Ir ao conteúdo

TV 29 Polegadas , Modelo: 29fu1rs , Imagem Embaçada !

Ir à solução Resolvido por bruno1993,

Posts recomendados

Postado

@Marukosu A.  Mais mark deixa eu te falar uma coisa! para o meu problema ficar sempre resolvido eu vou ter que ficar sempre com este fio no flyback ?

adicionado 6 minutos depois

@Marukosu A. Amigo agora me diz e qual éra o meu PROBLEMA!!!

éra o TUBO FRACO ou éra o FLYBACK com PROBLEMA! ?

Postado
agora, bruno1993 disse:

@Marukosu A.  Mais mark deixa eu te falar uma coisa! para o meu problema ficar sempre resolvido eu vou ter que ficar sempre com este fio no flyback ?

Deverá trocar o Tubo. Por isso eu te pedi para fazer o procedimento.

O tubo é peça que contém 3 válvulas, uma para cada cor, mas todas interdependentes.

Os filamentos são ligados em série uns com os outros.

As válvulas apresentam essa característica de ficarem "fracas" com o tempo, assim como um transístor apresenta uma fuga de um junção para outra. Por isso ás vezes temos que submete-las a um diferencial de tensão maior para que ela continue trabalhando. No final o resultado é o mesmo de uma válvula boa, em contrapartida o trabalho é maior - e sabemos que mais trabalho em eletrônica é igual a mais consumo e calor.

Como não temos como quantificar qual dos cátodos está ruim, a condenação do tubo é fatal.

Lamento pela notícia, mas em eletrônica é assim.

Quando aparecer um outro televisor do tipo, pode aproveitar o tubo na sua tv.

Postado

@Marukosu A. Mark meu problema é o TUBO então ?

Não é o Flyback com problema ? se comprar um novo não resólve ?

E eu vou ter que sempre usar este fio no flyback soldado na plaquinha do tubo para ter QUALIDADE de IMAGEM ?

Aguardo...

Postado
11 minutos atrás, bruno1993 disse:

éra o TUBO FRACO ou éra o FLYBACK com PROBLEMA! ?

Levante o resistor ou faço do jeito que ensinei.

Bom, o tubo ainda não "morreu", por isso pode usar o televisor normalmente até o dia que for possível. Infelizmente não posso dizer até quando. 

Lembro que o Luan comentou que mediu a tensão de Heater em 3 tvs dele é que a tensão de trabalho era de 4V.

Devemos considerar isso também;

Se for assim, só trocando o tubo mesmo para saber/

Desculpe pela resposta - sei que deveria ser mais preciso, mas preciso que entenda que estamos trabalhando com o televisor a uma distancia bem longa. Isso na bancada, eu substituiria o fly primeiro, se não resolvesse eu partiria para a troca do tubo.

adicionado 1 minuto depois
4 minutos atrás, bruno1993 disse:

E eu vou ter que sempre usar este fio no flyback soldado na plaquinha do tubo para ter QUALIDADE de IMAGEM ?

Pode usar a bobina tranquilamente até o dia que substituir o tubo.

Postado
1 minuto atrás, bruno1993 disse:

agora no caso o FR901 ele está soldado normal deixo ele como está e não mexo ! ou eu removo ele e deixo sem ?

Não pode!

retire ou apenas levante ele.

Lembrando que deverá fazer os ajustes que citei.

Quer ver como não pode?

Meça novamente a tensão de HT na plaquinha do tubo, verá que está com uns 7 ou 8V

Postado
5 minutos atrás, bruno1993 disse:

No HT da plaquinha do tubo está agora com 5V cértinho

antes tava 3.4 né ?

adicionado 0 minutos depois

@Marukosu A.

A tensão tá ótima,.

Mas existe um conflito e as duas tensões não se somam.

O certo é tirar o fusistor.

Se a tensão se manter nesse valor, 5V o negócio vai ficar top!

Postado

@Marukosu A. voce diz que as tensoes estão em conflito !

E é para eu remover o FR901 o resistor e ver se fica com os 5V no HT é isso ?

sim

Postado
13 minutos atrás, bruno1993 disse:

@Marukosu A. ok 1 minuto vou desoldar e remover o FR901

1 m... ja te falo :)

adicionado 8 minutos depois

@Marukosu A. Amigo pronto!!!

Tirei o resistor FR901

e a TELA APARECEU NORMAL e MEDI o HT e está a mesma coisa com os 5V :)

Então tá filé!

Parabéns pelo conserto!

Postado

@Marukosu A. Obrigado amigo! ta 100% RESOLVIDO então ?

e o meu PROBLEMA éra o TUBO FRACO então e não éra o FLYBACK ?

mesmo se TROCAR o FLYBACK não resolve ou RESOLVE ?

@Marukosu A. e se eu Enrrolar mais uma VÓLTA o fio no FERRITE Melhora mais ainda a qualidade da imagem ? ou melhor deixar assim mesmo ?

Postado
37 minutos atrás, Marukosu A. disse:

Lembro que o Luan comentou que mediu a tensão de Heater em 3 tvs dele é que a tensão de trabalho era de 4V.

Devemos considerar isso também;

Se for assim, só trocando o tubo mesmo para saber/

Desculpe pela resposta - sei que deveria ser mais preciso, mas preciso que entenda que estamos trabalhando com o televisor a uma distancia bem longa. Isso na bancada, eu substituiria o fly primeiro, se não resolvesse eu partiria para a troca do tubo.

Postado

@Marukosu A. então voce acha que ta RESOLVIDO o PROBLEMA né amigo ?

agora então não precisa mais eu utilizar este resistor o FR901 ? e apenas deixo sempre os 2 fios soldados 1 no ht e outro no gnd e ponto final ?

@Marukosu A. E futuramente essa cambiarra não irá dar problema ? posso ficar descanssado ?

Postado
2 minutos atrás, bruno1993 disse:

@Marukosu A. então voce acha que ta RESOLVIDO o PROBLEMA né amigo ?

agora então não precisa mais eu utilizar este resistor o FR901 ? e apenas deixo sempre os 2 fios soldados 1 no ht e outro no gnd e ponto final ?

@Marukosu A. E futuramente essa cambiarra não irá dar problema ? posso ficar descanssado ?

Não temos mais o que fazer.

a tensão inicial que informei desde quando abriu o tópico está ai e o televisor está funcionando normalmente.

O tubo da sua tv já estava condenado, apenas demos mais um tempo para ele.

Bom, agora é correr para o abraço.

Postado

@bruno1993 Então era como suspeitava era o tubo mesmo,se melhorou é porque o tubo tava ruim mesmo.

Postado

@Marukosu A. como assim um dia então ele vai ser inutilizado não me assusta kk ?

O tubo do seu televisor está fraco. Um dia ele não mais servirá, mas a placa vai estar boa. E quando esse dia chegar, terá mais experiência e trocará o tubo facilmente. 

Postado

@bruno1993 É que essa gambiarra a tv funciona por um certo tempo,depois volta o defeito de novo,quando pegava tv assim quando fazia a modificação,avisava o cliente que tubo ta indo pro além esse tipo de gambiarra podem durar no maximo uns 9 meses.

Postado

@LCN Vintage 1980 Luan amigo então eu vou ter que sempre usar esse fio no GND e HT para ter qualidade na IMAGEM né ?

e outra obs: o mark mandou eu remover o FR901 eu deixei sem ele sem nada ? póde ficar assim mesmo ?

aguardo...

adicionado 2 minutos depois

@LCN Vintage 1980 báh que triste noticia tu me deu em Luan :(

e agora o TUBO para minha TV até lá onde eu consigo ? só USADO né de outra tv ?

ou tem para VENDER NOVO em algum lugar :( ???

Postado

@bruno1993 Mas só pode fazer isso só caso que o tube estiver de fato ruim.

Se ele disse que é pra deixar sem pode deixar,mas pode deixar xom ele também já fiz em uma e e deixei com resistor.

adicionado 12 minutos depois

@bruno1993 Novo não acha faz muito que a fabrica de cinescopio lg philips fechou,já tem uns 9 anos,você ter que comprar uma tv mesmo pifada para tirar o tubo a philips 29pt9467 usa o mesmo tubo da sua,ah não ser que você conheça alguem que trabalho em alguma fabrica de cinescopio e que ele tenha guardado no porão eu ganhei varios tubos novos de um colega q trabalhou na lg philips,e me deu varios tubo.

adicionado 14 minutos depois
16 minutos atrás, bruno1993 disse:

@LCN Vintage 1980 báh que triste noticia tu me deu em Luan :(

Lamento mas só disse a verdade essa gambiarra não dura muito tempo.

Postado

@LCN Vintage 1980 ME AJUDA o que pode ser isso !

a imagem está PUXANDO um pouco para a COR ROXA !!!

ou seja não ta ficando a cor real ! :(

o que póde ser ?

isso aconteceu agora depois que fiz o que o mark e você disse dos filamentos etc...

Aguardo...

Postado

Não há nada o que fazer esse tubo está fraco,só trocando,essa gambiarra é só pra dar uma pequena melhora na imagem não vai ficar 100% igual como ela saiu de fabrica.

Postado

não pode haver duas fontes AC alimentando esses filamentos ap mesmo tempo por algumas razões. Embora o nível de tensão AC e frequência sejam iguais nas duas fontes, na pratica, não pode se afirmar que as fases das ondas delas sejam iguais (isto é, quando uma estiver subindo a outra também estará e vice-versa quando descendo - isso no nó de ligação dos pontos).

o fusistor é um elemento de proteção e limitador de corrente no circuito. Deve ser usado somente em uma fonte, nunca assim.

Tem que considerar isso, é óbvio.

quanto ao tubo, foi orientado ao amigo que assim que terminasse de fazer o procedimento, fizesse alguns ajustes, que ao meu entender, seriam crucial para aumentar a durabilidade do mesmo e preservação da qualidade das cenas (Vide posts anteriores).

O fato é que o procedimento não substitui a obrigatoriedade de troca do tubo/ pois apenas estamos investigando os sintomas segundo o pedido do amigo, cuja causa já foi encontrada. E como o meio usado provou-se correto e eficaz ate o momento, comprova-se que o artifício pode ser usado mas sem garantias quanto ao prazo, dado as características do componente(tubo).

entao, assim que possível peço ao amigo que substitua o tubo.

Espero ter contribuído e Encerro minha participação neste tópico, agradeço aos colegas BC, Luan e ao amigo Bruno pela paciência e oportunidade.

abraços e até uma próximo tópico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...