Ir ao conteúdo

Ryzen: OC + clock dinâmico é possível?

Ir à solução Resolvido por ThiagoLuiz,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, gostaria de saber se é possível fazer overclock do processador (um R5 2600 no caso) sem perder a funcionalidade de clock dinâmico, que baixa o clock pra ~1.5 GHz em idle ou perto disso quando a demanda é baixa. Usando o Ryzen Master consigo esse efeito, o problema é que ele não salva as configurações, sendo necessário reaplicar o OC toda vez que desligo o sistema. Teria alguma forma de conseguir o mesmo pela BIOS, pra tornar a alteração permanente?
Obrigado!

Postado

Fala @Shaman93!

Sim, é possível mas precisa ser modificando o P-States. Dá uma googada por "ryzen p state oc guide" e encontrará muito material!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você tem sentido necessidade de fazer OC? Pergunto porque o 2600 é muito pra sua 580!

Tenho um 1600x e troquei minha 580 por uma Vega 64. Tá rodando fino, sem OC.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Não quero te desanimar com OC mas há dois conteúdos que considerei e além do já citado anteriormente, para não fazer OC.

Um deles é de um canal que acho bem da hora, o "moleque" é fera! É o Actually Hardcore Overclocking.

Ele tem um vídeo explicando que o por quê de não valer o esforço de fazer o OC via P-States (Why pstate overclocking on Ryzen CPUs isn't worth the effort).

O outro é sobre o OC direto sem ser pelo P-States onde o consumo energético aumenta muito e o ganho de performance não. Logo, não vale a pena tanto pelo consumo tanto por "injetar" mais tensão no processador.

Gastei rios de dinheiro com minha mobo (~R$1600,00 no Kabum) e não fiz OC (porque achei que não valia).

Talvez quando eu trocar meu processador por um Ryzen 4xxx eu pense em fazer rs (triste história, fim). huahuahaua

Postado

@ThiagoLuiz Valeu pelo material! Dando uma olhada por cima, a ideia básica é que a economia de energia pela redução do clock é mínima, de forma que não valeria a pena, seria isso?

Sobre a intenção do OC, não seria pra jogo, realmente em stock ele segura com folga a RX 580. É pra renderizar uma série de microscopias pra uma pesquisa, andei fazendo as contas e em stock vai levar cerca de 3000 horas pra processar todo o material que eu tenho, qualquer redução de tempo é bem vinda, mesmo que eu gaste alguma grana a mais em conta de luz. Ruim que eu dei um leve azar na loteria do silício e o meu chip precisa de 1.275 V pra 3.9 GHz e 1.3625 V pra 4 GHz, mas as temperaturas continuam boas, tanto chip quanto vrm abaixo de 70. Em stock ele fica a 1.23 V e a 3.75 GHz.

• Solução
Postado
5 minutos atrás, Shaman93 disse:

Valeu pelo material! Dando uma olhada por cima, a ideia básica é que a economia de energia pela redução do clock é mínima, de forma que não valeria a pena, seria isso?

Isso!

Eu diria o seguinte: Tem tempo e paciência? Faça pelo P-States. Caso o contrário, faça estático.

17 minutos atrás, Shaman93 disse:

É pra renderizar uma série de microscopias pra uma pesquisa

O software não identifica a GPU? Pois ela pode vir a ser melhor que o CPU.

18 minutos atrás, Shaman93 disse:

Ruim que eu dei um leve azar na loteria do silício e o meu chip precisa de 1.275 V pra 3.9 GHz e 1.3625 V pra 4 GHz, mas as temperaturas continuam boas, tanto chip quanto vrm abaixo de 70. Em stock ele fica a 1.23 V e a 3.75 GHz.

Cara, se te deixa feliz, o meu não chega a 4GHz e pra bater 3,9GHz são necessários mais de 1,4V.

Estou procurando o estudo onde fala do consumo energético. Assim que der eu posto aqui.

adicionado 24 minutos depois

Lembre-se de setar o Windows para High Performance!

Não encontrei o estudo exato que gostaria (feito pelo Gamer Nexus) mas encontrei este que demonstra algo similar.

Com o Ryzen 5 1600x OC com todos os núcleos à 4.1GHz o ganho geral pra Enconding foi de 8% (página 4).

Para jogos, baseado no consumo de energia, não vale mas como seu caso é um pouco diferente. Avalie a viabilidade de se fazer OC.

Boa sorte!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!