Ir ao conteúdo

SSD com desempenho abaixo do normal. O que pode ser?

Ir à solução Resolvido por Esraeu,

Posts recomendados

Postado

Olá.

Fiz uns upgrades no meu PC recentemente e formatei o PC. Depois que formatei o SSD está com um desempenho ruim, pior do que o normal.

Ele chega a ligar rápido e etc..., mas se eu for instalar algum programa ou copiar algum arquivo o PC fica muito lento (de uma maneira fora do normal), chegando as vezes a travar por alguns segundos.

Fiz uns benchmarks, o HD está normal e o SSD está abaixo do esperado:

image.thumb.png.44cc30bb3a4fcd165b047a7c424cdec9.png

Eu usava esse SSD com as peças antigas e ele funcionava perfeitamente, não travava e nem nada parecido. O PC esta muito mais potente do que antes, deveria rodar melhor. Quando uso chega a 100%, o PC chega a travar até na área de trabalho.

Resumindo: tinha PC com esse SSD e funcionava show de bola, daí troquei placa-mãe, CPU, RAM e GPU e o SSD não está mais a mesma coisa.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Pode ter sido uma "formatação mau feita"?

Postado
10 minutos atrás, Esraeu disse:

Olá.

Fiz uns upgrades no meu PC recentemente e formatei o PC. Depois que formatei o SSD está com um desempenho ruim, pior do que o normal.

Ele chega a ligar rápido e etc..., mas se eu for instalar algum programa ou copiar algum arquivo o PC fica muito lento (de uma maneira fora do normal), chegando as vezes a travar por alguns segundos.

Fiz uns benchmarks, o HD está normal e o SSD está abaixo do esperado:

image.thumb.png.44cc30bb3a4fcd165b047a7c424cdec9.png

Eu usava esse SSD com as peças antigas e ele funcionava perfeitamente, não travava e nem nada parecido. O PC esta muito mais potente do que antes, deveria rodar melhor. Quando uso chega a 100%, o PC chega a travar até na área de trabalho.

Resumindo: tinha PC com esse SSD e funcionava show de bola, daí troquei placa-mãe, CPU, RAM e GPU e o SSD não está mais a mesma coisa.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Pode ter sido uma "formatação mau feita"?

quais as suas especificacoes? as atuais

Postado

@Esraeu  Se o SSD estiver em SATA II, vai dar abaixo do normal. Se o SSD não estiver como controladora AHCI na BIOS provavelmente vai dar abaixo do normal - nas placas mães mais antigas o padrão e controladora IDE.

Postado
11 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

quais as suas especificacoes? as atuais

i7+placa-mãe H370+8GB RAM 2666MHz+RTX 2060+Fonte 600W 80 Plus

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, MrNobody disse:

@Esraeu  Se o SSD estiver em SATA II, vai dar abaixo do normal. Se o SSD não estiver como controladora AHCI na BIOS provavelmente vai dar abaixo do normal - nas placas mães mais antigas o padrão e controladora IDE.

Como assim em SATA II? E como assim AHCI?

Tem algo a ver com NTFS?

Postado

@Esraeu  Sendo uma H370, se espera que todos as entradas SATA sejam SATA III (6Gb/s). E também acredito que muito provavelmente a opção de controladora IDE - já tenha sido extinta da BIOS.

Quando você formatou o PC você usou algum software para instalação de drivers?

SSDs costumam trabalhar melhor com os drivers básico do Windows. A Intel ainda tem os drivers de Rapid Storage Technology, já a AMD deixou de fazer drivers para usar os drivers básicos do Windows.

E veja se existe alguma atualização de Firmware para o seu SSD.

Postado
7 minutos atrás, MrNobody disse:

@Esraeu  Sendo uma H370, se espera que todos as entradas SATA sejam SATA III (6Gb/s). E também acredito que muito provavelmente a opção de controladora IDE - já tenha sido extinta da BIOS.

Quando você formatou o PC você usou algum software para instalação de drivers?

SSDs costumam trabalhar melhor com os drivers básico do Windows. A Intel ainda tem os drivers de Rapid Storage Technology, já a AMD deixou de fazer drivers para usar os drivers básicos do Windows.

E veja se existe alguma atualização de Firmware para o seu SSD.

Não usei nenhum software para instalação de drivers.

Eu já tinha feito formatações em no meu PC antigo, eu só formatava e deixava ele atualizando.

Talvez esteja lento porque o W Upadte está *****.

Postado

@Esraeu  Se você só fez formatação no seu PC antigo, está ai seu erro. Formate com o HD no seu PC novo.

Verifique se há atualizações de firmware, possivelmente a empresa do seu SSD te disponibiliza um software próprio para o SSD.

E leia isso: Otimização de SSD - Parte 3

Postado
38 minutos atrás, MrNobody disse:

@Esraeu  Se você só fez formatação no seu PC antigo, está ai seu erro. Formate com o HD no seu PC novo.

Verifique se há atualizações de firmware, possivelmente a empresa do seu SSD te disponibiliza um software próprio para o SSD.

E leia isso: Otimização de SSD - Parte 3

Quando tiver um tempo vou ler.

Você falou que era para eu formatar com o HD no PC novo, você está dizendo pra eu colocar o Windows no HD ao invés do SSD?

Essas atualizações de Firmware já não era para vim nas atualizações do Windows?

Postado

@Esraeu  Eu quis dizer para formatar o SSD*.

Não, o firmware é fornecido pela empresa do SSD. Se for um Kingston você baixa o Kingston SSD Manager e instala. A Crucial tem o software deles, a Samsung provavelmente tem o software deles.

Postado
2 minutos atrás, MrNobody disse:

Não, o firmware é fornecido pela empresa do SSD. Se for um Kingston você baixa o Kingston SSD Manager e instala. A Crucial tem o software deles, a Samsung provavelmente tem o software deles.

Hmm ok, obrigado jovem

Postado
Em ‎02‎/‎06‎/‎2019 às 18:36, MrNobody disse:

Bom dia.

Formatei o PC, na formatação formatei todos os armazenamentos. Windows ativado e etc... todas as atualizações pendentes foram realizadas.

Agora algo que eu percebi é que o Windows reconhece o SSD como "Intel Raid". Na formatação não vi nenhuma opção de habilitar isso e em uma pesquisada rápida eu vi que esse negócio de Raid aí é pra juntar uns armazenamentos.

Eu não instalei nada disso, foi sozinho e no PC antigo não tinha nada disso e funcionava perfeitamente. Agora toda vez que uso do SSD vai a 100% o PC começa a travar absurdamente.

Será que pode ser isso que está causando mau desempenho no SSD?

adicionado 7 minutos depois
Em ‎02‎/‎06‎/‎2019 às 17:26, MrNobody disse:

Pelo que eu vi nessa imagem, existe uma opção na placa-mãe de mudar de AHCI para Raid On.

Será que se eu desativar isso vou perder meu Windows?

Postado

Bom dia.Minha sugestão é começar tudo do zero.

Crie um pendrive de recuperação.

Faça os backups de segurança de tudo o que for importante.

Desmonte tudo, revise os contatos e se não trocou a pasta termica faça com tudo de acordo:pasta de boa qualidade, limpeza com alcool isopropilico,etc.

Faça um clear CMOS.

Monte o PC novamente e reinstale como deveria ser:

verifique se o sistema de discos está em AHCI

Com só o SSD(sem os outros discos rígidos) reinstale o sistema.Se optar pela recuperação "manter pastas e arquivos" não perderá nada.

Depois de reinstalado pode instalar o restante dos discos rígidos.

Agora tem uma coisa.No Windows 10 nos primeiros dias é normal uma certa lentidão porque ele fica atualizando (deve ter umas 3 atualizações importantes.Minha sugestão é deixar atualização livre de madrugada) e tenha certeza que está pelo menos na última atualização do fim do ano passado.

Postado
39 minutos atrás, PedraX disse:

Bom dia.Minha sugestão é começar tudo do zero.

Crie um pendrive de recuperação.

Faça os backups de segurança de tudo o que for importante.

Desmonte tudo, revise os contatos e se não trocou a pasta termica faça com tudo de acordo:pasta de boa qualidade, limpeza com alcool isopropilico,etc.

Faça um clear CMOS.

Monte o PC novamente e reinstale como deveria ser:

verifique se o sistema de discos está em AHCI

Com só o SSD(sem os outros discos rígidos) reinstale o sistema.Se optar pela recuperação "manter pastas e arquivos" não perderá nada.

Depois de reinstalado pode instalar o restante dos discos rígidos.

Agora tem uma coisa.No Windows 10 nos primeiros dias é normal uma certa lentidão porque ele fica atualizando (deve ter umas 3 atualizações importantes.Minha sugestão é deixar atualização livre de madrugada) e tenha certeza que está pelo menos na última atualização do fim do ano passado.

Bom dia.

Eu já verifiquei se os componentes estão bem encaixados, e estão sim, as peças são novas também. Formatei o Windows formatando todos os armazenamentos.

Agora o Windows reconhece o SSD como "Intel Raid", o que nunca tinha acontecido comigo antes em nenhum PC.

Não tive tempo de verificar se está em AHCI, pelo que eu entendi tem duas opções na BIOS, Raid On e AHCI, provavelmente o meu deve estar em Raid On.

Estou querendo ver isso hoje. Será que se eu mudar de "Raid On" para "AHCI" eu vou perder o Windows? Ou precisar formatar de novo?

Postado
1 hora atrás, Esraeu disse:

Será que se eu mudar de "Raid On" para "AHCI"

Aí que entra o pendrive de recuperação(precisa ter 8GB).Ele guarda todas as configurações(inclusive ativação).

Quanto a perder, nunca tive sistema RAID em PC comum, mas pela lógica deve perder sim.

Mas perder Windows como? Não tem o serial para ativação? Ao formatar como você mencionou, deve ter reinstalado por meio de uma mídia disponível.

Se ficar inseguro, crie o pendrive e use um HD(se tiver disponível) para testar.

Postado
1 hora atrás, PedraX disse:

Aí que entra o pendrive de recuperação(precisa ter 8GB).Ele guarda todas as configurações(inclusive ativação).

Quanto a perder, nunca tive sistema RAID em PC comum, mas pela lógica deve perder sim.

Mas perder Windows como? Não tem o serial para ativação? Ao formatar como você mencionou, deve ter reinstalado por meio de uma mídia disponível.

Se ficar inseguro, crie o pendrive e use um HD(se tiver disponível) para testar.

Não quis dizer perder o Windows em si, mas sim perder os arquivos do Windows.

Como você disse, pela lógica devo perder os arquivos e assim ter que formatar de novo.

Enfim, se eu tiver que formatar novamente, antes de formatar eu teria que ir na BIOS e alterar a opção de Raid On para AHCI?

Postado
9 minutos atrás, Esraeu disse:

Enfim, se eu tiver que formatar novamente, antes de formatar eu teria que ir na BIOS e alterar a opção de Raid On para AHCI?

Sim.São duas estruturas de arquivos diferentes.

Postado
25 minutos atrás, PedraX disse:

Sim.São duas estruturas de arquivos diferentes.

:( , que droga. Vou ter que formatar de novo.

Você mencionou um pendrive de recuperação, isso a gente faz no próprio Windows?

• Solução
Postado

Coloquei a opção AHCI e formatei o PC novamente. Voltou ao normal, o PC não está mais travando e o armazenamento está sendo reconhecido como antes e não como 'Intel Raid". → Problema resolvido!

Obrigado a todos que ajudaram.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...