Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung RF511 SD3BR aquecendo: solução simples


Posts recomendados

Eu tenho um notebook Samsung RF511 SD3BR, já há 6 anos. Ele estava esquentando muito, ultimamente, chegando fácil a 92º sem rodar muita coisa nele. Jogos nem pensar.

Pesquisei muito na web pra ver se podia resolver sozinho. Vi muitos comentários sobre trocar a pasta térmica, limpeza/troca do cooler, troca do dissipador, e outras sugestões que implicariam em abrir o notebook.Também vi sugestões de usar uma base com cooler embaixo dele, ou um exaustor na saída do calor.

Além de outras sugestões para diminuir a carga na CPU dele, menos programas abertos, desativar serviços do Windows etc. 

 

Não abri o notebook até porque não sou técnico, mas fui tentando algumas dessas soluções que vi em fóruns na web, sempre testando se baixava a temperatura. Quase nenhuma funcionou satisfatoriamente. Mas duas delas funcionaram.  E, no fim, consegui baixar a metade a temperatura dele.

Depois de testar várias ações dessas acima (até a base com cooler), o que eu fiz e que funcionou mesmo foi o seguinte:

1) Tirei a bateria, que ficava sempre conectada (essa mudança baixou uns 20º)

2) Fiz uma aspiração com um aspirador de pó doméstico, nas saídas de calor do notebook, tanto da CPU como nas outras embaixo (isso baixou mais uns 20º).

 

Agora consigo usar meu notebook, que já tá velhinho, sem restrições e a temperatura que chegava a 90º, agora fica na faixa de 40-45º. E sem precisar abrir ele.

Jogando FIFA fica na faixa de 60-65.

 

Não sou técnico. Apenas resolvi fazer esta postagem para contar minha experiência, e talvez ajudar outros usuários de notebooks deste fórum, já que a questão de notebook esquentar acontece muito, pelo que vi.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia,