrir o notebook.Também vi sugestões de usar uma base com cooler embaixo dele, ou um exaustor na saída do calor.

Além de outras sugestões para diminuir a carga na CPU dele, menos programas abertos, desativar serviços do Windows etc. 

 

Não abri o notebook até porque não sou técnico, mas fui tentando algumas dessas soluções que vi em fóruns na web, sempre testando se baixava a temperatura. Quase nenhuma funcionou satisfatoriamente. Mas duas delas funcionaram.  E, no fim, consegui baixar a metade a temperatura dele.

Depois de testar várias ações dessas acima (até a base com cooler), o que eu fiz e que funcionou mesmo foi o seguinte:

1) Tirei a bateria, que ficava sempre conectada (essa mudança baixou uns 20º)

2) Fiz uma aspiração com um aspirador de pó doméstico, nas saídas de calor do notebook, tanto da CPU como nas outras embaixo (isso baixou mais uns 20º).

 

Agora consigo usar meu notebook, que já tá velhinho, sem restrições e a temperatura que chegava a 90º, agora fica na faixa de 40-45º. E sem precisar abrir ele.

Jogando FIFA fica na faixa de 60-65.

 

Não sou técnico. Apenas resolvi fazer esta postagem para contar minha experiência, e talvez ajudar outros usuários de notebooks deste fórum, já que a questão de notebook esquentar acontece muito, pelo que vi.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,
No teu caso funcionou mas nem todos funciona, pois a pasta térmica pode estar seca ou sistema do ventilação do notebook ter ranhuras tortas ou filtro que não deixa sugar a sujeira.
O único modo que conheço sem fazer gambiarras(modificar arquivos, registros, serviços e etc) é no plano de energia nas configurações avançadas e mudar o valor Estado de desempenho máximo que altera o valor do clock do processador:

  • No 100% ele vai usar o clock máximo quando é exigido;
  • No 99% se tiver um processador com turbo ele vai desativar o turbo e resolve a maioria dos casos de notebook antigos ou com cooler com problemas com aqueles i5 esquentadinhos da Acer;

Estes dias apareceu aqui um HP(coloquei a foto no anexo da sujeira por dentro) das antigas com i3 350m que chegava nos 90Cº em 3 segundos sendo o limite é 90Cº, limpei ele e troquei a pasta agora ficou 4 horas em CPU 100% e chegou nos 80Cº.
 

IMG_20190404_085308_HDR.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!