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Olá, boa tarde.

 

Tenho uma internet de 15mb da Vivo. Recentemente troquei de modem e notei que o SNR está muito mais baixo que o normal. O modelo do novo modem é o TD-W8961N da TP-Link. 


Dados do modem novo:

O9UQ1pG.png

 

Dados do modem antigo:

E7lcPKZ.png

 

Troquei de modem, pois o que a operadora forneceu estava tendo perdas de pacote. Vários técnicos vieram aqui em casa e não conseguiram resolver o problema. Não estou mais tendo essas perdas de pacote com o novo modem, porém estou preocupado que a internet fique instável por causa do valor do SNR. 

 

O problema não é o cabeamento, pois não mexi nele. Será que é alguma configuração do novo modem? O que acham que pode ser?

 

Agradeço desde já a quem puder ajudar.

  • Curtir 1
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@Filipe32 Olá, bem vindo ao Fórum Clube do Hardware!!

 

É normal a leitura diferente dos sinais da linha de um modem para outro. Os anos que usei Oi e GVT que eram via DSL eu usei vários modems, e cada um mostrava um valor diferente de SNR, atenuação, etc...

 

Sua atenuação está bem baixa, o que indica que estás bem próximo à central telefônica e dificilmente terá quedas, só se o  cabo externo estiver muito ruim, o que acho pouco provável, pois a atenuação de sinal é bem baixa. Não dê muita bola para esses sinais de SNR do modem novo. Se não estiver caindo e a conexão parecer normal, ignore... só cuide mesmo dos sinais em caso de problema de quedas, lentidão, etc. Posso te dizer isso pois usei por anos DSL, uso cabo coaxial (NET) tem 2 anos só, e sei muito bem como é os modems e as linhas telefônicas, varia bastante as leituras, é normal.

Postado
2 minutos atrás, Filipe32 disse:

Ah, fico mais tranquilo então! Muito obrigado pela resposta e pelas boas vindas @simforoso

Não foi nada meu caro. Você merece! =D

 

Qualquer problema com a internet ou o modem roteador posta aqui que a gente te ajuda. Mas torçamos que não aconteça nada (o que acredito que não vá acontecer nada de problema mesmo).

 

Valeu, abraço!

Postado

Infelizmente acabou de ter uma queda aqui, mas não sei se está relacionada a esse problema.

 

No log do sistema consta esse erro:

 

5/5/2019 16:52:55> Last errorlog repeat 3418 Times
5/5/2019 16:52:55> Call drop because echo reply not received in time
5/5/2019 16:52:55> PPPoE: Send PADT
5/5/2019 16:52:55> SNMP TRAP 2: link down
5/5/2019 16:52:55> PPPoE: Send PADI
5/5/2019 16:52:58> Last errorlog repeat 1 Times
5/5/2019 16:52:58> PPPoE: Recieve PADO
5/5/2019 16:52:58> PPPoE: Send PADR
5/5/2019 16:52:59> PPPoE: Recieve PADS
5/5/2019 16:52:59> PAP Authentication Successful
5/5/2019 16:52:59> ppp_ready: ch:804e5f64, iface:8040f9b4
5/5/2019 16:52:59> PPP get IP Address: xxx.xx.xx.xxx
5/5/2019 16:52:59> PPP gateway: xxx.xxx.xxx.xx
5/5/2019 16:52:59> PPP subnetmask:255.255.255.255
5/5/2019 16:52:59> PPP primary DNS:200.175.89.139
5/5/2019 16:52:59> PPP secondary DNS:200.175.5.139
5/5/2019 16:52:59> SNMP TRAP 3: link up
5/5/2019 16:52:59> Accept() fail
5/5/2019 16:53:0> Last errorlog repeat 1 Times
5/5/2019 16:53:0> PPPoE: Recieve PADO
5/5/2019 16:56:38> netMakeChannDial: err=-3000 rn_p=8048e7d8
 

Postado
27 minutos atrás, Filipe32 disse:

Infelizmente acabou de ter uma queda aqui, mas não sei se está relacionada a esse problema.

 

No log do sistema consta esse erro:

 

5/5/2019 16:52:55> Last errorlog repeat 3418 Times
5/5/2019 16:52:55> Call drop because echo reply not received in time
5/5/2019 16:52:55> PPPoE: Send PADT
5/5/2019 16:52:55> SNMP TRAP 2: link down
5/5/2019 16:52:55> PPPoE: Send PADI
5/5/2019 16:52:58> Last errorlog repeat 1 Times
5/5/2019 16:52:58> PPPoE: Recieve PADO
5/5/2019 16:52:58> PPPoE: Send PADR
5/5/2019 16:52:59> PPPoE: Recieve PADS
5/5/2019 16:52:59> PAP Authentication Successful
5/5/2019 16:52:59> ppp_ready: ch:804e5f64, iface:8040f9b4
5/5/2019 16:52:59> PPP get IP Address: xxx.xx.xx.xxx
5/5/2019 16:52:59> PPP gateway: xxx.xxx.xxx.xx
5/5/2019 16:52:59> PPP subnetmask:255.255.255.255
5/5/2019 16:52:59> PPP primary DNS:200.175.89.139
5/5/2019 16:52:59> PPP secondary DNS:200.175.5.139
5/5/2019 16:52:59> SNMP TRAP 3: link up
5/5/2019 16:52:59> Accept() fail
5/5/2019 16:53:0> Last errorlog repeat 1 Times
5/5/2019 16:53:0> PPPoE: Recieve PADO
5/5/2019 16:56:38> netMakeChannDial: err=-3000 rn_p=8048e7d8
 

Pode ter sido alguma manutenção da Vivo, pois seus parâmetros - em especial a atenuação - estão ótimos, não tem motivo algum para cair.

 

Você pode também tentar atualizar o firmware do seu modem/roteador... pegue a marca/modelo exatos dele inclusive a revisão do mesmo, jogue no Google e veja se tem uma versão mais nova para atualizar.... mas faça só se tiver certeza do que está fazendo...

 

Continue monitorando, se cair mais vezes aí teria que investigar melhor os cabos da sua casa, tomadas telefônicas, e até a fonte de alimentação, se não está com a tensão de saída oscilando muito e instabilizando o aparelho.

 

Boa sorte!

  • Membro VIP
Postado

Sua atenuação é muito boa e o SNR está muito baixo, quando possível confira a instalação interna. Além disso é comum e normal os modems de operadora conseguirem sinais melhores, não que eles sejam melhores aparelhos em modo geral, mas são aparelhos adquiridos para funcionar melhor na rede de cada uma delas (chipset por exemplo).

  • Curtir 2
Postado
17 horas atrás, ciro-mota disse:

Sua atenuação é muito boa e o SNR está muito baixo, quando possível confira a instalação interna. Além disso é comum e normal os modems de operadora conseguirem sinais melhores, não que eles sejam melhores aparelhos em modo geral, mas são aparelhos adquiridos para funcionar melhor na rede de cada uma delas (chipset por exemplo).

É verdade, eu quando tinha GVT 50Mega aqui em casa 2012~2015, usei um modem roteador Pace 5471 que tinha chipset da Broadcom se não me engano, era super alto o SNR e a atenuação infelizmente não mostrava por conta de um bug do firmware da GVT, mas um técnico mediu uma vez e deu cerca de 5~6dB apenas e o SNR passando dos 25dB tanto para download quanto para upload (54998/6000kbps respectivamente).

 

Depois de um tempo, comprei um modem roteador TPLink W9980 que era também modem e roteador WiFi mais forte, mas com um chipset da LantiQ algo assim, era completamente diferente as leituras, lia a metade do SNR que eu tinha, com atenuação de quase 20dB, sendo que a central da GVT ficava a 70m da minha casa. xDSL varia muito de caso em caso, meus amigos eu até recomendo que nem olhem os parâmetros se está funcionando bem, só olhar se cair ou ficar instável, para não esquentar a cabeça à toa, por um simples erro de leitura do chipset/modem roteador.

  • Membro VIP
Postado

É preferível sempre usar os modems que as operadoras oferecem, em modo bridge e usar um roteador dedicado. Evita cenários como esse.

 

Sei que seria mais um aparelho para administrar, mas acaba valendo o investimento um aparelho separado.

  • 3 anos depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 07/05/2019 às 15:11, ciro-mota disse:

É preferível sempre usar os modems que as operadoras oferecem, em modo bridge e usar um roteador dedicado.

 

Por que é preferível o modo do bridge?

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