Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD com desempenho abaixo do normal. O que pode ser?


Ir à solução Resolvido por Esraeu,

Posts recomendados

Olá.

Fiz uns upgrades no meu PC recentemente e formatei o PC. Depois que formatei o SSD está com um desempenho ruim, pior do que o normal.

Ele chega a ligar rápido e etc..., mas se eu for instalar algum programa ou copiar algum arquivo o PC fica muito lento (de uma maneira fora do normal), chegando as vezes a travar por alguns segundos.

 

Fiz uns benchmarks, o HD está normal e o SSD está abaixo do esperado:

image.thumb.png.44cc30bb3a4fcd165b047a7c424cdec9.png

Eu usava esse SSD com as peças antigas e ele funcionava perfeitamente, não travava e nem nada parecido. O PC esta muito mais potente do que antes, deveria rodar melhor. Quando uso chega a 100%, o PC chega a travar até na área de trabalho.

 

Resumindo: tinha PC com esse SSD e funcionava show de bola, daí troquei placa-mãe, CPU, RAM e GPU e o SSD não está mais a mesma coisa.

 

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Pode ter sido uma "formatação mau feita"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Esraeu disse:

Olá.

Fiz uns upgrades no meu PC recentemente e formatei o PC. Depois que formatei o SSD está com um desempenho ruim, pior do que o normal.

Ele chega a ligar rápido e etc..., mas se eu for instalar algum programa ou copiar algum arquivo o PC fica muito lento (de uma maneira fora do normal), chegando as vezes a travar por alguns segundos.

 

Fiz uns benchmarks, o HD está normal e o SSD está abaixo do esperado:

image.thumb.png.44cc30bb3a4fcd165b047a7c424cdec9.png

Eu usava esse SSD com as peças antigas e ele funcionava perfeitamente, não travava e nem nada parecido. O PC esta muito mais potente do que antes, deveria rodar melhor. Quando uso chega a 100%, o PC chega a travar até na área de trabalho.

 

Resumindo: tinha PC com esse SSD e funcionava show de bola, daí troquei placa-mãe, CPU, RAM e GPU e o SSD não está mais a mesma coisa.

 

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Pode ter sido uma "formatação mau feita"?

 

quais as suas especificacoes? as atuais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Esraeu  Se o SSD estiver em SATA II, vai dar abaixo do normal. Se o SSD não estiver como controladora AHCI na BIOS provavelmente vai dar abaixo do normal - nas placas mães mais antigas o padrão e controladora IDE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

quais as suas especificacoes? as atuais

i7+placa-mãe H370+8GB RAM 2666MHz+RTX 2060+Fonte 600W 80 Plus

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, MrNobody disse:

@Esraeu  Se o SSD estiver em SATA II, vai dar abaixo do normal. Se o SSD não estiver como controladora AHCI na BIOS provavelmente vai dar abaixo do normal - nas placas mães mais antigas o padrão e controladora IDE.

Como assim em SATA II? E como assim AHCI?

Tem algo a ver com NTFS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Esraeu  Sendo uma H370, se espera que todos as entradas SATA sejam SATA III (6Gb/s). E também acredito que muito provavelmente a opção de controladora IDE - já tenha sido extinta da BIOS.

 

Quando você formatou o PC você usou algum software para instalação de drivers?

 

SSDs costumam trabalhar melhor com os drivers básico do Windows. A Intel ainda tem os drivers de Rapid Storage Technology, já a AMD deixou de fazer drivers para usar os drivers básicos do Windows.

 

E veja se existe alguma atualização de Firmware para o seu SSD.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, MrNobody disse:

@Esraeu  Sendo uma H370, se espera que todos as entradas SATA sejam SATA III (6Gb/s). E também acredito que muito provavelmente a opção de controladora IDE - já tenha sido extinta da BIOS.

 

Quando você formatou o PC você usou algum software para instalação de drivers?

 

SSDs costumam trabalhar melhor com os drivers básico do Windows. A Intel ainda tem os drivers de Rapid Storage Technology, já a AMD deixou de fazer drivers para usar os drivers básicos do Windows.

 

E veja se existe alguma atualização de Firmware para o seu SSD.

 

 

Não usei nenhum software para instalação de drivers.

Eu já tinha feito formatações em no meu PC antigo, eu só formatava e deixava ele atualizando.

 

Talvez esteja lento porque o W Upadte está *****.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, MrNobody disse:

@Esraeu  Se você só fez formatação no seu PC antigo, está ai seu erro. Formate com o HD no seu PC novo.

 

Verifique se há atualizações de firmware, possivelmente a empresa do seu SSD te disponibiliza um software próprio para o SSD.

 

E leia isso: Otimização de SSD - Parte 3

Quando tiver um tempo vou ler.

Você falou que era para eu formatar com o HD no PC novo, você está dizendo pra eu colocar o Windows no HD ao invés do SSD?

 

Essas atualizações de Firmware já não era para vim nas atualizações do Windows?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Esraeu  Eu quis dizer para formatar o SSD*.

 

Não, o firmware é fornecido pela empresa do SSD. Se for um Kingston você baixa o Kingston SSD Manager e instala. A Crucial tem o software deles, a Samsung provavelmente tem o software deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, MrNobody disse:

@Esraeu  Eu quis dizer para formatar o SSD*.

 

Não, o firmware é fornecido pela empresa do SSD. Se for um Kingston você baixa o Kingston SSD Manager e instala. A Crucial tem o software deles, a Samsung provavelmente tem o software deles.

Hmm ok, obrigado jovem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎02‎/‎06‎/‎2019 às 18:36, MrNobody disse:

@Esraeu  Eu quis dizer para formatar o SSD*.

 

Não, o firmware é fornecido pela empresa do SSD. Se for um Kingston você baixa o Kingston SSD Manager e instala. A Crucial tem o software deles, a Samsung provavelmente tem o software deles.

Bom dia.

Formatei o PC, na formatação formatei todos os armazenamentos. Windows ativado e etc... todas as atualizações pendentes foram realizadas.

 

Agora algo que eu percebi é que o Windows reconhece o SSD como "Intel Raid". Na formatação não vi nenhuma opção de habilitar isso e em uma pesquisada rápida eu vi que esse negócio de Raid aí é pra juntar uns armazenamentos.

 

Eu não instalei nada disso, foi sozinho e no PC antigo não tinha nada disso e funcionava perfeitamente. Agora toda vez que uso do SSD vai a 100% o PC começa a travar absurdamente.

 

Será que pode ser isso que está causando mau desempenho no SSD?

adicionado 7 minutos depois
Em ‎02‎/‎06‎/‎2019 às 17:26, MrNobody disse:

@Esraeu  Se o SSD estiver em SATA II, vai dar abaixo do normal. Se o SSD não estiver como controladora AHCI na BIOS provavelmente vai dar abaixo do normal - nas placas mães mais antigas o padrão e controladora IDE.

 

Pelo que eu vi nessa imagem, existe uma opção na placa-mãe de mudar de AHCI para Raid On.

Será que se eu desativar isso vou perder meu Windows?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.Minha sugestão é começar tudo do zero.

Crie um pendrive de recuperação.

Faça os backups de segurança de tudo o que for importante.

Desmonte tudo, revise os contatos e se não trocou a pasta termica faça com tudo de acordo:pasta de boa qualidade, limpeza com alcool isopropilico,etc.

Faça um clear CMOS.

Monte o PC novamente e reinstale como deveria ser:

verifique se o sistema de discos está em AHCI

Com só o SSD(sem os outros discos rígidos) reinstale o sistema.Se optar pela recuperação "manter pastas e arquivos" não perderá nada.

Depois de reinstalado pode instalar o restante dos discos rígidos.

Agora tem uma coisa.No Windows 10 nos primeiros dias é normal uma certa lentidão porque ele fica atualizando (deve ter umas 3 atualizações importantes.Minha sugestão é deixar atualização livre de madrugada) e tenha certeza que está pelo menos na última atualização do fim do ano passado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, PedraX disse:

Bom dia.Minha sugestão é começar tudo do zero.

Crie um pendrive de recuperação.

Faça os backups de segurança de tudo o que for importante.

Desmonte tudo, revise os contatos e se não trocou a pasta termica faça com tudo de acordo:pasta de boa qualidade, limpeza com alcool isopropilico,etc.

Faça um clear CMOS.

Monte o PC novamente e reinstale como deveria ser:

verifique se o sistema de discos está em AHCI

Com só o SSD(sem os outros discos rígidos) reinstale o sistema.Se optar pela recuperação "manter pastas e arquivos" não perderá nada.

Depois de reinstalado pode instalar o restante dos discos rígidos.

Agora tem uma coisa.No Windows 10 nos primeiros dias é normal uma certa lentidão porque ele fica atualizando (deve ter umas 3 atualizações importantes.Minha sugestão é deixar atualização livre de madrugada) e tenha certeza que está pelo menos na última atualização do fim do ano passado.

Bom dia.

Eu já verifiquei se os componentes estão bem encaixados, e estão sim, as peças são novas também. Formatei o Windows formatando todos os armazenamentos.

 

Agora o Windows reconhece o SSD como "Intel Raid", o que nunca tinha acontecido comigo antes em nenhum PC.

Não tive tempo de verificar se está em AHCI, pelo que eu entendi tem duas opções na BIOS, Raid On e AHCI, provavelmente o meu deve estar em Raid On.

 

Estou querendo ver isso hoje. Será que se eu mudar de "Raid On" para "AHCI" eu vou perder o Windows? Ou precisar formatar de novo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Esraeu disse:

Será que se eu mudar de "Raid On" para "AHCI"

Aí que entra o pendrive de recuperação(precisa ter 8GB).Ele guarda todas as configurações(inclusive ativação).

Quanto a perder, nunca tive sistema RAID em PC comum, mas pela lógica deve perder sim.

Mas perder Windows como? Não tem o serial para ativação? Ao formatar como você mencionou, deve ter reinstalado por meio de uma mídia disponível.

Se ficar inseguro, crie o pendrive e use um HD(se tiver disponível) para testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PedraX disse:

Aí que entra o pendrive de recuperação(precisa ter 8GB).Ele guarda todas as configurações(inclusive ativação).

Quanto a perder, nunca tive sistema RAID em PC comum, mas pela lógica deve perder sim.

Mas perder Windows como? Não tem o serial para ativação? Ao formatar como você mencionou, deve ter reinstalado por meio de uma mídia disponível.

Se ficar inseguro, crie o pendrive e use um HD(se tiver disponível) para testar.

Não quis dizer perder o Windows em si, mas sim perder os arquivos do Windows.

Como você disse, pela lógica devo perder os arquivos e assim ter que formatar de novo.

 

Enfim, se eu tiver que formatar novamente, antes de formatar eu teria que ir na BIOS e alterar a opção de Raid On para AHCI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!