Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Congelamento Na Tela De Inicialização Do Windows E Lentidão No Boot Via USB


Ir à solução Resolvido por BhmeirCuhlic,

Posts recomendados

Primeiramente boa noite, bom meu pc (Windows 7) deu uma tela azul na quinta feira, a principio nao me importei muito, já que em outros pcs que eu já tive já também já apresentaram tela azul, mas não apresentaram nenhum defeito depois, porém desta vez quando eu reiniciei o Windows fazia a animaçãozinha da janela e travava ali. Bom, imaginei que o Windows estivesse corrompido, por causa da reinicialização abrupta e fui tentar utilizar algumas das ferramentas disponíveis ao apertar f8 antes de iniciar o Windows, como restauro de sistema, chkdsk e utilização no modo de segurança, a questão é que todos estes modos estavam totalmente inviáveis de se utilizar pois estavam extremamente lentos em sua utilização, no prompt do chkdsk, por exemplo, as linhas iam se preenchendo bem aos poucos, no modo de segurança o Windows ia abrindo muito lentamente e ainda só aparecia uma parte da imagem, fora o chkdsk que deixei rodando desde umas 13 da tarde e as 23:00 não havia saído do 0 por cento, a restauração do sistema ficava aquela barra indo de um lado para o outro, ficava até tipo aqueles screen tearing na barra, deixei rodando durante umas 11 horas, mas aquela barras continuava indo de um lado para o outro, já percebi que algo estava errado, pois , se algo estava corrompido, deveria ser só minha instalação do Windows e não outras ferramentas de recuperação, mesmo porque em outros pcs que eu tive quando dava problema do Windows inicializar, as ferramentas de recuperação como o chkdsk funcionavam normalmente, sem serem tão lentas assim e nem com os problemas de vídeo que eu mencionei. Pois bem, resolvi então ligar meu pc antigo para baixar nele uma ferramenta de reparo do Windows para rodar ao bootar o pc, já aproveitei e coloquei as memorias rams, o hd e a placa de vídeo do meu pc atual no antigo, para ver se era problema nestes componentes, porém no pc antigo todos eles funcionaram normalmente, então baixei a ferramenta de restauro do Windows no pendrive, liguei novamente o pc antigo e quando rodei a ferramenta de restauro (desta vez usando o vídeo onboard, ja que a placa de vídeo estava no pc antigo, como eu mencionei anteriormente) estava novamente inviável de se utilizar, extremamente lenta, etc, da mesma maneira que outras ferramentas que ei falei no começo que eu havia tentando utilizar, então testei outros pendrives bootaveis e todos eles ficavam sempre inviáveis de se utilizar, travavam em alguma tela, ficava lento, ficava sem video em determinado momento, etc, sendo que testando os mesmos pendrives bootaveis no pc antigo eles funcionavam normalmente e vale ressaltar que no meu pc atual esses pendrives bootaveis sempre funcionaram normalmente antes de ocorrer esta tela azul. O que eu resolvi fazer então foi conectar o hd e o pendrive no pc antigo, rodar a ferramenta de restauração no hd por lá mesmo e restaurou normalmente, a questão é que quando reconectei o hd no pc atual com o Windows teoricamente reparado, o problema de travar no logo continuou.

 

Algumas outras informações: no momento da tela azul, nao estava rodando nada que fosse pesado, apenas utilizando internet, vendo imagens salvas no pc, etc, a temperatura no dia foi até então foi umas das mais baixas do ano e mesmo nos dias mais quentes dos últimos meses o processador mal chegava nos 60 graus em jogos. Resetei a bios, mas também não adiantou.

 

Dito isso, agradeço desde já qualquer ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos por partes ... teste o HD no pc antigo utilize o cristal disk info para verificar a saude do HD .. depois disto pegue apenas placa-mãe processador memoria e fonte teclado e mouse e faça o pc ligar ligando entre na bios  e veja se depois de uns 5 minutos o pc trava na bios .. não travando na bios..baixe um linux e faça ele ser bootavel pelo pendrive ou grave um dvd com ele para que inicie um sistema operacional nesta placa-mãe ... iniciando o linux teste para ver se trava ... se não travar o problema pode ser  o sistema operacional que esta no seu HD .. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cássio Henrique Alvarenga então, o problema não é no hd, pois ele funciona normalmente no meu pc antigo, quanto a dar boot no linux via usb também já tentei, mas como eu falei na postagem, qualquer tentativa de boot que eu tenho fazer via usb não funciona direito, no caso do Ubuntu ficou travado numa tela branca, sendo que antes da tela azul funcionava normalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faça então uma analise  na sua placa-mãe procure por capacitores levantados estufados ... faça uma limpeza nela com limpa contato ou Álcool  isopropílico ..

adicionado 2 minutos depois

não tendo nada de errado com capacitores estufados faça um down-grade na bios ou ate mesmo um upgrade nela ..dependendo de qual versão esta ...pode ser erro de chipset ..de uma olhada na temperatura dos chips se estão esquentado muito ao ligar a placa ..nesse caso é com o tato mesmo .. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cássio Henrique Alvarenga Fiz o teste que você mencionou de esperar 5 minutos para ver se a bios iria travar, esperei até mais tempo, uns 10 minutos, mas ta tudo normal na bios. Não tenho um conhecimento muito grande em eletrônica, mas pelo que eu dei uma olhada os capacitores estão normais, vou tentar usar essa dica que você deu de mudar a versão da bios

adicionado 3 minutos depois

@Cássio Henrique Alvarenga quanto a temperatura do dissipador do processador, ele está gelado, porém tem um outro componente que eu creio ser um dissipador da placa-mãe, que está quente

 

Eis o componente que eu disse estar quente

WP_20190518_20_47_19_Pro.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, atualizando, conectei o hd em um outro pc que estava funcionando e utilizei uma ferramenta de reparo do Windows, reconectei o hd no pc problemático, dessa vez o Windows iniciou, mas está meio lento, vou testar com a placa de vídeo offboard depois para ver se a lentidão diminui

adicionado 12 minutos depois

Temperaturas do processador e placa-mãe, creio estarem normaisimage.png.d479576a068b1b8324812bb3a1420c0c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando novamente: bem, como eu havia falado, apesar do pc ter novamente ligado, ainda estava demorando muito para iniciar, além de estar bem lento, algumas vezes até continuava travando no "iniciando o windows", ou seja, ainda o problema não estava totalmente resolvido. Foi então que eu entrei na bios e coloquei como desabilitado as opções "limit cpuid maxval", "enhanced c1" e "spread spectrum", que se eu não me engano, ficam em standard bios features, isso aparentemente resolveu o problema: agora o pc ta funcionando normal, iniciando no tempo normal, sem lentidões para utilizar, etc. Minha teoria é de que quando deu a tela azul que começou todo o problema, isso deve ter feito a bios ter resetado e mudado estas configurações para habilitado (quando eu montei o pc, eu desabilitei estas mesmas opções, por conta de um vídeo que eu vi na internet, de um carinha com o mesmo processador e placa-mãe de mesmo modelo, falando que era bom desbilitar tais opções e então eu as desabilitei antes mesmo até de instalar o windows)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Resumindo, basicamente foi a bios que voltou sozinha para a configuração padrão e na configuração padrão, o pc se tornou inutilizável, então quem tiver um problema parecido, mude as opções "limit cpuid maxval", "enhanced c1" e "spread spectrum" para desabilitado na bios. Então, problema resolvido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...