Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Criação de Programas - Desktop


Posts recomendados

Srs, 

Tentei achar em outros tópicos porém não encontrei tal resposta.
Como faço para criar programas? No sentido literal.

Estou pretendendo aprender sobre criar programas para computadores, com executáveis e todo o resto. 

Já programei em C(microcontroladores), C++ (Programas simples através do prompt) e Java ( inlcuindo um aplicativo de calculadora e cadastro para android -  aprendizado), porém nunca um programa para desktop de verdade.

Vi que pode ser utilizado inúmeras linguagens para ser feito tal processo, até podendo estarem misturadas. 

Para criação desses programas, existe alguma IDE específica ou cada um com a sua?

Atualmente baixei o Visual Studio (coisa de 2 semanas) para tentar aprender algo sobre, porém apresenta ser bem complexo o uso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, existem várias maneiras de fazer uma aplicação que possa rodar em desktop, só a Microsoft tem listado nesta página 6 formas: https://developer.microsoft.com/en-us/windows/desktop - achei bem interessante o Xamarin, já que você parece programar também para Android como falou.

 

Java também tem os seus: AWT, SWT, Swing, entre muitos outros, e parece que o mais recente e recomendado seria o JavaFX. Aqui alguns recursos interessantes: Awesome JavaFX.

 

Outro que recomendo olhar, usando HTML, CSS e Javascript, é o Electron. Eu usei ele através de IDEs como Atom e Visual Studio Code, que usam ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcelocolborges

 

Não existe uma regra referente a IDE, basicamente vai de gosto, funcionalidades e objetivos.

 

Existe uma lista facilmente encontrada na internet de linguagens de programação focadas no objetivo citado por você em alta no momento, te sugiro escolher uma dessa lista para aprender.

 

 

Observações:

 

- O Electron é ótimo para desenvolver aplicações para desktop, além de ser bastante funcional, possui uma comunidade imensa, confere, acho que você vai gostar.

 

- Pode não parecer, mas o fato de você já ter tido experiência antes com programação vai te ajudar muito, entendendo-se a lógica fica fácil aprender e assim programar qualquer linguagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...