Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Gostaria de saber se a funcionalidade (Wake-On-Lan) funciona somente com o PC em estado de espera ou também com o PC completamente desligado. Wake-On-Lan seria para ligar o computador quando esse é acessado pela rede por alguem...

Postado

O WOL serve pra isso mesmo. Mas aparentemente só funciona entre computadores da mesma rede LAN. Eu estava procurando uma forma que eu pudesse mandar um comando WOL externo através do meu roteador.

• Membro VIP
Postado
49 minutos atrás, loumier disse:

O WOL serve pra isso mesmo. Mas aparentemente só funciona entre computadores da mesma rede LAN. Eu estava procurando uma forma que eu pudesse mandar um comando WOL externo através do meu roteador.

Na verdade é possível através de direcionamento de portas. Eu tenho o recurso em casa e utilizo através do meu host externo normalmente.

Postado

É, eu to vendo se consigo fazer isso no meu roteador. Mas to usando aquele roteador padrão que a Vivo fornece, até agora não encontrei nenhum configuração no painel de controle dele que pudesse fazer isso.

Postado

Wake-on-LAN serve para ligar o computador que esteja desligado. Não acho que se os pacotes de WOL são lidos pelo sistema para sair do modo de suspensão, apenas monitora coisas locais como o teclado e o mouse

1 hora atrás, loumier disse:

Os pacotes para acordar o micro são propagados pela rede, são uma sequência pré-definida de caracteres e mais o endereço de rede --- MAC --- de uma placa de rede do micro que se quer ligar. Mas podem ter qualquer origem. Em geral usa as portas UDP 7 e 9. Você pode escrever uma programa para isso, tem aplicativos para celular que fazem isso, pode usar um outro micro na sua rede, qualquer coisa. No linux pode usar um comando, ether-wake e enviar os pacotes para a máquina que precisa ligar.

Quer dizer que não importa a origem dos pacotes. Se vem da internet ou de outra rede eles devem ser roteados para o segmento de rede em que está o micro a ser ligado só isso.

Veja o popular programa de acesso remoto TeamViewer por exemplo: tem essa função embutida desde sempre. E tem as duas opções: ou você usa pela internet, ou usa um micro de sua rede que costuma ficar ligado e já roda o TeamViewer, ou usa uma porta. Veja:

909103149_TeamviewerWOL.png.f4bc0e0069d44123aedf5119ad45c5e1.png

A opção de baixo, claro, é para enviar os pacotes pela internet

1 hora atrás, loumier disse:

É, eu to vendo se consigo fazer isso no meu roteador. Mas to usando aquele roteador padrão que a Vivo fornece, até agora não encontrei nenhum configuração no painel de controle dele que pudesse fazer isso.

Não há uma opção para isso. Apenas abra o formulário na parte de redirecionamento de portas e preencha com o endereço do micro... Veja um exemplo real: 

1606077555_wolvivo.thumb.png.29dfd5376c6d9d0f7e53e6885554c788.png

Note que para isso funcionar depende de configurar várias outras coisas. E ter essa opção suportada pela placa-mãe e pela placa de rede. Mas funciona há uns 30 anos.

As configurações em geral são bem óbvias, tipo no BIOS habilitar acordar o sistema a partir de dispositivos PCI. Deixar o micro ligado na tomada. Ter uma fonte de alimentação que tem pelo menos 800ma de tensão para a placa-mãe quando desligada. 

A mais oculta é a da placa de rede no Windows e seria esse formulário: são esses dois, no Windows 10:

235127342_WOLWindows1.thumb.png.80002a4c642f80588c65b3d0c8be8360.png

e depois esse

224463374_WOLWindows10-2.thumb.png.c093c7235c9eefb6b0cabc660617d9fa.png

na mesma opção

Acho que é isso

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!