Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Possuo um notebook lenovo ideapad 320-14IKB, modelo - 80YF, queria saber se ele suporta o padrão NVMe; E além disso se daria pra usar o HD + SSD nele junto.

Se precisar de mais alguma informação me falem, não sei muito a respeito

Postado

Bom dia, o siteda Lenovo não é claro nesse aspecto.Encontrei alguns vídeos no youtube, mas como são todos gringos acho que deve ligar no suporte deles e antes de mais nada perguntar se abrir o note vai invalidar a garantia.

Note que o código é diferente e pelo que eu conheço dessas empresas vão te orientar a procurar uma autorizada e vai pagar a MO para esse serviço. Uma alternativa mais viável é trocar o HD instalado por um SSD convencional de boa capacidade, a diferença prática de um SSD M.2 para um SSD SATA não é muita porque acaba caindo no gargalo da controladora de E/S.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Eu não confiaria muito no suporte da Lenovo, antes de comprar meu Dell eu pensei em pegar um notebook deles e ninguém sabia dizer se ele aceitava SSD m2, inclusive era um mais atual que o seu. OS atendentes deles são despreparados, cada um dava uma informação diferente.

Enfim, boa sorte. Melhor você pesquisar antes de comprar o SSD m2 e depois ter que devolver.

• Curtir 1
Postado
53 minutos atrás, PedraX disse:

Bom dia, o siteda Lenovo não é claro nesse aspecto.Encontrei alguns vídeos no youtube, mas como são todos gringos acho que deve ligar no suporte deles e antes de mais nada perguntar se abrir o note vai invalidar a garantia.

Note que o código é diferente e pelo que eu conheço dessas empresas vão te orientar a procurar uma autorizada e vai pagar a MO para esse serviço. Uma alternativa mais viável é trocar o HD instalado por um SSD convencional de boa capacidade, a diferença prática de um SSD M.2 para um SSD SATA não é muita porque acaba caindo no gargalo da controladora de E/S.

O SSD que eu iria pegar era um M.2 NVMe, não um M.2 comum que é só mais compacto em relação ao SATA padrão; Você acha que a diferença entre os dois é pouca em um notebook ?

Postado

Sim.Eu usava um SSD SATA de 240GB e troquei por um NVMe de 240GB. A diferença(teórica) é grande porque de 550Mb/s no SATA e 3.500 Mb/s no M.2 NVMe, mas na prática existe um gargalo nas controladoras e o ganho é mínimo.Isso em um desktop com MB com 2 vias PCI-e .Uma X470

Deve perguntar sobre a garantia(se ainda estiver) porque a desmontagem de um notebook não é trivial.

adicionado 1 minuto depois
50 minutos atrás, Lucas Passetti disse:

Perguntei pelo chat deles e me informaram que o meu notebook suporta esse tipo de SSD, porém agora tenho que abrir ele para descobrir se posso usar HD + SSD.

Pode usar sim, e se aceita de fato o NVMe, lógicamente é muito mais vantagem o boot pela M.2

• Curtir 1
Postado
42 minutos atrás, PedraX disse:

Sim.Eu usava um SSD SATA de 240GB e troquei por um NVMe de 240GB. A diferença(teórica) é grande porque de 550Mb/s no SATA e 3.500 Mb/s no M.2 NVMe, mas na prática existe um gargalo nas controladoras e o ganho é mínimo.Isso em um desktop com MB com 2 vias PCI-e .Uma X470

Deve perguntar sobre a garantia(se ainda estiver) porque a desmontagem de um notebook não é trivial.

adicionado 1 minuto depois

Pode usar sim, e se aceita de fato o NVMe, lógicamente é muito mais vantagem o boot pela M.2

Entendi então acho que vou pegar o Crucial MX500 padrão mesmo, achei que a diferença seria enorme no NVMe, mas se na prática nao muda muita coisa, só estaria gastando dinheiro a mais mesmo, obrigado

Postado
1 hora atrás, PedraX disse:

Aí não poderá usar o HD convencional. Sugiro um do tipo:SSD Kingston A400, 240GB, M.2

Ah então eu pego o M.2 da crucial mesmo, eu vi muitas reclamações de perda de desempenho do A400, então ja descartei comprar ele

Postado
16 horas atrás, PedraX disse:

ok.desde que seja ssd m.2

Até esqueci de dizer para você, meu pc tem a gaveta para o leitor de disco, porém ele não veio com esse leitor, levei no técnico ontem e ele me disse que é tranquilo instalar o SSD SATA ou o M.2, fica a critério meu mesmo

Postado

Ok. Veja a melhor opção.O fato é que o preço de SSD despencou desde o lançamento, mas lembre do fator peso, mesmo alguns gramas a mais podem fazer diferença em um notebook, além do que um M.2 gasta bem menos energia e portanto esquenta menos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...