Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

upgrade para dual channel


Posts recomendados

Possuo uma única memória ram 8 gb crucial 2400mhz e gostaria de comprar outra de 8gb para fazer dual channel e melhorar o desempenho. Porém estou com certas dúvidas :

1 - Uma placa-mãe b350 gigabyte gaming 3( a que possuo) suporta uma memória de 3000mhz ou 3200mhz ?

2 - Eu sei que o pc utiliza a menor frequência entre as memórias, porém o dual channel pode não funcionar se eu utilizar uma de 2400mhz com uma de 3000mhz ? pois viso comprar outra de 3000mhz futuramente e vender a minha de 2400mhz. 

3 - O desempenho em fps em jogos atuais irá ser significativo ? uns 5-10 fps ? principalmente os de mundo aberto ou da ubisoft, pois meu ac odyssey roda no high/medio uns 30-42 fps.

 

Minha config

ryzen 1600 

rx 580

memória 8gb crucial 2400mhz

placa-mãe b350 gaming 3

fonte cx 550w corsair

 

Grato desde já.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a sua placa-mãe, não sei dizer, você precisa verificar quais são as frequências base de memória da sua MOBO no site, é bem simples de constatar. Dual channel vai funcionar de qualquer maneira assim como você disse, a maior memória vai ser equalizada com a menor, as duas operariam a 2400. Embora os ryzens consigam extrair boa performance de memórias mais rapidas, duvido muito que seu ganho seria de 5 - 10 FPS, principalmente em games de Ubisoft que possuem uma das piores otimizações possíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Caso a placa seja essa: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350-Gaming-3-rev-1x#sp acho que não. Não sei te informar direito 😃
2 - Não é recomendado nem um pouco. Prefiro que invista numa mesma frequencia. 
3 - Se colocar mais memória, pode ter sim um aumento do desempenho. Ryzen gosta de trabalhar com frequencias altas, então, vai ter 1 aumento de uns 10 frames tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Limaoz1n no site diz

Suporte para módulos de memória DDR4 3200 (O.C.) / 2933 (O.C.) / 2667 * / 2400/2133 MHz * Suporte para maior que DDR4 2667 MHz pode variar por CPU

 

quer dizer que ele suporta até memórias de 2666mhz e que posso fazer over até 3200  ? ou que posso pegar de 3200 também ?

adicionado 2 minutos depois

@MarceloSouzaB1 mas certos stutterings em jogos de mundo aberto seriam establizados ? mesmo que não aumente fps. Busco principalmente uma estabilidade de stuttering. O final fantasy xv por exemplo usa 7gb de ram, outros usam 6gb e por aí vai. Além de que dual channel melhora a leitura de banda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Limaoz1n disse:

1 - Caso a placa seja essa: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350-Gaming-3-rev-1x#sp acho que não. Não sei te informar direito 😃
2 - Não é recomendado nem um pouco. Prefiro que invista numa mesma frequencia. 
3 - Se colocar mais memória, pode ter sim um aumento do desempenho. Ryzen gosta de trabalhar com frequencias altas, então, vai ter 1 aumento de uns 10 frames tranquilamente.

 

Não vai ter ganho quase nada, uns 4 FPS e olhe lá. É só checar as comparações que tem no youtube. Ainda mais em games da Ubisoft, esqueça desempenho melhor nesses se tratando de velocidade de memórias.

 

4 horas atrás, Pedro Anderson disse:

 

@MarceloSouzaB1 mas certos stutterings em jogos de mundo aberto seriam establizados ? mesmo que não aumente fps. Busco principalmente uma estabilidade de stuttering. O final fantasy xv por exemplo usa 7gb de ram, outros usam 6gb e por aí vai. Além de que dual channel melhora a leitura de banda

 

Depende. Stuttering tem mais a ver com HD ou processador, ou a otimização do game que é porca. Você usa SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pedro Anderson disse:

@MarceloSouzaB1 Não, inclusive vou comprar junto com a memória. Pretendo comprar um ssd e uma memória para dual channel.

você acha que vale mais ssd 480gb + memória 4gb 2400mhz ou ssd 240gb + memória 8gb ?

Memória de 8 gb com 4 gb com mesmo frequência, pega dual channel ?

 

difícil escolha. Eu iria em SSD 480 + 4GB. 12GB de Ram já está de ótimo tamanho, e sim, tamanhos diferentes também fazem dual channel.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!